23 julho, 2008

4 º Dia - PENTECOSTES

Gênesis cap 1 verso 14 e depois Levítico 23 verso 15:
14 ¶ Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.
Levítico 23 : 15 ¶ Contareis para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
16 Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, trareis nova oferta de manjares ao SENHOR.
17 Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao SENHOR.
18 Com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR.
19 Também oferecereis um bode, para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, por oferta pacífica.
20 Então, o sacerdote os moverá, com o pão das primícias, por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santos serão ao SENHOR, para o uso do sacerdote.
21 No mesmo dia, se proclamará que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas moradas, pelas vossas gerações.
22 Quando segardes a messe da vossa terra, não rebuscareis os cantos do vosso campo, nem colhereis as espigas caídas da vossa sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixareis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.


Vamos orar.
Senhor nós pedimos mais uma vez a tua benção, a revelação da tua palavra, a unção, a luz que precisamos. Oh Deus, quando nós estamos olhando aqui, as coisas que aconteceram na terra, oh Deus, nós precisávamos muito da tua ajuda, Senhor. Quando começamos a olhar as coisas que o Senhor começa a fazer, lá nos céus, Oh Deus, para onde o senhor nos tem chamado para esta vocação celestial, nós muito mais agora, precisamos de ti. Senhor, venha sobre nós com o teu Espírito Santo, trazendo visão, trazendo revelação, para sabermos quem tu és verdadeiramente. E aquilo que o Senhor tem preparado para nós, fala conosco nesta noite. Nós entregamos estes momentos nas tuas mãos, pedimos a tua benção, em nome de Jesus. Amém.

Nós então, aqui, chegamos no quarto dia. E na quarta festa. Como eu disse na primeira vez, na abertura, vocês vêem que as obras dos três primeiros dias, elas são paralelas às obras dos três últimos dias. Você vê que no primeiro dia, Deus disse: Haja Luz. No quarto dia, você está vendo os luminares no céu. E assim no segundo dia, houve o firmamento, e no quinto dia veremos, Deus enchendo os céus e aterra de seres viventes. No terceiro dia, apareceu no elemento seco, e neste dia Deus criou o homem na segunda parte. Você pode dividir os dias em três conjuntos de três. Os três primeiros e os três últimos. Aqui então, nós começamos a primeira parte dos três dias finais. E aqui, você começa a ver as realidades celestiais. A cena agora não está mais na terra. A palavra de Deus agora, é luminares, lá no céu. Agora tudo que nós estávamos vendo, Deus estava fazendo na terra. A terra estava desolada, havia água sobre a terra. Deus fez o firmamento, fez aparecer o elemento seco, ajuntou os mares, colocou a relva, as ervas e as árvores frutíferas, e agora nós chegamos nesta parte, no verso 14, diz assim: Haja luminares no firmamento do céu. Essa é a palavra de Deus para o quarto dia. Haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite. Já estavam havendo dias e noites, antes, por causa da luz que Deus havia enviado no primeiro dia. Mas, não haviam o luminares. Ou se haviam eles ainda não estavam visíveis na terra, desolada por causa da situação que ela caiu. E Deus então fala: Haja esses luminares. Apareçam na terra, para fazerem separação entre o dia e a noite. A mesma separação que houve lá no primeiro dia. Sejam eles para sinais e para estações, e para seus dias e anos. Então quando você começa a olhar as coisas celestiais, você vai começar a discernir estações, dias anos. O tempo de Deus, o que Deus está fazendo. Você começa a perceber toda a seqüência do obra de Deus. E sirvam de luminares no firmamento do céu para alumiar a terra. E assim foi. E a palavra aqui é "fez", de alguma coisa que já existia. Como nós vimos, aqui não é a obra da criação original. Talvez o sol, de alguma forma, já até pudesse existir, mas a terra estava em trevas. Alguma coisa impedia que o sol fosse visto aqui. E Deus fez, restaurou, de alguma coisa que já existia, os dois grandes luminares. O maior que é o sol, para governar do dia, e o luminar menor par governar a noite, a luz. Fez também as estrelas, e Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra, para que houvesse luz na terra, e também para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. Viu deus que isto era bom.. E foi a tarde e a manhã do dia quarto. Esse foi o relato da velha criação, do que é que aconteceu neste dia. Então você vê que na velha criação, essas ações, esses acontecimentos a partir do quarto dia estão no céu, no firmamento do céu. É algo que começa a acontecer na esfera celestial, não é mais na terra, algo que Deus começa a fazer, e se você for então pensar na nova criação, como eu perguntei de manhã, o que é que vocês diriam o que seria este dia na nova criação? Quem é que tem alguma sugestão? O que é que aconteceu. Sim O quarto dia tem a ver com o Espírito Santo. Jesus Cristo, ressurrecto dentre os mortos, ascende céus. Há um homem celestial lá no céu. E a cena se volta para lá. O Senhor Jesus chegou no mundo, a verdadeira luz que alumia todo homem, havia chegado ao mundo: Primeiro dia. Ele foi até o Calvário, deu a sua vida, morreu por nós: segundo dia. Depois, ressurgiu dentre os mortos: terceiro dia. Mas, Ele subiu. O que é que Jesus tinha dito aos discípulos, pois estes estavam ficando um pouco tristes, pois Jesus tinha dito que iria partir, mas o que é que foi que Jesus disse para eles? "Convém a vocês que eu vá" João 16:7 ¶ Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. O primeiro passo na nova criação, é a ascensão. Jesus Cristo subiu ao céu. Ele ascendeu aos céus. Lá em Betânia, atrás dos montes das Oliveiras, reunido com sues discípulos, Ele começou a subir aos céus. Os discípulos perguntaram alguma coisa para Ele. É agora que você vai restaurar o Reina a Israel? Eles sempre tinham aquela expectativa em que o Reino seria restaurado. Jesus disse. Isso não é para vocês saberem. Isso pertence ao Pai. Lá no céu é que se sabe estas coisas. Mas, vocês vão receber poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e vocês é que serão as minhas testemunhas, como em Jerusalém, Samaria, e até aos confins da terra. E logo em seguida Ele começou a subir e os discípulos ficaram olhando Ele subir aos céus. E enquanto eles estavam olhando uma nuvem ocultou ao Senhor, e dois varões de vestes resplandecentes, este texto está em Atos cap. primeiro, disseram a eles: 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Este é o momento, na nova criação, que vai começar estas realidades celestiais. O homem Novo, em Cristo, ascendendo aos céus. Tomando uma posição em Cristo, não mais apenas na cruz, não mais apenas na ressurreição, mas nos lugares celestiais, nas regiões celestiais. Vamos ver aqui um texto no Novo Testamento. Ef. 2 6 e, juntamente com ele ( com Ele, Cristo) , nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus . Então você foi colocado na morte de Cristo, você foi colocado na ressurreição de Cristo, e agora como cristo ascendeu, você é colocado aonde Ele está, nas regiões celestiais. Se você ler o capítulo 2, você vai ver a seqüência aí, mas basta, para nós, o verso 6. E no cap. 1, verso 21, nos mostra qual é a essência desta posição celestial.
21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. Essa é a posição do Senhor lá no céu. Muito acima de qualquer poder que possa existir no Universo. Todas as coisas debaixo dos seus pés. O Senhor está entronizado nos céus. Essa é a posição Dele quando Ele ascende aos céus. Não é apenas mais, agora voltando para nós, o Novo homem. Você se libertar ou vencer o pecado, o mundo ou a carne. Agora você nas regiões celestes, você está acima de toda potestade, todo domínio, todo poder e de todo nome que se nomeia. É a vitória plena em Cristo Jesus, nas regiões celestes. Aqui também, no cap. 1 verso 3, 3 ¶ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor. Imagine se Deus mandar luz para você, só neste verso, revelar isto para você. Você já pensou? Quando a Bíblia fala toda, sabe o que quer dizer? TODA. Todas as bençãos espirituais estão à sua disposição. Todas. Nas regiões celestes, em Cristo. Todas as bênçãos. Essa é a posição em que você começa a entrar no quarto dia, e é um dia que tem a ver com a luz, muita luz. Os luminares vão aparecer. O sol vai aparecer. Haja luz para você ver o que é que vai acontecer no quarto dia. Não há mais nada que possa ameaçar você. Você está acima de tudo. Uma posição alta. Qualquer ameaça, qualquer poder está longe, lá embaixo. Essa é a posição do Senhor na sua glória, nas regiões celestiais. A ascensão com Cristo, ou em Cristo. Antes, nós preocupávamos em vencer a carne, o pecado ou o mundo. Em ascensão, o conflito e a vitória passam para todos os poderes. Todos são derrotados. Todas as obras das trevas caem por terra Toda. A vitória do Senhor passa a ser a sua vitória. Essa é a verdadeira batalha espiritual. A vitória do Senhor. Você tomando a posição que já é sua. Desde o primeiro dia já era sua. Mas veja que a obra vai sendo gradativamente revelada, porque Deus está fazendo. Ele ainda não acabou de fazer. Só no sétimo dia quem o Senhor descansou. Ele está fazendo. Toda a vitória que o Senhor conquistou, está a sua disposição. Já pensou isso? Tem que falar que é muito bom. Ele não falou que é muito bom ainda. Ele falou que é bom. Mas, para gente, já é muito bom. Mas o Senhor só falam muito bom no sexto dia. Agora é bom, mas é bom demais. É vitória, e lá também, na região celestial, vamos voltar no Gênesis. O que é que falou lá? Para governar. Agora você começa a ver o quê? O trono de Deus. O governo de Deus. Como Ele disse: Nem um fio de cabelo pode cair da sua cabeça sem que o Senhor o permita. O Senhor exerce um governo sobre todo o Universo, mesmo que os homens façam esta confusão que eles estão fazendo aí. O Senhor não perdeu o controle. Ele só está dando oportunidade para os homens se arrependerem, mas o governo está nas mãos Dele. E Ele reinará, pelos séculos dos séculos. Você começa a ver o trono, o governo de Deus, a soberania de Deus. Tudo debaixo da soberania de Deus. Nós lemos outro dia em Colossenses cap 3, enquanto nós estávamos falando para você buscar as coisas celestiais mas você só vai entrar nesta plenitude destas coisas celestiais, tomar posse dela, nesse dia quarto. 1¶ Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas ( nós já havíamos falado sobre isto aquele dia) lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Vamos voltar para aqueles luminares que nós vimos na velha criação. Deus fez dois grandes luminares, ou melhor, um grande luminar e outro menor, e depois as estrelas. O Que é que é isto? Quem é o verdadeiro homem celestial, quem é que é a verdadeira luz que enche os céus. É Ele mesmo. E Ele mesmo. O sol representa o Senhor, a luz. Que está nele mesmo, como diz lá no profeta Malaquias, que o chama do Sol da Justiça (Malaquias 4:2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.) é o luminar maior, o verdadeiro sol. Isso também nos vemos no Novo Testamento. Toda hora fala sobre isto como Ele sendo a luz. Nós já lemos alguns textos, quando Zacarias profetizou para João Batista dizendo: A aurora, lá do alto, vai vir ao mundo, vai nos visitar. Já pensou. A Aurora, a luz, vai lá na sua casa visitar você? A luz de Deus. No Evangelho de João, nos lemos também: A verdadeira luz, que alumia todo o homem. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Na Nova Jerusalém não tem sol, não tem lua, não tem nada, porque Ele é a verdadeira luz. Lá já estaremos na Nova Criação. Não precisa de luminares. Vamos ler em João, 8 : 12 ¶ De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. Jesus como a luz no céu, o sol. E Ele fala que nós vamos vê-lo. João 14. Haja luminares no céu para você ver. João 14 : 19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Jesus ia sair da terra. Ele estava despedindo dos seus discípulos. Você vê a luz de Deus. Você tem de ver, porque a luz é para você, tem de discernir a pessoa do Senhor como a luz. Que ilumina todas as coisas. Ef. 5 14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. É a luz, o Homem celestial. A luz brilhando sobre você. Este não é o único luminar que lá tem. Este é o luminar do dia. Agora você vê que Ele fez um luminar menor para a noite. Quem é este luminar. Este luminar não tem luz própria, e ele é muito instável. É a igreja, somos nós. E a noite aqui no mundo, mas a lua está recebendo no céu, e ela recebe a luz do sol, e joga para a noite do mundo. Ele colocou lá a lua. Não é igual ao sol, mas tem a luz, refletida. Quando a igreja procura ter luz própria, e começa a falar dela mesma, ela cai. Propósito da igreja é manifestar no mundo a luz de Cristo. E Ele fez aquele luminar para as horas da noite, o momento quando Ele não estiver presente aqui na terra, pessoalmente. Ele enviou o Espírito Santo, para estar em você, para você ser a luz do mundo. Mateus 5 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens que estão na noite, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Segundo luminar nas horas da noite. João cap. 12 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Filhos da luz. Você sabe como é que você foi gerado? Foi quando a luz brilhou para você. Haja Luz. Você vê que a obra que começa no quarto dia, é um ornamento do primeiro dia, assim como o quinto para o segundo e o sexto para o terceiro. Aqui Jesus está dizendo: Você vai se tornar um filho da luz. Essa luz que brilhou para você. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Você vai ter luz neste mundo. 2 Co. 3 8 E todos nós, com o rosto desvendado, refletindo como por espelho, a glória do Senhor ( é a mesma coisa da lua - ela reflete) , somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. Fala nesta obra de transformação que Deus faz nas nossas vidas. Aqui diz,: você, com o rosto descoberto, sem as máscaras, refletindo como um espelho a glória do Senhor. Você começa a refletir a luz de Deus. Segundo luminar. De glória em glória. Este luminar é temporário. Salmo 89 37 Será estabelecido para sempre como a Lua e ficará firme enquanto o céu durar. A lua vai ficar enquanto o céu durar, e no Salmo 72, verso 7 fala assim: Nos seus dias, floresça a justiça e haja abundância de paz enquanto durar a lua. Quando você estiver na presença do Senhor, não precisa mais de lua. A Lua, portanto, é um luminar temporário. Além destes dois grandes luminares, o Sol e a Lua, você menção lá a outros luminares, ou seja, às estrelas. E o que4 seriam estas estrelas. Quando falamos na lua, é aquela luz conjunta, é a igreja junta congregada. Você tem a luz dos santos individualmente. E lá em Coríntios fala que cada estrela difere em glória da outra estrela, e você vê várias vezes na Bíblia dizendo os santos ascendidos ao céu. A posição deles na glória de Deus, não será a mesma. A posição na eternidade, a salvação, os remidos pelo sangue de Jesus, é a mesma para todo mundo, mas no governo de Deus, pode ser diferente. Você vê lá em Filipenses, cap 2 5 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros ( luminares) no mundo. É a sua vida fazendo diferença no mundo. Livro do profeta Daniel. Nós estudamos aqui em setembro, Daniel cap 12 3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Já pensou como é que a Flávia vai brilhar lá? Tanta gente tem aqui nessa sala por causa dela, não é? Vão brilhar como as estrelas no firmamento. Estes são os luminares que Deus colocou para estabelecer o governo apara fazer a separação entre luz e trevas. Sempre. E para prevalecer sobre as trevas. Essa seria a obra do quarto dia. Vamos passar para Levítico, a quarta festa.
Levítico 23. Todo dia tem festa. Esta é a festa de Pentecostes, a quarta festa, e a palavra Pentecostes significa cinqüenta dias. É exatamente o que está dito aqui. Contarei para vós, desde o dia depois do sábado, isto é, o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento. Se você se lembra da terceira festa, você lembra que ida era este. O dia seguinte ao sábado. Que dia era este. O Dia da Ressurreição. Vejam bem. Contarei para vós desde o dia depois do sábado, que sábado é este? Desde o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento. Depois do dia seguinte ao sábado, da primeira oferta, você vai contar sete semanas inteiras, ou sejam quarenta e nove dias, e mais um que é este depois do sábado, cinqüenta dias. Pentecostes. Toda festa do Senhor, como nós lemos no começo do capítulo, tem um tempo determinado. Este é o tempo determinado para a quarta festa. O dia seguinte ao sábado da primeira oferta. O dia seguinte ao sábado da primeira oferta. Conta-se sete semanas, que é a festa de Pentecostes. E o que é que você vai fazer nesta festa. Vai oferecer o quê? Nova oferta. Uma nova oferta. Como eu disse hoje de manhã, muitas pessoas entendem que a primeira oferta é de cevada e que esta oferta agora é a oferta do trigo, que sempre fala da glória celestial. E a colheita do trigo no calendário agrícola de Israel, é mais ou menos sete semanas depois da colheita da cevada. Agora você vai apresentar uma nova oferta. Depois dos cinqüenta dias da primeira oferta. A segunda festa, nós vimos que ela estava diretamente ligada ã primeira festa. Estão lembrados? A Páscoa e os Pães Asmos. Você celebrava a Páscoa. O Senhor morreu por nós, deu a vida por nós no Calvário. Depois ficou sete dias comendo Pães Asmos, para os judeus, no contexto deles. Aqui também, a quarta festa está diretamente relacionada com a terceira festa. O ponto de referência com a quarta festa, é a terceira. Você apresenta a primeira oferta, o primeiro molho, a primeira primícia, e depois você conta os cinqüenta dias, e você então está no dia da festa de Pentecostes. Você sabe o que aconteceu neste dia. Atos Cap. 2. Todos sabem o que é que aconteceu neste dia? Vejam como a palavra de Deus é perfeita, vejam como que Deus já sabia todas as coisas, como as festas do Senhor tem realmente um tempo determinado. O Senhor havia despedido dos seus discípulos depois de quarenta dias aqui na terra, e passados mais dez dias era o dia da festas de Pentecostes, e eles estavam reunidos, no cenáculo, talvez casa da mãe de Marcos e diz o livro de Atos, cap 2 1 ¶ Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Esse é o dia de Pentecostes no Novo Testamento, a nova criação. Foi no dia de Pentecostes que o Espírito Santo veio sobre aqueles cento e vinte cristão, os primeiros, que estavam reunidos na casa da mãe de marcos ou lá no Cenáculo. E ali, pela primeira vez, desde a criação de Adão, a criação do homem, Deus entrou dentro do homem, entrou no espírito do homem, porque a nova criação tem a ver com a vida de Deus em nós. E ali então cumpriu-se o dia de Pentecostes. Porque todas estas prescrições que os judeus receberam, essas festas, elas não são as festas dos judeus. São as festas do Senhor, e o Senhor tem um tempo determinado para o cumprimento de cada uma das suas festas. Você veja que todas estas quatro festas, já estão cumpridas, no sentido profético, mas podem se cumprir na sua vida. No sentido profético, a Páscoa, Pães Asmos, os Feixes Movidos e Pentecostes, já é a época da Igreja. Estas festas a gente já conhece o que elas significam. O dia de Pentecostes, este dia, cumpriu-se verdadeiramente o sentido daquela festa, quando o Espírito Santo veio sobre nós.
Vamos voltar em Levítico. Neste dia vocês apresentarão Nova Oferta. O primeiro molho das primícias, quem foi? Jesus. O Senhor ressurrecto dentre os mortos. Agora vão aparecer outros molhos. Agora vamos ver estes novos molhos. Tem a ver com o Espírito Santo em nós. Como diz lá também na carta de Colossenses 1:27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; A gente sempre falava nós em Cristo, incluídos na morte Dele, incluídos na ressurreição Dele, incluídos na ascensão Dele, mas Cristo também está em você. E o Espírito Santo é quem vai trazer esta realidade, dentro de nós. Vamos dar uma olhada, naquela nova oferta. O que é que vocês acharam de diferente. Hoje no estudo pela manhã, eu não entrei nos detalhes do que significam aqueles objetos tais como farinha, cordeiros, bodes, etc. porque ficaria muito longo. Mas, é claro, que tudo o que tem aqui, tem um significado. Até tenho aqui, mas gastaria bastante tempo para olharmos todos os detalhes. mas um aspecto, se você atentou bem, o que é que tinha na oferta, da segunda festa? Vamos ver aqui. No verso 17 Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao SENHOR. O que é que você notou estranho aí no verso 17? Fermento. Vocês observaram? O que é que isto significa. Vamos ler de Novo. Das vossas habitações trareis para oferta de movimento e dois décimos de efa. Serão de flor de farinha e levedados se cozerão. Na primeira festa eu tenho algumas anotações do significado de algumas coisas. A primeira festa falava que tinha que apresentar ofertas. Para você poder estudar estas ofertas do livro de Levítico, você pode marcar um encontro como este e estudar todas elas. Todas estas ofertas, referem-se a algum aspecto da pessoa do Senhor. Holocausto, Oferta Pacífica, Oferta pelo pecado, todas elas. E aqui então você vai apresentar estas ofertas. São tipos do que foi efetuado na vida do nosso Senhor para a glória e o prazer de Deus. Então aquela primeira oferta fala do cordeiro, que representa a humanidade do Senhor, submissão ao pai. Esse cordeiro tem que ser sem defeito. Era a perfeita humanidade do Senhor. Era o cordeiro de um ano. Cristo como primogênito, tanto falado lá na Carta de Colossenses. A oferta tinha que ser queimada. Essas ofertas queimadas, no início de Levíticos, ele explica detalhadamente. Essa vou passar por alto. A ofertas queimada representa a devoção do Senhor à vontade de Deus, mesmo até a morte. É a consagração total. Se você estudar o holocausto, era inteiramente queimado no altar. Representa a vida toda consagrada a Deus. A oblação era a oferta de comida assim como a ilibação, oferta de bebida. A oblação vai significar a vida de Cristo como alimento para nós. Se você estudar em João 6, o capítulo todo, você verá que lá Cristo é mencionado de três formas: Como o pão de Deus, que desce dos céus, como o pão vivo e como o pão da vida. Se você estudar com detalhes você vai ver isto. Não dá para a gente estudar o capítulo porque ele é grande, mas você vê várias referências de Jesus como o pão, o pão de Deus. Verso 32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. 33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
Oferta de alimento, porque o pão de Deus, o primeiro aspecto, é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Aí eles falaram: Senhor. Dá-nos sempre deste pão. E Jesus falou: Eu sou o pão da vida . Aquele que vem a mim, de modo algum terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. A oblação tem a ver como a vida de Cristo como comida. A farinha fina no meu texto, e a flor da farinha, a parte mais fina da farinha, que revela a textura da humanidade do Senhor. Ele era fino, sensível. Ilibação de vinho. O vinho sempre representa a alegria na Bíblia. Ilibação de vinho, o gozo de vinho, e depois tem um aspecto que nós não conversamos de manhã, mas que são as espigas verdes, os grãos torrados, e o pão. Aqui fala: Não comereis pão nem trigo torrado, nem espigas verdes, até o dia da ressurreição. As espigas verdes é a vida do Senhor aqui no mundo. Os grãos torrados, é a vida que foi tirada sob o juízo de Deus. E o pão, é o Cristo como alimento para a nossa alma. Está dizendo para não comerem até o dia da ressurreição. Vejam bem. Nenhum grão nós não podemos ter, até que Cristo estivesse ressuscitado. E torrado é quando a vida é tirada sob o juízo de Deus. Queimar. Nenhum alimento nós poderíamos ter. O Espírito Santo não poderia vir enquanto o Senhor não subisse, não ressuscitasse. Oferta levedada. Isto é singular na palavra de Deus. Você apresentando alguma coisa ao Senhor, com fermento. Porque que será que tem isto nesta oferta? O que é que tem a ver com esta festa de Pentecostes? Somos nós. Nós temos fermento. Mas o Senhor nos está aceitando, mesmo com fermento. É uma oferta com fermento e Ele aceita. Tremendo. Por isso que aquela idéia do homem se tronar sem pecado, não existe. Você tem fermento na sua vida. E a Bíblia é muito precisa. Se você ler a Bíblia toda, você não vai encontrar isso. Mas, no dia de Pentecostes, o Senhor entrou em pessoas que tinham fermento. E no dia que você aceitou o Senhor e confessou o nome Dele, o Espírito Santo entrou em você, e você tinha fermento, e tem. Mas, é claro. Onde é que o Espírito Santo entrou? No espírito renascido, no espírito recriado. Mas a oferta é o homem todo, é você, e a Bíblia sabe que você tem fermento Você veja então, que a segunda oferta, depois dos cinqüenta dias, o único lugar na Bíblia, que fala em fermento. Como que Deus conhece a nossa natureza. Não adianta você querer parecer para Deus uma coisa que você não é. Porque a nossa oferta tem fermento. Eu acho isso tremendo, maravilhoso, como que Deus fala as coisas de uma maneira assim, tão clara. Então veja bem. Cinqüenta dias. Eu havia dito no começo. Do dia seguinte ao sábado, você conta sete semanas inteiras, dá cinqüenta dias e estes cinqüenta dias significam Pentecostes, que é quando vai ser apresentada a primícia da colheita do trigo e o trigo também é uma figura na Bíblia dos Santos, na igreja. Vocês já viram um campo de trigo maduro, pelo menos em uma fotografia? Como é que é? Amarela,. Por isso que diz que o Reino de Deus, e semelhante a alguém que semeou boa semente no seu campo, mas quando o trigo começou a nascer, o que é que apareceu lá no meio? Joio. E trigo depois que ele amadurece e curva, ele tem muito pouca raiz, pois está querendo subir para o céu. Você arranca o trigo facilmente. Você puxa o trigo. Tente arrancar o joio. Ponha os dois pés e puxe. Não sai. Tem raiz na terra. Está preso.
A segunda oferta é quando o Espirito Santo veio sobre nós. Ele escolheu assim, é o tempo determinado por Deus. Mas é muito significativo que a oferta desta festa seja apresentada com fermento, como diz aqui. Essa é a nova oblação. O que é que é isto? É o Espírito Santo em nós. Cristo reproduzido em nós. Triunfo da graça e sabedoria do poder de Deus. Deus sabe que tem fermento na sua vida. Mas Ele vai mudar a sua vida. Ele vai transformar a sua vida, e Ele aceita você do jeito que você é. Se você quer primeiro dar uma melhoradinha, para depois aceitar o Evangelho, desista, você não vai conseguir nunca. Você tem que ir a Deus, do jeito que você está. Ele vai te receber, vai mudar a sua vida, mas Ele recebe você do jeito que você é. É isto que significa essa oferta levedada. Assim como nós passamos rapidamente sobre o significado daquele monte de coisa que tem aqui na terceira festa, na quarta festa, que também não vamos entrar em detalhes. A nova oblação nós já falamos. É o Espírito Santo nos Santos. A farinha fina, que aparece aqui novamente. Já pensou? Farinha fina na nossa vida. É o caráter de Cristo que vai aparecer em você. Farinha fina. Vai ficar uma maravilha. O fermento na Bíblia sempre significa algo ruim, significa o pecado. Deus sabe que tem o pecado na nossa vida, e mesmo assim, nos aceita. Por isso é que a gente precisa lembrar da Páscoa sempre como estatuto perpétuo. Se você fala que não tem pecado, a Bíblia fala que você é mentiroso. A pessoa que fala que não tem pecado, acabou de pecar. Falou uma mentira. Mas a Bíblia diz também que 1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. A base da nosso oferta a Deus, não é a nossa santidade própria. É a santidade Dele, o mérito Dele. A vida de Cristo em nós, que nos torna aceitáveis a Deus. Não se apresente a Deus, diante de Deus, sob qualquer outra base, porque você não será aceito. A única base para ser aceito diante de Deus: Cristo.
As duas dízimas de um efa, que aqui é mencionado, tanto na oblação da terceira festa como nesta daqui, e se você estudar aquela parte do sacerdote, aqueles pães que ficavam lá no lugar Santo do templo, também eles tinha que ser feitos com duas dízimas de um efa. Sempre, duas dízimas. Dez significa responsabilidade. Duas dízimas: responsabilidade dupla. Responsabilidade perante Deus, e responsabilidade contra o homens, pelos pecados que nós cometemos contra os homens. Quando você estuda os dez mandamentos, ele tem duas partes também. Uma se refere a deus. Os quatro primeiros. E os seis outros se referem aos homens. Os dez mandamentos são divididos em duas partes. Uma deles se refere a Deus e a outra aos homens, e assim como Adão transgrediu o mandamento de Deus, se tornou culpado diante de Deus. Mas Cain, matou o seu irmão. Ele pecou contra o seu irmão. A dupla responsabilidade que o homem tem. Vamos ler aqui. Tem um detalhe aqui, que vale a pena ler, sobre o fermento. 17 Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao SENHOR. Levedados se cozerão. O que é que significa o cozimento? Você tem fermento, mas Deus vai te cozinhar. Ele vai te cozinhar: Levedados se cozerão. Por que o cozerão? Para anular o fermento e expressar a farinha fina, que é a Natureza de Cristo. É o que João Batista falou: Para que eu diminua e Cristo cresça. (João 3:30 Convém que ele cresça e que eu diminua.) Eu diminua e Cristo cresça. Primeiro você diminui, para que Cristo cresça. Como é que Ele pode crescer se você não diminui? Tem farinha fina e tem fermento. Levedados se cozerão. Esse forno para cada um, Deus dará na medida certa, a temperatura certa, Deus sabe o tanto que há de fermento, o tempo de cozimento, o tanto que tem de farinha. Deixem com Ele. Vamos resumir aqui.
Das vossas moradas. Vejam bem. Esse Cristo em você agora, não é só na congregação mais. É aonde você mora. É lá que você tem que expressar a farinha fina, o caráter de Cristo, nas vossas moradas. O novilho. Aqui fala sobre o novilho. Paciente sofrimento do Senhor. Dois carneiros. Devoção à vontade de Deus. O cordeiro, a voluntariedade do nosso Senhor . Ele falou: Ninguém toma a minha vida. Tem gente que acha que pessoas mataram a Jesus, tomaram a vida Dele. Ele falou: eu dou a minha vida, ninguém pode tirar a minha vida, mas Eu a dou e a tomo de Novo. João 10:17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. O nosso Senhor, escolheu dar a vida por nós, e o cabrito é a habilidade Dele para morrer por nós. Muitas pessoas poderiam querer morrer por nós. Mas seriam elas aptas? Eram sem fermento? Elas tinha condição? Por Exemplo. Moisés desejou morrer por nós, pelos israelitas. Paulo falou que se ele pudesse daria sua vida pelos israelitas. Finalmente a oferta pacífica quer fala aí é a comunhão. Eu não quero entrar nestes detalhes, pois isto tem a ver com o Antigo Testamento. Claro que tudo o que tem no Antigo Testamento revela alguma coisa do Senhor. Toda a Bíblia revela o Senhor. Não vamos entrar nestes detalhes. Então, a quarta festa, o dia de Pentecostes, representa o Novo homem. Quem é o Novo homem? Cristo é o segundo homem, mas o sentido pleno da palavra Novo Homem, é Cristo Formado Em Nós. Por isso se diz: Cristo em vós. O Novo homem não é o Cristo pessoal, mas Cristo caracterizado nos santos pelo Espírito. É isso que Deus está querendo fazer na nossa vida e essa festa vai representar isto. É o que o Espírito Santo veio fazer aqui na terra: produzir em mim e em você o caráter da farinha fina, o caráter de Cristo em nós. Algo celestial, começando - no quinto dia vai aparecer plenamente - a ser manifestado: a vida de Cristo em nós. As realidades celestiais, o homem celestial, luz nas trevas aqui na terra. Cristo começa a ser expressado na vida dos seus Santos. A luz da lua, a luz das estrelas, a vida de Cristo começando a ser expressada aqui no mundo através de pessoas como nós. Se você tiver a luz que Deus quer dar para você, essa festa começa na sua vida. O Espírito Santo vai encher a sua vida, vai trazer a plena realidade que você já tem nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Esta é a obra de Deus do quarto dia celebrada nesta quarta festa. O Espírito Santo sobre nós, a realidade celestial.

Sem comentários: