22 julho, 2008

FACE A FACE

A EXPECTATIVA DO CRISTÃO
"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." (I Coríntios 13:12)
Podemos encontrar este hino com o número 118, nos hinários, "Cânticos de Alegria" e "Harpa Cristã". Fica o convite, de início, para o meditarmos, não obstante não incluirmos aqui as estrofes que o compõem. Mas deixo-vos o refrão do hino: "Face a face, espero vê-Lo; / No além do céu de luz; / Face a face em plena glória, / Hei-de ver o meu Jesus."
Já entendemos que este é um hino que nos transporta para a segunda vinda de Cristo, o julgamento e a nossa chegada ao céu onde veremos Jesus "Face a Face".
HISTÓRIA
«A autora da letra foi Carrie Elizabeth E. Breck (1855-1934). Carrie, foi uma dedicada dona de casa e mãe de cinco filhas. As inúmeras atribuições de uma senhora que se mantinha ocupada com seus afazeres domésticos e cinco crianças para cuidar, não foram motivos suficientes para abalar a fé nem impedi-la de ser inspirada a compor um texto tão comovente e maravilhoso como este hino. Poetisa por natureza, sempre que possível enviava suas obras ao compositor Tullar. Apesar de não dominar a arte da música tinha o dom de elaborar poemas, chegando a escrever mais de 2 000.
Não tinha uma saúde muito boa e tinha que parar frequentemente para descansar. Nesses momentos, sentada na sua cadeira de balanço favorita, pegava um caderno e escrevia poesias, muitas vezes com um bebé no colo ou brincando aos seus pés.
Grant Colfax Tullar, foi o autor da música (1869-1950).
Recebido das mãos de Carrie a letra, que foi enviada por correio, o texto encaixava-se exactamente na melodia que Tullar havia composto na noite anterior. O hino apareceu pela primeira vez na colecção de 1899, com o número 2 do "Sermons in Song" (Os sermões em cânticos).
COMENTÁRIO
1. A primeira estrofe exprime o regozijo de saudar o Salvador quando vier buscar a sua igreja e comparecermos perante Ele lá na glória. Da maneira como subiu ao céu Ele irá voltar (Actos 1:11). Por outro lado, é também céu que aguardamos a sua vinda. (Filipenses 3:20,2 Significa, também, estar ansiosamente "aguardando bem-aventurada esperança e aparecimento da glória grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tito 2:11
2.Na segunda estrofe, somos lembrados da glória c será quando pudermos contemplá-lo. "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face..." (I Coríntios 12:13). Mas pela fé aguardamos Dia do Senhor, para que quando voltar estejamos com Ele (II Pedro 3:10-13).
3.A terceira estrofe afirma que haverá muito regos e não haverá mais dor nem perigo. Para aqueles q estão em Cristo Jesus, haverá grande gozo quando Sua vinda (I Tessalonicenses 2:19).
4.A quarta estrofe conclui que quando virmos Senhor Jesus será um momento glorioso e inferi Será um momento glorioso porque quando Jesus voltar sentiremos alegria impossível expressar (I Pedro 1:7-9). Será um momento abençoado porque iremos nos encontrar com aqueles que dormiram em Cristo Tessalonicenses 4:13-17).
CONCLUINDO
O coro exprime a esperança de cada crente d contemplar Jesus quando Ele voltar. "Face a face, espaço vê-lo; / No além do céu de luz; / Face a face em glória, / Hei-de ver o meu Jesus."
Existe um consenso entre nós de que irem contemplar o Senhor Jesus "face a face" espiritualmente Mas, certamente, a maior e mais incrível verdade que cada crente já antecipa essa visão como refleção da segunda vinda de Cristo, na ressurreição ou i arrebatamento, quando estaremos na plenitude regozijo de estar perante o nosso Salvador "face face"
Autor do Artigo:
Torcato Lopes

Sem comentários: