10 julho, 2008

Um presente Especial

O que faltava materialmente à família de Roberto era compensado pelo amor e unidade familiar.
Desde a morte de seu pai três anos antes, a família de Roberto lutara para sobreviver. Apesar dos esforços da mãe, nunca havia o suficiente para todos. A pobre mulher trabalhava no turno da noite no hospital, mas o pouco que ganhava não chegava para mais do que o estritamente necessário.
O que faltava materialmente à família de Roberto era compensado pelo amor e unidade familiar. Tanto suas irmãs mais velhas como a mais nova já haviam preparado para a mãe um lindo presente natalício.
"Não estava certo", pensava Roberto, que contava apenas seis anos de idade. Já era dia de natal, e ele nada tinha para dar à sua mãe.
Procurando conter as lágrimas, encaminhou-se em direcção à rua onde vira casas comerciais. Passou por diversas e contemplou as vitrinas decoradas. Cada uma apresentava lembranças que ele jamais poderia comprar.
Ao cair da noite Roberto, cabisbaixo, decide voltar a casa, notando de súbito o reflexo do Sol poente numa moeda que brilhava no solo. Nunca alguém se sentiu tão rico como Roberto ao apanhar a moeda!
Com o seu tesouro na mão entrou alegremente no primeiro estabelecimento comercial que viu. Porém desanimou quando o vendedor lhe explicou que ali não podia comprar nada com uma só moeda.
Então dirigiu-se a uma florista e colocou-se na fila de clientes que aguardavam ser atendidos. Ao chegar a sua vez, o dono do estabelecimento inquiriu-lhe o que desejava.
Roberto mostrou-lhe a moeda e perguntou se chegava para comprar uma flor que queria dar à sua mãe como recordação de Natal. O comerciante mirou-o com ternura, baixou-se para estar ao seu nível e disse-lhe:
-Espera um momento, que vou ver se há algo que possa servir-te!
Perante o assombro do Roberto, o dono regressou pouco depois com uma dezena de rosas vermelhas com folhas verdes e pequenas flores brancas atadas com um lindo laço prateado.
-Agora sim, podes entregar-me a moeda que tens na mão, menino - disse-lhe o homem -
Tinha estas rosas a um preço baixo: dez rosas por uma só moeda! Ainda bem que chegaste a tempo de comprá-las; senão ninguém aproveitaria esta oferta.
Roberto agradeceu-lhe e pagou, dando intimamente saltos de alegria. O homem abriu a porta, e enquanto o emocionado rapaz saía com o ramo de rosas, disse-lhe: "Feliz Natal, filho!"
Mais tarde, o proprietário do estabelecimento, comovido, contou à esposa o que acontecera:
-Esta manhã, antes de abrir a loja, percebi como que uma voz a dizer-me que separasse uma dezena das minhas melhores flores para uma oferta especial. Não sabia porquê, mas fi-lo.
Quase a fechar a loja entrou um garoto com a intenção de comprar, para a sua mãe uma flor com uma moedinha. Esse menino era como eu, há muitos anos. Eu também nada tinha com que comprar uma lembrança de Natal à minha mãe! Porém um desconhecido encontrou-me na rua e disse-me que sentia dar-me dinheiro. A quantia era mais que suficiente para comprar a lembrança! Quando vi o rapaz nesta noite, entendi de Quem era essa voz, e foi assim que lhe entreguei as rosas.
O certo é que o dono da casa de flores estava a arranjar as rosas para Jesus Cristo mesmo, fazia anos que nascera. Foi o próprio Senhor Jesus quem afirmou: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:40).

Autor do texto bíblico

CARLOS REY

Sem comentários: