22 agosto, 2008

LEVANTE-SE...CONTRA A POBREZA.

A VERDADEIRA RIQUEZA
Recentemente, enquanto fazia algumas pesquisas, deparei-me com uma notícia cujo título exponho acima. Seguia-se um curto desenvolvimento: "Cerca de 45 mil portugueses participam hoje numa iniciativa mundial que assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.
A FALTA DE DEUS NO ÍNTIMO DO SER HUMANO RESULTA EM POBREZA ESPIRITUAL.
A POBREZA ESPIRITUAL, A BUSCA DE DEUS, NÃO É ASSIM TÃO IMPLORADA, AS PESSOAS RECEIAM, ENVERGONHAM-SE DE DEUS E DAS SUAS PALAVRAS.
O assunto despertou a minha atenção. Como falava em pobreza, o meu primeiro pensamento foi fazer a ligação com o conceito de escassez de dinheiro afim de se adquirirem bens essenciais, tais como: alimentos, vestuário, calçado, medicamentos etc.
Ou seja, pensei, como não podia deixar de ser, no que é material. Não podemos negar que é triste, muito triste mesmo, não ter possibilidades de obter os bens imprescindíveis para se sobreviver.
CONTRADIÇÕES
Aquele título fez-me pensar também em dois quadros que jamais esquecerei. O primeiro é entrar em casa de gente abastada e verificar a existência de abundância de tudo mas, simultaneamente, constatar que o agregado familiar não tem o melhor relacionamento entre si, não se comunica, não vive em paz e, como consequência, impera a desconfiança e a infelicidade.
O contraste no segundo quadro está em entrar em casa de uma família pobre, muito pobre mesmo, sem possibilidades de alcançar os tais bens indispensáveis, necessários para o dia-a-dia; porém vivem em paz, amam-se, desfrutam-se mutuamente e sentem satisfação em estar juntos. No fundo, são felizes.
No primeiro somos levados a exclamar: "tanta pobreza no meio de tamanha riqueza"! Enquanto que na segunda situação nos apetece abrir a boca e gritar a plenos pulmões: "Mas que riqueza no meio de tanta pobreza"!
Caro leitor, é assim no mundo em que vivemos. Enquanto uns esbanjam, outros passam necessidades. É verdade que havemos todos de fazer um esforço para erradicar a pobreza. Todavia não só a pobreza material, mas também aquela que nos espolia de uma vivência quotidiana sossegada e pacifica connosco e com os outros.
Afinal, um mendigo pode vestir um fato novo, mas nem por isso deixa de ser mendigo; enquanto outro, por envergar uma roupa velha, não significa que seja pobre.
A POBREZA DA ALMA
Há riqueza mais indigente que a mais paupérrima pobreza. Jesus disse: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos."1
Vivemos num tempo em que muita gente se debate com a extrema pobreza. Materialmente vivem com muitas dificuldades. Esta é uma realidade que não pode ser esquecida por nenhum de nós, todavia, existe uma pobreza, que passa despercebida a muito boa gente, que causa uma fome e uma sede, que todas as entidades beneficentes do mundo juntas jamais poderão satisfazer.
Diz o profeta: '...não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor."2
A pobreza material pode, melhor ou pior, ser suprida pelas instituições de beneficência, mas a fome da Palavra de Deus não há nada nem ninguém que a possa satisfazer, depende muito da própria pessoa.
FALSAS SOLUÇÕES
A pobreza espiritual, a busca de Deus, não é assim tão implorada, as pessoas receiam, envergonham-se de Deus e das Suas palavras. Preferem sofrer voluntariamente o seu distanciamento do Criador.
Ao invés de O buscarem a Ele, o manancial das águas vivas, cavam para si cisternas rotas
que não retêm as águas3. Procuram no espiritismo, na religião, no ateísmo, no materialismo, no cepticismo. Batem a todas as portas, percorrem todas cisternas, que prometem muito, mas nada dão. Voltam desolados, confundidos e envergonhados com suas vidas vazias4.
Recordamos aqui as palavras do Senhor pronunciadas pelo profeta Amos: "Andarão errantes demaramar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão."5 São muitas as pessoas que tem necessidade de ouvir a Palavra de Deus e andam errantes calcorreando distâncias enormes em busca de satisfação espiritual e tranquilidade interior; todavia seguem o caminho da religiosidade aparente, vivem sem Deus, ainda que O invoquem estão longe d'Ele, e como diz Tiago desonram o bom nome que invocam, blasfemam eles o bom nome pelo qual sois chamados.6
Não são poucas as pessoas que procuram satisfazer esta pobreza, esta fome interior, nas mais diversas coisas que o mundo oferece, mas em vão.
A MELHOR RIQUEZA
O Criador do Céu e da Terra está pronto a ajudar e a abençoar gratuitamente, todavia é rejeitado, Ele, o único que pode de facto socorrer, é desprezado. Ele, o único capaz de satisfazer as necessidades mais íntimas do ser humano, não é procurado.
"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar."7
A falta de Deus no íntimo do ser humano resulta em pobreza espiritual, e esta gera uma espécie de fome que somente pode ser satisfeita em Cristo Jesus. Foi Ele que deixou o Seu lugar na glória celeste, para se fazer homem igual a qualquer mortal, para dar a Sua vida por cada um de nós.
Ele veio ao mundo, o mundo foi feito por Ele, mas as pessoas deste mundo não O reconheceram. No entanto, a tantos quantos O receberam Deus deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, aos que crerem no Seu nome. Tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo em Cristo Jesus8, o único que pode dar a salvação9. Existe apenas um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo feito homem10.
Levante-se contra a pobreza... Convínhamos que é um desafio e tanto, mas a pobreza da alma é mais miserável, é mais triste, é mais séria porque está em causa a salvação eterna, o perdão dos pecados.
Caro leitor venha a Jesus e ajude outros a encontrá-Lo. Ele, sendo o Senhor de tudo, se fez pobre para que enriquecêssemos com a Sua graça e misericórdia. Ele expressou isso mesmo ao dizer: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."11
Tome agora mesmo a decisão mais acertada, receba Jesus Cristo em seu coração como seu único e suficiente salvador, acabe agora com essa pobreza interior que o vai arruinando e seja verdadeiramente feliz com o Salvador, Jesus
Textos Bíblicos
1 Mateus 5: 6
2 Amos 8:11-12
3 Jeremias 2:13
4 Jeremias 14:3-4
5 Amos 8:12
6 Tiago 2:7
7 Isaías 55:6-7
8 João 1:11-12; 2 Coríntios 5:18
9 Actos 4:12 10II Timóteo 2:5 Mateus 11:28

Autor do Artigo;
José Manuel Sousa
Pastor Evangélico

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá meu irmão,
Obrigado pela mensagem deixada no meu blog e parabéns pelo excelente trabalho feito no seu blog. Gostei do espaço para publicar blogs de amigos virtuais e vou criar um espaço assim também. Vou publicar o seu primeiro.
Quanto a publicar o meu blog no seu site, sinta-se livre em fazê-lo, para mim será um privilégio. E quando houver algum artigo que lhe interesse, pode publicar também, eu só costumo pedir para que mantenham os créditos de autoria.
Que o Senhor te abençoe a faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.
www.danilogomes.com
www.reflexaobydanilo.blogspot.com
www.familyintegrationministry.weebly.com
Abraços
Danilo J. A. Gomes

Unknown disse...

Feel good......

Anónimo disse...

Paz do sr .

Meu querido Irmão muito obrigado pelo seu comentário que me deixo muito alegre figo a espera do seu site , me diga depois que o link no meu blog .

Anónimo disse...

Paz do sr .

Meu querido Irmão muito obrigado pelo seu comentário que me deixo muito alegre figo a espera do seu site , me diga depois que o link no meu blog