14 dezembro, 2006

ENCONTRO DE CASAIS

Boa tarde irmãos.

É um prazer renovado estar junto com vocês, vendo tanto rostos, talvez a grande maioria aqui, conhecidos. Quão bom, como família de Deus nos reunirmos com o foco, o desejo, de vermos mais da pessoa Dele, nesse assunto família. Sempre a pessoa Dele. Nós não desconectamos verdades da vida cristã. Nós não podemos ser ministradores de verdades específicas. Nós anunciamos, como a palavra diz, e Paulo disse, todo o desígnio de Deus, o conselho de Deus. Sabemos que nesse conselho de Deus há algo específico e com relação a famílias isso também é verdade. Há algo específico, dentro do conselho de Deus com relação a famílias. Creio que nós estamos tendo mais uma oportunidade de nos assentarmos juntos aos pés do Senhor, assistidos por Ele, dependendo Dele, para que Ele possa nos ajudar nesses períodos em que nós vamos passar abrindo a palavra, em torno assunto mais uma vez.

Vamos abrir as nossas Bíblia em Provérbios, cap. 9 verso 1.

1 ¶ A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.

Mais um texto na epístola de Tiago, cap. 3, verso 17

17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

Vamos ter mais um período de oração.

Senhor, nós consideramos um grande privilégio para nós, estarmos juntos como igreja, reunidos. Realmente para nós não é algo comum. Nós agradecemos o Senhor, e pedimos a Ti que possa abrir claramente a palavra ao coração. Não queremos ser alimentados apenas em nosso entendimento. Queremos ser ganhos em nosso coração. Ajuda-nos a acolher, com mansidão, a Tua palavra em nós implantada. Ela é poderosa para salvar as nossas almas. Pedimos que o Senhor nos assista, nos dê toda a provisão nessa tarde, porque nós esperamos tudo da parte do Senhor, para a Tua própria glória. Em nome de Jesus. Amém.

Irmãos, os capítulos 3 e 4 de Gênesis, ele registra duas perguntas que eu penso que são bastante interessantes com relação a esse contexto vida conjugal. Primeiro quando Adão entra naquele descaminho, segundo a sua vontade própria, chegando a duvidar do caráter de Deus e consequentemente da palavra de Deus, e assumindo o caminho da sua livre escolha e tomando da árvore do conhecimento do bem e do mal, a primeira pergunta das escrituras, aquela que o Senhor então faz a Adão. “Adão, onde estás”.

No cap. 4 temos aí entre esse dois capítulos mais algumas perguntas, mas no cap. 4 você encontra uma outra pergunta interessante, paralela a essa, quando Caim assassina ao seu irmão, e o Senhor o chama e pergunta: “Caim, onde está Abel, teu irmão ?” Se você colocar juntas, essas duas perguntas, você vai ver que o desejo do Senhor é, em primeiro lugar, alcançar aquele lugar central em nossos próprios corações, em expor aos nossos próprios olhos os nossos descaminhos. A pergunta do Senhor a Adão, “Onde estás”, sem dúvida alguma é para que Adão tivesse aquela oportunidade da graça de diante de Deus abrir-se e confessar toda aquela loucura do seu descaminho, de ter não apenas duvidado da palavra de Deus – “de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal” - a instrução específica que o Senhor deu, mas duvidar do caráter de Deus, porque os irmãos vêm isso com clareza que foi isso que aconteceu no coração daquele casal? A dúvida está além da palavra de Deus, a dúvida vai para o caráter de Deus, em primeiro lugar porque o caráter e a palavra estão relacionados, mas na verdade aquela sugestão no coração deles seria mais ou menos assim: Deus é um ser supremo, invejoso da sua posição. Ele não quer ninguém igual a Ele. Ele criou vocês simplesmente para serem subservientes. Então se vocês comerem dessa árvore que Ele disse que vocês não devem comer, vocês vão adquirir uma qualidade de conhecimento, que vai tornar vocês iguais a Deus. Mas, como Deus não quer ninguém igual a Ele, porque Ele tem orgulho da sua própria posição, então, Ele disse para vocês não comerem daquela árvore”. Então essa distorção do caráter de Deus levou Adão a uma perda desse foco, desse propósito, dessa comunhão, daquilo que o Senhor tinha no coração para ele. A palavra disse que o Senhor diz que o Senhor andava - em Gênesis 3 - habitualmente. A palavra andava no hebraico sugere uma atitude habitual, “Andava o Senhor no jardim pela viração do dia”, e então era aquela tarde gostosa de comunhão que Adão tinha naquele jardim com o Senhor, e por duvidar do caráter de Deus então, ele perdeu essa comunhão e o Senhor quando Ele faz aquela primeira pergunta “onde estás”, o desejo do Senhor é que através agora da sua palavra, mais uma vez, Ele e a sua palavra são um, o Senhor disse que “As palavras que vos tenho dito são espírito e são vida”, então a palavra do Senhor contém a natureza do próprio Senhor – “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós, minhas palavras permanecerem em vós”. O Senhor e a palavra Dele são uma mesma coisa, e então quando Ele disse “Adão, onde estás?” Ele está chamando Adão e oferecendo para Adão, novamente, imediatamente após o seu pecado, nova oportunidade de comunhão, mas agora baseado num conhecimento dele mesmo, dos seus descaminhos. Então Ele pergunta: “Onde estás”? Irmãos se você atrelar a pergunta do capítulo 4, que Ele fez a Caim – “Onde está Abel, teu irmão?” - os irmãos vêm, é claro, você pode aplicar essa verdade de muitas formas específicas, mas eu queria aplicar ao contexto da vida conjugal. Muitos maridos não sabem onde as suas esposas estão, porque não sabem onde eles mesmos estão, dentro da visão do propósito de Deus, conselho de Deus e dos desígnios de Deus. Irmãos, se o Senhor fez aquela pergunta destinada Adão indivíduo, Onde está você, onde você está, a segunda pergunta foi feita a Caim e está relacionada a aquele que estava mais próximo dele, seu irmão Abel. E a resposta de Caim é muito interessante, porque ela mostra o que o pecado gerou nesse aspecto da comunhão, vertical, e imediatamente, consequentemente, horizontal. Quando o Senhor chamou Adão, é para restauração dessa comunhão vertical: Adão, onde estás? Mas então ele precisava ver a si mesmo, para que em arrependimento pudesse voltar a Deus. Não foi isso que ele fez. Ele imediatamente arranjou uma maneira de se justificar, culpar outros - nós sabemos muito bem a história - e transferir aquilo. O Senhor quando faz a pergunta a Caim, “Onde está Abel teu irmão”, Ele mostra que se você atrelar essas duas perguntas, porque a nossa ocupação não é apenas com o Senhor. Irmão, na vida conjugal, você nunca pode achar que o caminho para casamento, é simplesmente, falando de uma forma geral, cada um dos cônjuges, focar o Senhor. “Foque o Senhor, olhe para o Senhor. Minha esposa, olhe para o Senhor, marido, olhe para o Senhor, não olhe para mim não. Olhe para o Senhor”. Nós vemos que esse nunca é o caminho do Senhor, porque a palavra atrela a comunhão vertical sempre à comunhão horizontal. “Aquele que diz que ama a Deus a quem não vê, e não ama a seu irmão a quem vê, é mentiroso. Nele não está a verdade”. João diz isso na sua epístola. Você vê isso logo no início aí no livro das sementes, em Gênesis. O Senhor primeiro chama a Adão. “Onde você está?” E depois você vê aquela pergunta a Caim: “Onde está o teu irmão?”. Então irmãos, assim como você não aprende nem a andar de bicicleta, e nem nadar simplesmente porque você tem vontade de fazê-lo, você precisa praticar e compreender algumas questões específicas relacionado ao funcionamento daquela coisa, assim é na vida conjugal.

Me lembro de uma história interessante, que diz que um homem foi fazer um cruzeiro, da costa do Nordeste até a África. Ele simplesmente então comprou um bom barco, e perguntaram para ele se ele estava preparado para aquela viagem. Ele respondeu que sim, e apontou a beleza do barco que havia comprado. E que era só entrar naquele barco, apertar o botão e que ele sairia na costa da África, sem erro, porque era uma linha reta. E aí, o navegante mais experiente falou assim: “Você já comprou um mapa marítimo?” Ele disse que não mas afirmava que o barco estava preparado para tudo. Que era potente, de última geração, e era só apertar o botão. “Mas você conhece as correntes, o clima, já estudou um pouqinho das possibilidades de tempestade, alguma dificuldade?” Não respondeu o outro. E acrescentava que o barco era de última geração. A chance que essa pessoa tem de chegar na costa da África, é quase nenhuma. Irmãos há pessoas que entram para o casamento achando que é só apertar o botão, que as coisas são automáticas, instantâneas. Foque o Senhor, olhe para o Senhor. Mas existem tantas verdades, assim como na vida da igreja mesmo, tantas verdades específicas, a respeito de quem Ele é, e de quem nós somos, a respeito de relacionamentos, a respeito das nuances, dos contornos específicos que o pecado assume em cada um de nós. Você já pensou que o pecado não é uma massa geral, mas que ele assume contornos específicos? Até mesmo o próprio inimigo de Deus e nosso, o diabo, ele conhece os contornos de nossa personalidade, e sabe quais são os pontos mais vulneráveis e susceptíveis, com o qual ele então pode usar aquela isca certa, para pegar o peixe certo. Satanás é um estrategista, nós sabemos. Então irmãos, se o nosso inimigo é tão bem preparado, como que nós poderíamos achar que na vida cristã nós não deveríamos nos preparar, focando questões específicas. A palavra de Deus é clara sobre isso, e eu já falei isso outras vezes para os irmãos. Estou repetindo isso, porque algumas pessoas acham que não há necessidade específica de tratar assuntos relacionados à vida conjugal. Basta que cada cônjuge ame ao Senhor e olhe para o Senhor. Na verdade as coisas não são simples assim, porque nós não somos seres perfeitos. Nós somos pessoas que podem sim amar ao Senhor, podem sim olhar para o Senhor, mas nós somos homens que tem uma natureza pecaminosa. O querer o bem está em mim, mas não porém o efetuá-lo(Romanos 7:18). E esse processo dentro da vida cristã gera muito problema, esse querer o bem mas não o efetuá-lo. Isso gera muita dificuldade, gera muita crise, gera muita ferida, e não é simplesmente por si focar o Senhor de maneira geral que isso será resolvida. O Senhor nos deu a igreja, nos deu a sua palavra, comunhão do corpo, o Senhor nos deu conselheiros; Provérbios diz que na multidão de conselheiros, há segurança.( Provérbios 11:14 Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.) Então irmãos nós precisamos deixar, de uma vez por todas, essa abordagem simplista a respeito desse assunto, e entendermos que o Senhor preparou sim, questões muito específicas relacionadas com a vida conjugal para que nós possamos entender, praticar, ver aquilo com clareza e trazer aquilo à prática na nossa vida cristã, na nossa vida conjugal, e essa é a finalidade, de nós estarmos reunidos em torno desse assunto.

Na ano passado, alguns irmãos que estão aqui estiveram lá, tivemos uma conferência específicas em São Lourenço, com essa abordagem e esse ano o Senhor nos conduziu a tê-la novamente e esse tem sido um dos nossos encargos, um deles. Entendemos que o Senhor tem algo específico, a falar e tratar na vida das famílias. Entendemos que qualquer tipo de igreja forte, vamos colocar assim, sem famílias fortes, é uma pura hipocrisia, um puro engano. Nós não temos como ter uma realidade desse tipo, porque a vida de Deus é edificada nas famílias, e ela se reflete no convívio de família com família, e a igreja não é nada mais do que o convívio de família com família. Então que o Senhor nos ajude a focarmos bem essa questão e não ser os simplistas.

Uma outra coisa que eu queria rapidamente colocar antes de entrar no assunto. Há mais uma necessidade que eu penso, suprema, de estarmos enfocando essa questão de vida conjugal. Igual não existe nenhum terreno onde você apareça tão bem como você é, do que contexto da vida conjugal. Não existe nenhum contexto onde você apareça tão bem no que você é como dentro da vida conjugal. Você não acha que isso é uma benção? Você consegue entender com clareza que a vida conjugal é, supremamente falando, o lugar do amor? Se você não o exerce ali, não o compreende ali, não o vivencia ali, você não tem nada a dar para fora dali. Ele é por excelência o lugar do amor. Quando o apóstolo Paulo vai falar de amor, ele seleciona a vida conjugal de uma forma especial, em Efésios:

Efésios 5:25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Efésios 5:22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.

A família é o lugar do amor. Irmãos. A família é o lugar da cruz, porque o lugar do amor e o lugar da cruz, são um e único lugar. O nosso Senhor Jesus revelou todo o seu amor na cruz. Cruz é o lugar do amor. Nós precisamos ver que assim como na cruz do Senhor, nós temos nas nossas vidas conjugais a face sombria e a face luminosa. Mas face sombria, não no sentido de nos tornar pessimistas, com relação à vida conjugal. Absolutamente não. Mas compreendermos, com toda a clareza possível que sim, o casamento é o lugar de aprendermos por excelência, a tomarmos a cruz e seguirmos o Senhor, e alcançarmos o nosso cônjuge como companheiro nessa jornada. Então, estarmos aprendendo a partilhar, um com o outro as dificuldades dessa jornada. Não há nenhum lugar para você praticar isso com realidade maior do que no próprio casamento. Ele é o lugar do amor e por isso mesmo, ele é o lugar da cruz. Não há amor sem a cruz. Mas também não há realidade da cruz sem o amor. A nossa falha é separar essas duas coisas. Então irmão, se você entende que você precisa do trabalho da cruz na sua vida, e agora eu vou começar a entrar no texto de Provérbios - esse texto tão lindo de Provérbios 9 - se você entende que você precisa do trabalho da cruz na sua vida, entenda, que o casamento é um lugar por excelência preparado para você conhecer realidade. E se você entende que esse Deus que é amor, criou você para desfrutar o amor Dele em abundância - eu quero ler alguns textos aqui, primeiro em Provérbios, passar um contexto geral para os irmãos, para quem sabe nós possamos focar bem aqui em uma panorâmica primeiro, essa questão de novo, vida conjugal, família, dentro do propósito de Deus, qual o lugar, qual a importância. Eu queria que você visse como que o livro de Provérbios fala, depois vou citar o texto, que a casa de Deus, em primeiro lugar a igreja é claro, e também as nossas casas, as nossas famílias que são a igreja, não apenas que compõe a igreja, mas que são a igreja, elas são lugar não apenas de retermos e guardarmos verdades preciosas, o próprio Cristo, mas são lugar de prazer. Há um versículo em Provérbios que diz que nós temos na casa de Deus, na igreja, a sabedoria edifica a sua casa, e nessa casa nós temos coisas preciosas e deleitáveis. A família é assim, a igreja é assim. Nós não somos apenas colunas e baluartes da verdade, como Paulo disse - é um grande privilégio nosso - mas não só isso, nós não somos apenas guardiães da verdade, porta-vozes da verdade. Nós somos um povo de prazer, porque o nosso Deus é aquele que nos dá todas as coisas para aprazimento, como Paulo fala a Timóteo. Há uma versão alternativa daquele texto que diz assim: “Ele é quem nos proporciona ricamente, todas as alegrias da vida”. 1ª Timóteo 6 17 (17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento) Esse é o nosso Deus. A igreja e a família são lugares das coisas ricas, e das coisas deleitáveis ou prazerosas. Irmãos. Nossa família só atinge esse propósito, na medida em que conhecemos e caminhamos esse caminho da cruz. O que é que isso implica? Se você ler Provérbios 9, o primeiro texto que nós lemos - “A sabedoria edificou a sua casa”, você vai ver que a palavra, imediatamente seguinte é: “lavrou”. Queria que você não perdesse essa palavra, porque irmão, o Livro de Provérbios, o texto que eu li, e o Livro de Tiago, são dois livros claramente justapostos. Os dois livros de Provérbios e de Tiago são livros sobre a construção do caráter. O Tema de Provérbio e de Tiago são o mesmo. São livros sobre a construção do caráter. Provérbios e Tiago.

Agora irmãos, se você puder definir caráter, como é que você definiria? Vou te sugerir uma definição: “Caráter é a natureza que passa por um processo”. Quando você nasce de novo, você recebe pela graça de Deus, se você creu nele, a natureza Divina. Você se tornou filho de Deus, você se tornou participante da natureza Divina. Mas você pode não ter, formado em você, o caráter Divino, porque caráter é natureza que passa por um processo. Esse processo é o trabalho da cruz. Veja que no próprio texto de Provérbios, você vai ver isso pela Bíblia inteira, é claro, o caminho da cruz está pela Bíblia toda, mas veja que no livro de Provérbios, há uma palavrinha que vai nos ajudar a ver isso então, o Espírito Santo é tão cuidadoso no escrever a sua palavra, então uma palavrinha que vai nos mostrar esse trabalho, é a palavra lavrou. Lavrou. Aqui está sendo usada no sentido da arquitetura. Lavrou colunas para uma casa. Se você pensar no sentido da agricultura vai dar na mesma. Lavrar implica em trabalho, implica em suor, implica em tempo, implica em laborar. A sabedoria lavrou as suas sete colunas. Esse tempo que eu vou gastar com os irmãos aqui, em que estiver compartilhando, eu queria através da carta de Tiago, lançar luz sobre a expressão de Provérbios: “Provérbios 9:1 A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas”. Então se você ler o texto de Tiago 3 17, você vai ver sete colunas. 17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Sete colunas. Irmãos, que coisas preciosas e que verdades preciosas estão embutidas nessas sete colunas. Eu penso que seria muita pretensão da minha parte, tentar abordar essas sete colunas durante dois períodos, já que amanhã o tempo é específico para se falar algo relacionado a pais e filhos. Então, em duas mensagens, é impossível abordarmos essas sete colunas. Então nós vamos até onde o Senhor nos conduzir, abordando essas colunas, e quem sabe se o Senhor quiser e preparar assim, uma outra oportunidade nós prosseguiremos. Porque se você fizer um interessante estudo da palavra desses sete adjetivos de Tiago 3 : 17, você vai ficar simplesmente deslumbrado. Se você for cuidadoso, se você usar as ferramentas que o Senhor deu para nos ajudar, do grego, das concordâncias, dos léxicos, um bom dicionário exegético, e você examinar essas palavras à fundo, pura, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e bons furtos, imparcial, sem fingimento, irmão você vai nadar em águas profundas, porque há uma riqueza tão grande nessas sete colunas, sabe por que? Porque elas são um extrato de tudo o que o Senhor está fazendo na igreja. É claro. Porque a igreja é a sua casa. Ele é a Sabedoria. Como o livro de Provérbios se divide? O ponto de divisão é exatamente o versículo que nós acabamos de ler: Provérbios 9:1. Sabe o que Provérbios de 1 a 8 fala? Fala sobre a Sabedoria. Olhe como o livro começa: “Palavras de Salomão filho de Davi, para aprender a sabedoria”. É a primeira expressão que você vai encontrar no livro de Provérbios. Para aprender a sabedoria, e depois você vai ver exortações tais como: compre a sabedoria e não a venda. Depois você vai ver Salomão dizendo ao seu Senhor: dá a sabedoria. Então irmão, sabedoria é o tema dos primeiros oito capítulos de Provérbios, até culminar naquele texto que deve ser bem conhecido dos irmãos: Provérbios 8 : 22 a 31. Que texto! (22 ¶ O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. 23 Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. 24 Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. 26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; 28 quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; 29 quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; 30 então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; 31 regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.)

Aquele texto fala sobre a sabedoria que é Cristo, o Logos de Deus, o Verbo, o Filho Eterno, pré encarnado. Então diz que antes que tudo fosse criado aquela sabedoria havia sido gerada, engendrada. Não criada. Uma falha da nossa tradução em português. O Senhor Jesus não é criado. Ele foi gerado eternamente, da primeira pessoa da Divindade. Gerou a segunda pessoa. Eternamente. Não há um princípio. Geração eterna. Então Provérbios 8 de 22 a 31, culmina esses oitos primeiros capítulos falando do nosso Cristo, de uma forma tão linda. A sabedoria não é apenas um atributo, não é apenas algo a ser comprado e a ser adquirido. Você vai ver que os oito primeiros capítulos terminam com Provérbios 8 de 22 a 31. Antes de haver montes eu nasci. Fui gerada. O Espírito Santo falando do próprio Senhor. A sabedoria que é Cristo. Antes de haver os montes eu nasci. Quando Deus executava a sua criação, Eu, diz a sabedoria, Eu era o seu arquiteto. Veja essa expressão! João diz assim que todas as coisas foram criadas por meio Dele, do Verbo. Sem Ele nada do que foi feito se fez. Isso é o que João diz. João fala isso à luz de Provérbios, porque Provérbios diz que antes que os montes nascessem eu era, a Sabedoria diz. Veja um Eu agora, pessoal. Não é um atributo, é uma pessoa. Eu era. Eu nasci. Eu fui gerada. Eu me regozijava no seu mundo habitável. Lindo texto de Provérbios. Então de 1 a 8, a Sabedoria. Com S maiúsculo: Cristo. A Sabedoria com “S” maiúsculo, o Logos”,” o Verbo, o Filho Eterno. O cap. 9 introduz a segunda se sessão de Provérbios tão rica, e introduz com esse verso 1 que eu acabei de ler do Provérbios 9. A Sabedoria, que á foi falada nos primeiros oito capítulos, que é Cristo, a Sabedoria eterna, 1ª Coríntios, Paulo escrevendo aos de Corinto diz assim: Ele, Cristo, se nos tornou da parte de Deus em - qual é a primeira palavra? – Sabedoria, e justiça e santificação e redenção. 1ª Coríntios 1:30. Ele se nos tornou da parte de Deus em Sabedoria. Sabedoria não é um atributo de Deus. Sabedoria, é Deus, revelado na pessoa de Cristo, o seu Filho, o Logos. Então, você vai encontrar no cap. 9, a Sabedoria - vamos interpretar à luz do Novo Testamento - a Sabedoria: Cristo. Ele edificou. Eu edificarei a minha igreja, e a porta do inferno não prevalecerão contra ela. Edificou a Sua casa, a igreja, claro. À luz do Novo Testamento é tão clara, a casa de Deus é a igreja. Como que Ele edificou? Ele lavrou as suas sete colunas. Primeiro o Senhor realizou aquele trabalho da cruz. Isaías 53 diz: o penoso trabalho da sua alma. O justo verá e ficará satisfeito. A obra da cruz. Agora, para que de forma específica, prática, experimental, a sua igreja seja edificada, o Espírito Santo foi enviado como esse trabalhador de Deus. A terceira pessoa da Divindade, o Espírito Santo, para que então lavrasse agora, em nossas vidas, tudo aquilo que a Sabedoria já conquistou no Calvário. Tudo aquilo que a Sabedoria já laborou no Calvário, agora o Espírito Santo vai edificar em nossas vidas. Está vendo como a palavra de Deus está nos ajudando agora? Então se nós quisermos resumir então, em sete pilares - sete na Bíblia é o número da perfeição ligado ao tempo – a igreja é edificada nessa terra- sete: perfeição, plenitude ligada ao tempo, assim como doze é a plenitude ligada à eternidade. Nova Jerusalém, doze colunas, doze portas. Então edificou a sua casa. A igreja é edificada nessa terra, sete colunas. Então irmão, como que esse versículo não poderia ser riquíssimo, porque você vai ter em sete adjetivos, tudo o que o Senhor está fazendo na vida da igreja. E consequentemente na vida do lar. É aquilo o que o Senhor deseja edificar na sua casa, que é a igreja. Agora veja para nos ajudar. Se você olhar Provérbios 9 até o 31, você vai ver que o tema é a casa da Sabedoria. Então o cap. 9 :1 vai fazer exatamente a transição. A Sabedoria edificou a sua casa. Isso aí é todo o conteúdo do livro de Provérbios. A Sabedoria, primeiros oito capítulos; a sua casa, capítulos 9 até 31. Você divide o livro exatamente nesse ponto. Provérbios 9:1 é o pensamento central de Provérbios.

O que é que nós vamos procurar fazer então durante o período em que estivermos compartilhando? Aprender alguma coisa desses adjetivos. Eu queria dessa vez, quem sabe, ter uma abordagem mais exegética, expositiva, com os irmãos. Raramente se faz isso de forma mais sistemática, mas há uma grande necessidade de fazermos. A visão panorâmica ela é extremamente importante, mas as vezes nós precisamos descer para olhar as minúcias, um pouco mais. Então, se o Senhor nos ajudar, vamos nessas reuniões descer e olhar minúcias. Nós vamos ficar, de modo geral, com essas sete palavras, mas creio que não vai dar tempo de abordarmos todas as sete. Mas o Senhor vai nos conduzir então, a partir da primeira até onde ele desejar, examinando qual o sentido. O Senhor edifica a sua casa, a igreja, com essa primeira coluna pura. Hagnos. No grego. O que é que isso significa? Se você estudar essa palavra exegeticamente, você vai ver que ela tem muito conteúdo. Um conteúdo maravilhoso. Eu queria expor alguma coisa disso para os irmãos, nesses momentos.

Irmãos, a nossa necessidade é que o Senhor possa lavrar essas colunas em nossas vidas, para que a sua igreja seja edificada. Nós não podemos separar família de igreja. Isso é uma impossibilidade, porque igreja são famílias. Então, se o Senhor deseja edificar isso na igreja, está implícito, Ele deseja edificar isso nas famílias, porque o nosso erro é chamar de igreja a reunião da igreja. As vezes nós pensamos em igreja como a reunião da igreja, mas nós deixamos de atentar que igreja é uma realidade de vinte e quatro horas por dia. É a igreja do Senhor, na qual Ele está trabalhando algo, Ele está lavrando. Ele deseja lavrar sete colunas, e se é a sua igreja, ela tem que ter essas marcas, porque a Sabedoria lavra segundo este caminho. Se não há pureza, não é a igreja. Se não há marca da paz, pacífica, não é a igreja. Se não é indulgente, plena de misericórdia, se não é imparcial, se não é sem hipocrisia, não é igreja, porque essas são sete colunas da sabedoria. Eu edificarei a minha igreja. Então veja como a palavra nos ajuda. Irmãos, essa expressão lavrou fala que aquilo que o Senhor conquistou então na sua obra da cruz no Calvário, Ele deve fazer em nós, e Ele enviou o seu Espírito para fazer em nós, para que em nós seja revelada toda beleza do que Ele conquistou no Calvário. Agora, você e eu somos aquele que se oferecem para o lavrar? Você lembra do Salmo 66, se não me engano verso de 10 a 12. Olhe na sua Bíblia, não vamos ler, só para você observar, que lindo texto.

10 Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. 11 Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; 12 fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.

Veja o Senhor diz que Ele chama o seu povo, veja que você não vê só o trabalho do sangue no Egito. Aquele trabalho do sangue no Egito, fala do trabalho do Senhor na cruz. Aquela obra Ele já fez completa. Aquele lagar ele pisou sozinho. Nada pode ser acrescentado a essa obra. O Senhor na cruz disse. Está consumado. Está completo, não há nada a ser acrescentado. Quando você olha, por exemplo o Salmo 66 que eu citei, você vai ver que tudo o que o Senhor deseja fazer na vida daquele povo, ele é baseado em um trabalho, em um processo, que deveria responder sim ou não. O livro de Hebreus diz assim: hoje, se é que você está ouvindo a sua voz, se ouvirdes a sua voz - tem um “se” aí - você ouviu, você tem ouvido? Não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. O Senhor deseja fazer. O nosso Espírito Santo não é aquele que trabalha com o pé de cabras, arrombando portas. Mas é aquele que está na porta e bate. Se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta, eu entrarei. Então irmãos, há sim, uma tremenda necessidade. Se nós respondermos como famílias, em torno do que o Espírito Santo está nos mostrando, e vai nos mostrar com a ajuda do Senhor, em torno dessas colunas, para que o Senhor possa realmente lavrá-las na nossa vida conjugal. Seu lar sem essas sete colunas ele vai representar qualquer coisa menos um lar cristão, porque o Senhor edifica segundo, digamos, esses sete adjetivos, esses sete princípios, sete fundamentos, sete colunas. Então o Salmo 66, que eu citei diz assim: 10 Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos (fala do trabalho, da obra da cruz, o trabalho do Senhor nos fazendo passar, esse laborar da cruz em nós através da palavra e das circunstâncias) como se acrisola a prata. 11 Os homens cavalgaram sobre as nossas costas;(olhe o trabalho da cruz, mas eu queria que você notasse a ênfase no verso 12, no término aí desse contexto) 12 fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.

Mas afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso. Irmão, deixa-me te fazer uma pergunta, irmã, também. Você poderia descrever a sua casa assim com essas palavras? Sendo sincero, totalmente sincero. Sua casa é para você um lugar espaçoso, ou é de aperto. Há uma tradução alternativa desse versículo que diz assim: Nos trouxeste para um lugar riquíssimo. Você poderia descrever a sua casa assim? Minha casa é um lugar riquíssimo. Meu cônjuge para mim é uma riqueza. Meus filhos para mim são uma riqueza. Minha casa é um lugar espaçoso, é o lugar onde eu chego e tiro o meu sapato apertado, afrouxo o nó da minha gravata - eu estou em casa. É assim para você? Não a sua casa no sentido físico - estou só usando uma figura – mas no sentido espiritual, emocional, afetivo, relacional. Sua casa é um lugar espaçoso? Se você puder com honestidade, responder ao Senhor, mais ou menos, as vezes sim, as vezes não, ou não é. Fique sabendo que o caminho está aí nos versos anteriores, a partir do verso 10. É porque você irmão ou irmã, precisa passar de forma mais profunda pelo crisol de Deus. ‘Tu ó Deus nos acrisolastes. Os homens cavalgaram sobre as nossas cabeças. É o arado de Deus. É um Salmo que usa a figura, do arado nas costas. Irmãos, o nosso lombo lisinho, não serve para nada. As pessoas que amam a Deus devem ter lombos marcados. O trabalho da palavra de Deus e das circunstâncias, esse é o trabalho da cruz, operando então fundo em nossas vidas para que o nosso lar possa ser um lugar espaçoso. Se você marido, você mulher, compreende bem que esse é o foco, então sim, você vai poder ser companheiro de jugo do seu cônjuge. Do contrário, não vai. Só podemos ser companheiros de jugo, no mesmo jugo. Um jugo dividido é tão difícil! Você pode tomar o seu jugo, porque a cabeça do outro lado, em primeiro lugar, é a do Senhor, o seu Senhor. Ele diz: “Tomai o meu jugo”. Você não só pode como deve, mas é tão mais profundo e significativo na vida cristã quando nós temos como tantos aqui, talvez aqui a maioria, senão todos, o privilégio de tomar jugo, juntos, de conhecer que este é o caminho, juntos, de podermos pelo espírito e pela palavra fazermos essa leitura na vida uns dos outros. Então como eu disse no início, não é só a questão de olhe para o Senhor, ore ao Senhor, busque o Senhor. Não. Mas eu posso olhar para a minha esposa, em amor e verdade, seguindo a verdade em amor - nunca separar um do outro - a verdade sem amor é legalismo, o amor sem verdade é melodrama. Nós precisamos da verdade e do amor, juntos. Então eu posso olhar para ela e ela para mim, e dizer: “Eu tenho visto algo que eu quero colocar para você, sobre isso, seu temperamento, sua atitude, suas reações, seus convívios, suas amizades, seu comportamento aqui ou ali. Então você vai por o dedo pela graça de Deus, na vida do seu cônjuge e ele na sua. Nós temos que fazer isso. Temos responsabilidade. Só podemos fazer isso se nós mesmos estivermos no crisol de Deus, senão vai virar um canteiro de acusação mútua. Mas se você conhece o caminho do crisol, então você tem sim, pela graça de Deus, e Ele vai te abrindo essa porta cada vez mais. Creio que casais aqui tem experimentado isso. Ele vai abrindo, abrindo portas para você tocar mais tem cônjuge, sem aquelas reservas complicadas, quem do início, para você poder ser claro, ser específico, cheio de amor, cheio de verdade. Então irmão, esse é o caminho de Deus. L A V R O U. Satanás tem usado uma estratégia hoje, através de falsos mestres e falsos profetas. Na vida da igreja, do cristianismo, no mundo inteiro. no Brasil nós estamos encharcados dessa coisa horrível. Ele tem usado mestres falsos e profetas falsos para pregar uma teologia do não sofrimento, da aversão ao sofrimento, de qualquer espécie. Seja sofrimento financeiro, seja sofrimento afetivo, seja sofrimento por qualquer tipo de perda, sabe por que irmão? Paulo previu nesses nossos dias de uma forma profética de uma forma muito impressionante. Ele disse assim em 2ª Timóteo cap. 3: “Sabe isso”. Ele está dizendo. “Olha Timóteo: não é uma hipótese. Não tem uma interrogação aqui não. Estou te dizendo: Sabe isso”. E ele falou pelo espírito e para nós também, palavra de Deus.

2 Timóteo 3:1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos (furiosos) difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Irmão, veja a primeira coisa que ele coloca. Olhe o caminho da teologia da prosperidade, da teologia do não sofrimento. Paulo diz que os homens serão – primeira palavra: egoístas, ou amantes de si mesmos. E depois ele segue a lista tenebrosa desse capítulo. E depois diz lá embaixo: “antes amigos dos prazeres, do que amigos de Deus”. Irmãos, essas duas frases nesse contexto, são muito impressionantes. “Amantes de si mesmos, amigos dos prazeres”. Isso resume toda a nossa geração. Nós estamos vivendo irmãos, uma epidemia narcisista. O narcisismo é uma epidemia. Todas as pessoas, se não tem conhecido ao Senhor, elas são narcisistas. Elas são amantes apenas de si mesmas, e são amigas dos prazeres. Então ai de você se você não me servir, porque nós estamos juntos para você me servir. Não é? Então irmãos, essas duas designações proféticas de Paulo, elas falam tudo sobre a nossa geração. Se nós não colocamos o nosso lombo debaixo desse crisol de Deus - Salmo 66 - esse lavrar de Provérbios 9, nós não temos nenhuma chance de ter os nossos lares edificados. Não é? Nós temos duas pessoas centradas em si mesmas, forçando a outra para que então seja agradada, satisfeitas, amantes de si mesmas e amigas dos prazeres. No meio dessa epidemia narcisista, a igreja precisa levantar o seu testemunho. Não só o testemunho da verdade, mas o testemunho do prazer. “Dizer: vocês estão errados, viu!. O prazer não está no narcisismo, o prazer está em dar-se. Vocês estão errados. O prazer não está em servir a si mesmo. O prazer está em servir o outro”. Se a igreja não der este testemunho, ninguém o dará. Só a igreja. Então irmão, você pode compreender o encargo, a responsabilidade que você tem como casal, família? Você pode tocar isso. Isso tem sido um lado gratificante para você mas por outro lado pesado? Não é uma tremenda responsabilidade, que só a graça mesmo pode suprir? Não é? O encorajamento do espírito, a fidelidade no Senhor, porque é uma tremenda responsabilidade. A igreja mergulhada nessa geração, amante de si mesma, e amante dos prazeres. E com um detalhe, de forma epidêmica. Mas se você disser: “é desde Adão. Isso aí vem desde o Éden”. Nós podemos concordar em tese. Mas Paulo quando ele escreveu para Timóteo, ele fez uma profecia para o futuro: ‘sobrevirão nos últimos dias”. Então penso que a idéia é exatamente essa. Paulo disse: isso tem uma marca do coração do homem. O homem está sem Deus, está em pecado, mas essa epidemia vai alastrar. Pelo convívio de homem com homem, de pessoas com pessoas, pelo convívio relacional, social, essa podridão da sociedade ela vai aumentar, porque os homens vão aprendendo técnicas cada vez melhores para praticar o amor a si mesmos, e o amor aos prazeres. Por isso que ele faz a profecia no futuro. “Eles serão”, e descreve, não é? Irmãos e nós não podemos ter dúvida, que nós nunca vivemos uma era com essa epidemia mundial de narcisismo. Então a igreja está mergulhada nessa hora e nessa história. Nossa única chance é nos rendermos ao nosso Senhor, ao seu trabalhar. O trabalho da cruz, “a sabedoria lavrou”. O trabalho da cruz é o trabalho pela palavra. Se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, e há o trabalho pelas circunstâncias. O Senhor arranja providencialmente a sua vida, usando circunstâncias. Ele quer lavrar as suas costas. Não dê coices nos aguilhões de Deus. Ele quer lavrar você, e o lugar maior para ele fazer isso, é a sua vida conjugal. “Afinal nos trouxeste para um lugar espaçoso, riquíssimo”. É por isso que o casamento passa pelo processo em Cristo, o trabalhar da cruz, o trabalhar do espírito, como naquelas bodas de Caná – é por isso, é esse o motivo - que aquele vinho do fim, como aconteceu naquelas bodas, ele se torna tão mais excelente do que o vinho do começo. E se você pensar naturalmente, isso é uma loucura. Se os dois cônjuges velhinhos, pudessem olhar para trás, isso naturalmente é uma loucura, porque quando olha para trás, vê que o vigor passou. Quando olha para trás vê que a beleza passou. Quando olha para trás, vê que muito mais passou, e então que loucura é essa de que o vinho do fim é muito melhor do que o do começo, como aconteceu nas bodas de Caná? Essa é a loucura da cruz. Essa é a loucura da cruz. A sabedoria de Deus como Paulo fala em Coríntios. É a loucura da cruz. Irmãos, à medida em que vamos passando pelo trabalho do Senhor, o vinho do fim é sempre muito melhor. Lugar riquíssimo, lugar espaçoso. Talvez aqueles que tem passando por esse trabalho do Senhor aqui, olhem para trás, para o começo do seu casamento, e falem o contrário. “Ô lugar apertado, ó que coisa complicada, que coisa difícil, que conflito”. Duas pessoas egocêntricas, amantes de si mesmas, cada uma tentando forçar o outro a servi-lo. Mas graças a Deus, a medida em que o nosso casamento cresce no nosso Senhor, o lugar espaçoso, lugar riquíssimo. Então irmãos, que o Senhor nos ajude a tomar esse prumo primeiro. Sabe o que nós faríamos aqui, sem tocarmos nesses assuntos primeiro? Faríamos recomendações étnicas. “Irmão isso não é correto, isso não é eticamente correto, psicologicamente correto. Você deve agir assim, e há um melhor modo, uma melhor maneira”, e nós íamos ficar aí. Técnicas, técnicas, enquanto o Senhor deseja lavrar colunas, nós estaríamos envolvidos com técnicas. Então que o Senhor ajude você a ver que Ele quer lavrar colunas.

Agora veja no livro de Provérbios alguma coisa que eu queria colocar rapidamente. Queria que você visse aqui uma relação em Provérbios. Deixe-me localizar os texto para os irmãos. Cap. 14 de Provérbios, no versículo 1.

1 ¶ A mulher sábia edifica a sua casa,

Vamos ficar só com essa primeira frase. A mulher sábia edifica a sua casa. Interessante

Provérbios cap. 31. Se você ler do verso 10 a 31, aqueles vinte e dois versículos, você vai ver que descreve a mulher virtuosa, e aquela é uma figura clara na linguagem do Novo Testamento, da igreja gloriosa, porque o tema dessa Segunda sessão de Provérbios é a igreja, é a casa que a sabedoria edifica. Então como que vai terminar esse assunto? No cap. 9 começa: A sabedoria edificou a sua casa. No cap. 31 termina: Mulher virtuosa, quem a achará? Você vê? A igreja é essa pérola de Deus, edificada pelo lavrar. É porque Ele lavrou que ela é uma mulher virtuosa, quem a achará? Se você ler o livro de Provérbios, você tem que procurar por essas sete colunas em Provérbios também. Um dever de casa para você. Se você procurar a palavra sabedoria, do cap. 9 para frente, você vai ver algumas relações. Procure lá sete colunas, você vai achar dentro dos cap. 9 a 31. Então ele termina o cap. 31 dizendo: “Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede o de finas jóias”. Aquela era a igreja gloriosa de Efésios 5, aquela que o Senhor purificou, santificou, lavou com a palavra para apresentar a si mesma como uma igreja gloriosa. E essa deve ser uma figura das nossas famílias. Quando nós começamos o nosso casamento, as colunas estão lá inteiras. Mas, à medida que vão cedendo ao falar do Senhor, ao trabalho da palavra, ao trabalho das circunstâncias, esses são os dois braços do trabalho da cruz, a palavra e as circunstâncias, o Senhor vai usando os dois, lavrando as nossas vidas, então você vai entrando em um lugar riquíssimo, espaçoso. Não é? E o Senhor vai obtendo em nossas famílias a sua glória. Igreja gloriosa.

Então irmão, se você usar aqui no cap. 14, à luz do Novo Testamento, a mulher sábia edifica a sua casa. Acho que nós poderemos utilizar Efésios 4:16 para interpretar isso daqui. Lá diz que a igreja, pelo auxílio de toda junta, pela justa cooperação de cada parte, fala dos santos, vivendo juntos, ela, a igreja, ela mesma, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo, ou de si mesma, a igreja, em amor. Ali está falando do corpo, e por isso usa a palavra no masculino: o corpo edificando a si mesmo, em amor, segundo o auxílio de toda junta. Então os irmãos estão vendo que a igreja ela edifica-se a si mesma? Agora, falta alguma coisa aí. Se a igreja edifica-se a si mesmo ela não precisa de Cristo. Então vamos em Provérbios, e mais um versículo vai nos ajudar. Olha lá em Provérbios 24. Como que a igreja pode edificar a si mesma? Qual que é esse material para a igreja edificar a si mesma? Olhe Provérbios 24. O que é que diz no versículo 3? São os mesmos contextos, as mesmas expressões, e por isso nós estamos unindo aqui. Provérbios 24:3 diz assim:

3 ¶ Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma;

Com a sabedoria edifica-se a casa. Ficou claro agora? Os irmãos estão vendo que usando a mesma luz do Novo Testamento fica tudo bem claro? Primeiro, a Sabedoria, que é Cristo, Ele edifica a sua casa, que é a igreja. Depois Cristo Ele edifica a sua igreja com Ele mesmo, porque é com a Sabedoria que a casa é edificada, com o material. Em vez de tijolo e cimento você tem Cristo, a própria Sabedoria. Com a sabedoria, edifica a sua casa. Então o que a igreja é? Cooperadora nesse processo, não é? Ela pode dizer sim e pode dizer não. Você pode desejar que o arado passe pelas suas costas. Você pode colocar a sua cabeça no jugo, ou não. Com a Sabedoria, edifica-se a casa. A mulher sábia, edifica a sua própria casa. Então irmão, que o Senhor te ajude a ver isso primeiro, com clareza, para que você não perca apenas em conselhos. Eles ajudam, eles lançam luz em áreas específicas da nossa vida, são bons, importantes para nós nos ajudarmos na vida da igreja, sem perder o prumo. O Senhor não vai te santificar ensinando para você, quem sabe, uma nova conduta, uma nova maneira ou uma nova técnica. Ele vai te edificar lavrando o teu lombo, usando a palavra sobre você, usando as circunstâncias sobre você. É você aprendendo a se dobrar, a desejar esse trabalho sobre a sua vida.

Vamos entrar um pouquinho agora no livro de Tiago, e seguir alguns minutos, pois o nosso tempo já está se encerrando, dessa primeira parte. Vamos voltar no livro de Tiago e olharmos algumas coisinhas rápidas aqui. Irmão, se você olhar aí, na epístola de Tiago, a partir do verso 16, cap. 1, e ler aí até pelo verso 25, você vai ver que há um contraste extraordinário aí, nos ajudando agora, a mostrar como que o Senhor lavra essas colunas na sua igreja, pelo trabalho da cruz, já falei. O que é o trabalho da cruz? É o Senhor usando (Hebreus 4:12) “a palavra de Deus, é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ponto de dividir alma e espírito, sondar mente e coração”, todo aquele texto. Esse é o primeiro braço do trabalho da cruz, e é um braço por excelência. O Espírito sempre vai usar a palavra e te falar, e te corrigir, te levar ao arrependimento, te exortar, te consolar, te ajudar, te dar poder, condição para cumprir o que o Senhor pede. Ele que dá a palavra, dá o poder. Então a palavra é um dos instrumentos do trabalho da cruz. Você precisa se render à palavra. O outro instrumento, as circunstâncias, o arranjo providencial de Deus. Aqui, no caso de Tiago, ele vai nos ajudar a lançar mais luz no instrumento palavra, numa forma tão linda irmãos. Nós vamos ver um pouquinho desse capítulo 1, também para nos ajudar lá no cap. 3, quando chegarmos lá. Eu não vou ler para ganharmos tempo, mas se você olhar a partir do verso 16, do 18, por exemplo, você vai ver que quando o Espírito Santo está falando aqui da palavra, diz que essa palavra nos gerou, primeiro - essa palavra da verdade nos gerou. Depois se você olhar o verso 21, gerar não depende de nós, nem no natural e nem no espiritual. Você não escolher nascer, não é? Você não escolher nascer nem naturalmente e nem espiritualmente. Foi o Senhor quem te escolheu, te chamou, te separou e te justificou, e te regenerou, e plantou a vida no seu espírito morto. Esse é o gerou do versículo 18. Agora, no versículo 21, fala sobre esse lavrar. Ele nos gerou, sim. Como eu comecei aqui logo na nossa introdução. Nós podemos ser participantes da natureza Divina, porque Ele pela sua palavra – olhe a expressão aqui - segundo o Seu querer – Tiago 1:18, não o querer seu, irmão, nem o meu, mas o Dele - foi vontade Dele. Não nasceram nem da carne nem do sangue, mas da vontade de Deus. Segundo o seu querer, Ele nos gerou, a mim e a você, pela palavra da verdade, mas agora, no versículo você tem a natureza de Deus, você foi gerado. Mas agora no versículo 21, olhe o processo. Está vendo? No versículo 18, a natureza, e no versículo 21, o processo. Acolhei com mansidão, primeiro despojando de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada a qual é poderosa para salvar as vossas almas. Ficou claro para você irmão? A palavra que regenera, é a mesma palavra que forma, em nós, o caráter de Cristo. A regeneração não depende de nada de você, nem da sua vontade. A transformação depende. Acolher ou não acolher a palavra implantada. Então a definição que eu coloquei no início. O que é caráter? É a natureza que passa por um processo e esse processo é o trabalhar da cruz. Então, esse início vai nos ajudar. Olhe o versículo 23 , 24 25, ele usa uma figura de linguagem muito bonita. Ele diz que você pode ter, usando agora as minhas palavras, vou tentar interpretar o que Tiago está colocando aí, e depois você leia, confira você mesmo. Ele está dizendo assim: olha. Você pode olhar essa palavra, como se olha para um espelho. Rapidamente, superficialmente. Você chega no espelho, olha o teu rosto, penteia o teu cabelo, logo sai dali e se esquece de como era a sua aparência. É a figura que Tiago usa aí. Mas aí ele vai fazer uma contraposição, e diz assim: mas aquele que atenta, considera atentamente, na lei da liberdade - uma expressão singular de Tiago - não aparece em lugar nenhum nas escrituras, a não ser em Tiago, sessenta expressões singulares de Tiago nessa epístola. Uma carta bem singular. Sessenta palavras únicas e só ele usa e essa é uma delas: “Lei perfeita” e a próxima; “Lei da liberdade”. E nela persevera, não sendo ouvinte negligente. Olhe bem. Você deve manter o seu ouvido atento ao falar do Espírito, vinte e quatro horas por dia. “Não sendo um ouvinte negligente, um ouvido atento”, e aí ele acrescenta, “e um operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar”. Esse é o trabalho da cruz. Natureza que passa por um processo. Tão claro. Então irmãos, vamos lá no capítulo 3, versículo 17, a gente começa a ver o que o Senhor quer fazer na sua igreja através desse trabalho da cruz.

Eu vou aproveitar esse restinho do tempo e falar então sobre a primeira coluna. Tremenda coluna. Primeiro então, se você fizer então, como eu falei, um estudo exegético, expositivo, de cada palavra, com cuidado, gastar tempo com isso, você vai ver como que o Espírito Santo é cuidadoso no escrever a palavra. Ele usa a expressão: “ a sabedoria porém, lá do alto é”, e ele não diz pura. Tem uma palavrinha antes. Ele diz: primeiramente. Sabe em que sentido esse primeiramente é usado aí? Significa o básico, o mais essencial. É como um solo sobre o qual as outras coisas são edificadas. É mais ou menos como foi feito em Gálatas com relação ao fruto do espírito, quando diz assim que “o fruto do espírito é amor”. Aquilo resume tudo, e depois diz: alegria, paz, longanimidade, bondade. Aquilo tudo está embutido no amor, que é o que vem primeiro. Mesma coisa nessas colunas. Lindo isso. Paulo 1ª Coríntios 12, verso 28 ele fala assim: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos”. Por que ele disse “primeiramente apóstolos”? Porque os apóstolos lançam a base de tudo. Então agora ele diz aí: a sabedoria lá do alto é primeiramente pura. Então o Senhor está nos dizendo assim que isso lança a base de tudo. É sobre essa base que as outras colunas serão lavradas. Primeiramente pura. A palavra então grega é Hagnos, dois sentidos. Na exegese da palavra aqui, vão te ajudar. Se você tiver fazendo as anotações, você vai ter tempo de meditar em casa, e orar ao Senhor sobre isso. Primeiro sentido da palavra Hagnos. Ela implica em integridade de coração. Irmão, nós teríamos que ter um seminário aqui só para falar desse assunto. Integridade de coração. Mas eu vou procurar lançar algumas sementes para você. Talvez o texto que o Senhor falou de uma forma mais clara sobre integridade de coração, tenha sido Mateus cap. 6. Ele começa o versículo 19 daquele capítulo, falando sobre a contraposição entre ele e algumas coisas. Não ajunteis para vós tesouros na terra, mas sim tesouros no céu. Não podeis servir a dois senhores. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será luminoso. Se forem maus estará em trevas. O Senhor sempre faz contraposição naquele texto. Mateus 6 de 19 a 24. Porque aquele é o sentido de integridade. Então o que está dizendo este texto de Tiago, é o que o Senhor nos ajudou ilustrando lá no Sermão do Monte. Ser íntegro, ser puro, ser Hagnos, que foi a palavra que o Espírito Santo usou, e que significa, ser um homem que tem um e somente um foco. Integridade de coração. Irmão que coisa. Para nós sermos ajudados na nossa vida doméstica, na nossa casa, nós precisamos ver o que o Senhor faz com a sua casa maior, que é a igreja. Quando você olha a vida do Senhor, você vê essa coluna na vida Dele? Quem edificou a casa foi a Sabedoria, é o Senhor que é Cristo. Quem edifica é Ele. Como que Ele edifica? Nós vimos em Provérbios que é com Ele mesmo, porque com a Sabedoria edifica-se a casa. O material que Cristo usa para edificar a Igreja é Ele mesmo. Não é o nosso talento. Não é nossa inteligência, nossa capacidade, nossos dotes naturais. É Ele mesmo, através de nós. Então qual é a primeira coisa que Ele quer lavrar como marca de sua igreja? E veja o “primeiramente” aí. É um solo, e esse tem que ser um solo na sua vida doméstica. Irmão, irmã. Você tem que ser um homem de uma coisa só, e uma mulher de uma coisa só. Você não pode ser uma pessoa de muitas coisas. Há três exemplos claros e tão conhecidos na palavra. Davi, no Salmo 27: “Uma coisa eu peço ao Senhor e a buscarei. Uma coisa eu peço”. Salmo 27. “Que eu possa morar na casa do Senhor”. O que é que ele quer morando na casa do Senhor? Contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu tempo. Isso é o homem de uma coisa só. Então Davi não tinha nada que fazer, ele não tinha que reinar, não tinha que administrar? Tinha. Mas isso era totalmente secundário, porque o seu coração tinha um foco, um foco todo absorvente. Irmão, irmã. Seu coração é assim? Eu sei que todos nós temos complicações no nosso ser interior, mas é isso que você deseja? Sabe por que? O conflito não está no poder. Se eu puder responder à pergunta que eu mesmo fiz para os irmãos, em relação a mim, eu diria que tenho aquela misericórdia do Senhor, sido chamado nas minhas afeições, no meu espírito, na minha alma e em tudo que há em mim, ao foco Nele, mas vejo que há muitos inimigos pleiteando na minha alma, tentando se interpor entre o Senhor e mim. Eu responderia assim, porque eu seria honesto respondendo assim. Mas irmão, o foco não está no poder. Não estaria correto eu dizer assim: eu não posso, eu não consigo, como nós costumamos fazer. Eu tenho lutas na minha vida, de tal formas penetrantes que eu não consigo. Eu tenho tido isso e aquilo na minha vida que eu tenho entendido que não agrado ao Senhor, eu tenho convivido de uma forma relacional com o meu cônjuge, com os meus filhos, no meu trabalho que eu tenho entendido que não tem agradado ao Senhor, mas eu não consigo. Essa é uma moita terrível que nós usamos na nossa vida cristã, para nos desculpar. Falta de poder. Eu não consigo, como se nós fôssemos as vítimas. Há uma força maior do que nós, e nós não conseguimos. Mas irmão, deixa eu te procurar, pela graça do Senhor, te ajudar aqui, porque eu fui, pelo Senhor, muito ajudado nisso. O conflito não está na esfera do poder. O conflito está na esfera do querer. Antes de você dizer eu não consigo, isso é maior do que eu, quando eu vi eu já fiz, eu sou dominado, sou escravizado, você teria dizer antes assim: eu não quero. Porque essa é a verdade. É porque você não deseja. Você age daquela forma porque é aquilo que você deseja. A questão está no desejo do coração, não está no poder. Onde é que há base bíblica para isso? Em muitos lugares. Por exemplo, Filipenses 2: 12 e 13

12 ¶ Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Quando Paulo está falando para os Filipenses em desenvolver a salvação, desenvolvei a vossa salvação, quer dizer respondam ao que o Senhor está falando. Desenvolvei a vossa salvação, verso 12 e aí no verso 13 ele fala assim: porque é Deus quem efetua em vós, opera em vós, tanto o – qual que vem primeiro? – querer, quanto o realizar. Está vendo? Mas irmãos, já viram quantas vezes nós mesmos falamos para o Senhor, para outros e ouvimos os outros falando o “não consigo”? Quando vi já fiz, já falei. Já passei por cima, já violentei o princípio. Não é? Não consigo. Na verdade não é isso. Na verdade é “não quero”. A nossa vontade é naquela direção mesmo, e é por isso que nós fomos lá. Irmão. Uma vez eu ouvi algo que me ajudou tanto diante do Senhor e eu queria procurar te ajudar também. O irmão disse assim que todas as vezes que você estiver numa possível situação de pecado, uma possível situação de pecado envolvendo uma outra pessoa, você será vencido pela pessoa que for mais real para você. Sempre. Em que nível for. Se no seu relacionamento conjugal você está sendo tentado a agir mal, responder mal, tratar mal, seja lá o que for, se você está sendo tentado em alguma esfera específica aí da sua vida relacional, você sempre será vencido pela pessoa que for mais real para você. Se o Senhor for mais real para você, você será vencido por Ele. E você poderá agir nele, e responder segundo Ele. Agora, se aquela pessoa, aquela situação, for mais real para você, você vai ser vencido por ela. Você vê que é uma questão de coração e de visão? Você vê porque o Senhor falou Mateus cap. 6, se os teus olhos foram bons, todo o seu corpo será luminoso? Olhos bons, também não é uma tradução muito boa nossa, para o português, porque o sentido ali é olhos simples. Mateus 6 19 em diante. Se os teus olhos forem simples, significa olhos que focam uma só coisa. Há uma versão alternativa, boa também, que diz olhos sãos, ou olhos sadios, porque os nossos olhos se eles são sãos, ele só tem um foco de visão. Não é? É impossível eu colocar o meu dedo aqui na frente e estar olhando para os meus irmãos e o dedo ao mesmo tempo. Os irmãos estão no campo visual, mas não estão focados, se eu estiver focando o meu dedo. Um foco só de cada vez. Impossível focar dois objetos. A mesma coisa espiritualmente. Você não pode servir a dois senhores. Você não pode focar duas coisas, por isso que o Senhor disse, o Espírito Santo através de Tiago: A Sabedoria lá do alto é primeiramente - base de tudo, fundamento de tudo – pura. O primeiro sentido é o Hagnos no grego, integridade de coração. Uma coisa peço Davi. O Senhor falando para Marta, sobre Maria, “uma só coisa te é necessária” e Paulo falando em Filipenses 3 sobre a carreira dele: “uma coisa eu faço. Esquecendo as coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”. Irmão. Você tem compreendido que o Senhor te quer como homem de uma só coisa? Que você seja um pai responsável, um profissional responsável, colega de trabalho responsável, mas isso não é o foco. Isso é uma secundariedade, isso vai aparecer da sua vida. Seu foco tem que ser um só. Quando você tiver almejando demais uma coisa, coloque essa coisa diante do Senhor, porque não há nada que mereça ser almejado demais senão Ele mesmo. Que o Senhor nos ajude nessa questão da inteireza de coração, porque a Sabedoria lá do alto é primeiramente pura, ou íntegra. Agora irmão, há um outro sentido aí que nos ajuda e eu vou colocar para terminarmos.

Hagnos, também implica em puro de contaminação. Olha que sentido. Tiago usou essa expressão no cap. 1, no verso 27, quando ele fala sobre a religião verdadeira, pura, sem mácula. Ele usa a palavra “pura” lá de novo. A religião pura, sem mácula diante de Deus, e ele fala assim: “Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se, incontaminado do mundo. Esse é o outro sentido da palavra Hagnos no grego.: Puro de contaminação. Vamos usar uma outra palavrinha para substituir esse conceito “puro de contaminação”. Separado. Esse é outro conceito por detrás dessa palavra. Irmão, a sua vida, tem sido uma vida separada para Deus? Separação. Lembra no cap. 13 de Gênesis - vou colocar essa ilustração e nós vamos encerrar - cap. 13 de Gênesis, quando Abraão estava naquela mistura dentro do chamado de Deus, e ele é uma figura de todos nós, nós respondemos sempre de uma forma diversificada do chamado do Senhor, o Senhor não se importa com isso. Ele conduziu Abraão, com Ló, com o pai dele, e do jeito que veio foi, o Senhor é bom. Ele ia trabalhar Abraão. Ele ia lavrar aquela coluna. Então Abraão foi com aquele monte de bagagem. O pai dele que não foi chamado mas ele levou, o Ló que não foi chamado, mas ele levou também. Ló no hebraico significa véu, e Ló foi um véu para Abraão até que este se separou dele. Então quando chega no cap. 13 e os dois se separam, é impressionante. Nos ajuda a ver um pouco o que o Senhor quer dizer com Hagnos, a sabedoria pura e o desejo dele de edificar essa coluna nos nossos lares, separação, pura. Quando o Abraão se separou de Ló em Gênesis 13, você vai ver quatro coisas impressionantes ali. Primeira coisa, Gênesis 13 para você conferir depois. Abraão estava na terra e não sabia. Ele estava andando em Canaã e não sabia. Quando ele se separou de Ló, o Senhor falou assim: “Ergue os teus olhos. Tudo o que vês eu te darei. Anda nessa terra de norte a sul, de leste a oeste porque é a terra da sua possessão”. Que coisa irmão. Enquanto o Senhor não estiver lavrando pelo trabalho da cruz, essa coluna da pureza, nesse sentido agora de separação em nossas vidas, de tudo o que é mundo e é pecado, e é cobiça e é paixão e é ambição, o coração dividido e etc., a nossa visão sempre será parcial. Estamos em Cristo? Sim. Porque isso foi feito pela graça. Nós estamos em Canaã? Sim, porque isso dependeu totalmente dele, segundo o seu querer, mas nós não estamos nem vendo bem a terra em que estamos pisando, porque nós temos Ló, véu. Esse é um dos sentidos e Hagnos. Separado. Então quando Abraão se separou de Ló, Ele disse: Ergue os olhos - visão. Irmãos. A visão depende da separação. A visão de Deus é um pacote celestial que você olha, e ele joga de lá. “Eu quero. Eu me compadeci de você e vou tornar você um homem de visão”. Nosso Deus é mágico, e oração não é vara de condão. O Senhor lavra a sua sabedoria, em nossa vidas. Ele lavra segundo princípios e o primeiro deles é Hagnos, pura, que significa integridade. Ele quer o nosso coração inteiro, e em segundo lugar, separação. Então quando Abraão se separou de Ló, em primeiro lugar ele viu a terra, e em segundo lugar, impressionante se você ler o texto, lá diz que depois que ele se separou, Ló foi armando as suas tendas até Sodoma. Ele não tinha visão do Senhor. Foi cair no pior lugar possível. Mas Abraão foi armando as suas tendas, até os carvalhais - diz o texto lá – de Manre. Sabe o que significa Manre? Poder, força. O evangelicalismo, o cristianismo moderno, ama essa palavra. Buscar o poder a todo custo, a todo jeito. Sabe qual o caminho do poder? Separação, pureza. A mesma medida que o nosso coração é íntegro, nós temos poder. Na exata medida. Então Abraão depois da separação foi armando as suas tendas até os carvalhais de Manre, que significa poder, força, e lá continua a palavra dizendo “ que estão junto a Hebrom”. Sabe o que significa Hebrom? Comunhão, união. Tudo isso é resultado da separação. Na mesma medida em que o Senhor estiver lavrando em nossas vidas, na vida individual, na vida familiar, na vida da igreja, a coluna da separação ele vai estar nos enriquecendo com a visão. E a profunda coluna da separação está nos enriquecendo com poder, porque a separação é poder. Profunda coluna da separação, está nos enriquecendo com comunhão, porque nós não somos só separados de o mundo, nós somos separados “para o Senhor”. Separação tem dois lados. E aí, para terminar, se você for lá em Gênesis 18, você vai ver a figura completa, quando aqueles anjos passam pela tenda de Abraão no maior calor do dia, e eles estão indo lá julgar Sodoma. Eles não vão fazer nada lá, sem primeiro passar aqui. Você vê, o Senhor não vai fazer nada lá no mundo, sem primeiro anunciar aqui, à igreja, aos seus. Então quando aqueles varões passam pela tenda de Abraão, você vê uma coisa impressionante ali. O Senhor diz assim, através daqueles homens: “ocultarei a Abraão o que estou para fazer?” Como se Ele disse que era impossível para Ele, ocultar de Abraão, porque Abraão é meu amigo. Preciso falar para ele o que é que Eu vou fazer, não é? Ele é aquele que conhece o meu coração. Então Ele revela para Abraão o que é que Ele ia fazer com Sodoma. Abraão intercede por Ló, os irmãos se lembram muito bem. Mas naquele texto, que Ele diz que “ocultarei a Abraão o que estou para fazer?” Ele continua dizendo assim. “Porque eu o escolhi - escolhi Abraão - para que ordene a tua casa, e os seus filhos após ele”. Você vê irmão. Todo o trabalhar do Senhor centra no seu lavrar das suas colunas, em especial e fundamentalmente na vida do lar. E ali que o Senhor lavra. Você só vai ter oportunidades de ser cada vez mais aprofundado nessas colunas, no relacionamento conjugal, acima de todos os outros. Gênesis 18:19. Um texto muito interessante. O Senhor está dizendo que Ele separou Abraão para que ele ordenasse a sua casa, e que ordenando a sua casa Ele faria vir sobre Abraão tudo o que Ele já tinha falado a respeito dele. Impressionante. Abraão respondendo ao Senhor na edificação da sua casa, o Senhor faria vir sobre ele tudo o que ele tinha falado sobre Abraão. O irmão vê que coisa impressionante? Na sua casa isso tem sido verdade? O Senhor deseja fazer vir sobre você na sua vida conjugal, tudo o que Ele tem preparado a teu respeito e você sabe que são riquezas preciosas e deleitáveis bens. Irmãos mas Ele tem que fazer isso por um caminho. Deus não é leviano. Ele não despeja do céu pacotes de bênçãos. Ele não é leviano. Ele lavra colunas na sua casa, que é a igreja, e nos incumbe de respondermos a esse lavrar em nossas vidas familiares. Pureza também não é algo que cai do céu como resposta de oração. E algo que é lavrado na medida do trabalho da cruz. Integridade. Separação.

Irmãos, eu creio que nos dias em que nós vivemos, tão distraídos, tão cheios de alvos e de ambições, o ressaltar dessa primeira coluna no livro de Tiago, é impressionantemente importante para nós. Nós temos sido pessoas cada vez mais massacradas de modo geral pelo sistema do mundo, pelos apelos do mundo, pelas seduções do mundo, pelas portas abertas do mundo, oportunidades, caminhos, agora vai para lá, agora adquire isso, agora faz mais aquilo, agora melhora aqui e ali o teu nível de vida, agora estudo isso, agora estuda aquilo, e não tem fim. Então se o Senhor não nos puder nos guardar no meio disso, nos dando discernimento através de um coração puro, nós estaremos perdidos. Nós iremos perder a integridade, iremos perder a separação. As duas coisas principalmente envolvidas nesse vocábulo puro, Hagnos.

Irmãos a nossa maior necessidade, na nossa vida familiar, é ter estabelecido essa coluna. Nossos filhos lêem isso com tanta clareza. Você percebeu isso? Lêem isso com tanta clareza. Que tipo de coração seu pai ou sua mãe tem? É integral ou é dividido? Eles lêem isso segundo a sua própria capacidade. O que é que eles mais amam? Porque as coisas que nós mais amamos são as que nós mais falamos. A boca fala do que está cheio o coração. Então é muito fácil ler. As coisas que nós amamos são as coisas que nós damos mais tempo, não é? Porque tempo é uma questão de prioridade, de amor. Então os nossos filhos sabem ler tanto dessas coisas. Quando eles vão caminhando, caminhando, chegando na adolescência, começam a criar problemas, aí então nós olhamos para trás e vemos quantas coisas nós deixamos realmente de plantar em Deus, porque deixamos de viver. Você tem que ter semente para plantar, não é? Então, que o Senhor nos ajude, como famílias, a reconsiderar os nossos caminhos. A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas. A mulher sábia edifica a sua casa. Com a Sabedoria se edifica a casa. Vamos ficar então por esse momento com essa primeira marca, pura. Irmão o que eu fiz aqui foi só te expor um pouquinho dessa palavra. Vai diante do Senhor. Ore sobre esse assunto. Há uma oração no Salmo 51, e vou encerrar com ela, no Salmo 51, versículo 10. Penso que diante do que o Senhor tem para nós, tão grande privilégio e tão grande responsabilidade, nas nossas vidas domésticas, essa é a nossa oração a respeito dessa coluna da pureza. Davi compreendeu isso, e ele diz assim nessa oração. “Cria em mim, ó Deus” - os irmãos estão vendo aonde que ele vai? Por onde que ele começa? Ele não vai na mansidão. Ele teve dificuldade com aquela mulher do seu general, de Urias. Ele teve a dificuldade de colocar o Urias lá na frente de batalha para que morresse. Ele teve algumas dificuldades que ele poderia usar algumas palavras aqui para pedir algo ao Senhor de algo que ele necessitava. Quem sabe domínio próprio! Ele não teve domínio próprio. Ó Senhor, eu preciso de domínio próprio. Não. Ele diz assim: cria em mim um coração puro. Porque domínio próprio, mansidão, está tudo embutido nessa coluna. A sabedoria que vem lá do alto é primeiramente pura. Pureza é integridade, pureza é separação. A palavra hebraica cria, é a palavrinha bãrã. É uma palavra especial nas escrituras hebraicas, porque só Deus pode ser o sujeito desse verbo, porque significa criar do nada. Bãrã. Essa é a palavra que Davi usou nessa oração, porque ele está entendendo que ele não tem algo, e que algo precisa ser criado nele. Ele usa o verbo bãrã, cria do nada, cria em mim ó Deus um coração puro. Romanos 4 diz assim que Deus é aquele que chama à existência as coisas que não existem. Então Davi orou: cria em mim ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito reto, ou íntegro. Então esse é o sentido. Irmãos, o Senhor nos ajude. Vamos começar por aí, orando ao Senhor, e buscando essa realidade prática do Senhor. Entre em comunhão com Ele nesses níveis, nível aí dos seus recantos. Deixe que Ele fale para você do seu coração. O que é que você tem colocado aí como objetos ao lado Dele? Nosso coração é tão perverso por natureza, que tudo aquilo que nós colocamos ao lado do Senhor tende a se tornar maior do que Ele. Inclusive as suas bênçãos. Tudo. Se você colocar as bênçãos do Senhor ao lado Dele, você vai amar as bênçãos mais do que a Ele. Não é por causa Dele. Ele é infinitamente mais glorioso do que as suas bênçãos. Mas é por causa de nós, porque o nosso coração é perverso. Então que Ele nos ajude a não colocar nada ao lado Dele, mas que a pessoa Dele esteja clara nas nossas vidas, nas nossas família, nos nossos relacionamentos, cada vez mais, para que a nossa casa possa refletir essa nossa primeira coluna de uma forma clara. Irmão. Não tema a separação. A paz que teme a separação. Teme. Teme colocar limite para os seus filhos, teme em dizer: não vá lá, meu filho, eu não quero, e se você forçar eu vou ser obrigado a te impedir, porque esse ambiente não é bom, não é correto, não é adequado. Aprenda a discernir diante do Senhor o que é que significa separação para a sua vida conjugal, em todos os níveis. Nós temos padecido na vida da igreja por falta de separação, por consideramos comum o que de forma nenhuma é comum na vida da igreja. Nós estamos perdendo muros, como no tempo de Neemias. Muro é para separar. Muro fala de separação do que está fora, e de unidade do que está dentro. Não há possibilidade de nenhum dos dois sem muro. Se o Senhor não estiver erguendo esse muro pela sua palavra, pelo seu trato, pelo trabalho da cruz nas nossas vidas, não haverá separação e muito menos unidade. Nem nas nossas famílias nem na vida da igreja. Então o Senhor nos ajude a ver com clareza essa primeira coluna. A Sabedoria primeiramente pura. Busque isso com todo o seu coração. Amém.

Vamos orar.

O Pai, nos ajuda em nossa fraqueza, Senhor. Reconhecemos o que diz na Tua palavra, que nós nem mesmo sabemos orar como convém porque o nosso coração engana-se a si mesmo tantas e tantas vezes. Nós queremos Senhor, na tua luz ver algo mais da luz, a respeito de nós mesmos. Pela tua misericórdia nos ajude especialmente nós que estamos aqui como pais e como maridos, como mães, como esposa, nos ajude a ver onde o nosso coração está dividido. O que é que nós temos colocado ao lado do Senhor em nossas vidas, o que tem sido para nós uma ambição que mexe conosco, um desejo que mexe conosco, que nos atrai, que nos seduz. Tem misericórdia Senhor. Desejamos ser íntegros, simples, de um só foco, uma só atenção; nós desejamos ser separados para Ti, não apenas do mundo. Senhor nos ajude com a Tua palavra, nos ajude com os seus tratos, de tal forma que possamos ler os tratos do Senhor através das circunstâncias, das pessoas. Nós precisamos tanto da Tua sabedoria Senhor, para que a nossa casa seja edificada. Nós queremos juntos, pedir ao Senhor esta sabedoria. O Senhor disse que não nos nega, nada nos impropera, mas o Senhor haveria de nos conceder, se nós pedíssemos crendo, e nós cremos Senhor, cremos que o Senhor nos separou como igreja para que fôssemos ensinados pelo Senhor para que a Sabedoria pudesse ser justificada pelos seus filhos, pela sua casa. Nós desejamos ser essa casa Senhor. Ajude-nos a manter a nossa vida debaixo desse trabalhar da cruz. Queremos ser colunas lavradas. Nós entregamos a Ti, essa palavra que o Senhor nos falou ao coração. Ajuda-nos a compreendê-la na nossa história pessoal, cada um de nós precisamos muito, e nós te pedimos em nome de Jesus. Amém Senhor.

Sem comentários: