20 junho, 2008

Se Jesus não houvesse nascido...

A propósito do Senhor como luz do Mundo, escreveu o pensador cristão J. C. Ryle:

"Cristo é para as almas dos homens o que o Sol é para o Mundo.

Há vinte séculos, na nação judaica (nessa altura sob a tutela de Roma), nasceu a personagem mais ilustre e grandiosa de todos os tempos, a qual mudou o curso da História. Referimo-nos obviamente a nossa Senhor e Salvador Jesus Cristo. Acerca d'Ele disse alguém: "Todos os exércitos que já marcharam, todos os navios já construídos, todos os parlamentos já estabelecidos e todos os monarcas que já reinaram, postos juntos, não afectaram a vida da humanidade, com tanto poder, quanto Aquela vida solitária."

DEPOIMENTOS DE PERSONALIDADES FAMOSAS SOBRE CRISTO

Numerosíssimas personalidades de renome mundial - até então crentes -teceram os mais rasgados elogios a Jesus. Damos alguns exemplos. Ernest Renan: "Jesus foi o maior génio religioso que já viveu. Sua beleza é eterna e seu reinado não terá fim. Ele é, em todos os aspectos, único; ninguém em coisa alguma pode comparar-se a Ele (...). Sejam quais forem as surpresas do futuro, Jesus jamais será ultrapassado."

Blaise Pascal: "Jesus Cristo é o centro e o objecto de tudo; aquele que não O conhece, nada conhece da natureza nem de si mesmo." Jean J. Rousseau: "Se a vida e a morte de Sócrates foram as de um sábio, a vida e a morte de Cristo foram as de um Deus." Albert Einstein: "Eu sou judeu, porém a figura luminosa do nazareno impressionou-me de modo profundo. Ninguém se expressou de maneira tão divina como Ele. De facto existe apenas um lugar no Mundo aonde não vemos escuridão. Trata-se da pessoa de Cristo. Nele, Deus mostrou-se a nós de forma mais clara."

Karl Barth: "Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Sua humanidade adquire extensão e profundidade porque é precisamente a humanidade assumida pelo verdadeiro Deus." Boris Pastermak: "Só depois da vinda de Cristo é que o tempo e o homem puderam respirar livremente. Só depois d'Ele é que os homens começaram a viver para o futuro."

Estes são depoimentos a respeito da maravilhosa pessoa de Cristo, os quais revelam ser o Divino Mestre uma "figura luminosa". E assim que o classificou expressamente o prémio Nobel da Física no ano de 1921. Mas Jesus Cristo não se restringe a mera figura luminosa, mesmo incomparável. Ele é "a luz do Mundo", "a luz verdadeira", "a luz que resplandece nas trevas", como está escrito na Bíblia Sagrada. O Salvador do Mundo é a Fonte e o Manancial da luz divina que nos deseja envolver, iluminar e guiar através do labirinto de uma vida sem sentido na Terra, rumo à eternidade com Deus.

A propósito do Senhor como luz do Mundo, escreveu o pensador cristão J. C. Ryle: "Cristo é para as almas dos homens o que o Sol é para o Mundo. Sim! Ele é o centro e a fonte de toda a luz espiritual, da vida, da animação, do crescimento, da formosura, da fecundidade. A semelhança do Sol, alumia para bem de toda a humanidade - do nobre e do plebeu, do rico e do pobre, do judeu e do grego. E, como é visto o Sol, assim todos o podem contemplar. Se, acaso, houvesse homens tão néscios que quisessem habitar em subterrâneos ou vendar os olhos, teriam de culpar-se a si mesmos da obscuridade que os rodeava e jamais atribuir defeito ao Sol. Igualmente, se milhões de pessoas preferem as trevas à luz espiritual, são elas as culpadas da sua cegueira e não Cristo: 'Enfatuaram-se nas suas especulações e ficou em trevas o seu coração insensato' (Rm 1:21)".

JUSTEZA DA CELEBRAÇÃO DO NATAL

Natal (do latim natale) é a quadra festiva do ano durante a qual mais de um bilião de pessoas, no Globo terráqueo, recordam solenemente a encarnação do Verbo o nascimento miraculoso do h prometido. Não obstante desconheci data em que nasceu, comemorar magno acontecimento com um mis reverência, júbilo e gratidão, pois Í houvesse Natal o ser humano ( privado da vida eterna que Deus cc graciosamente a quem a deseja ramente.

Tal época é aproveitada até agnósticos e ateus que confraternizar familiares e amigos. Tambén comerciantes não deixam fugir seme oportunidade de lucrarem com ne; por vezes impróprios. Todavia, fe condignamente o Natal de Jesus é bênção e inspiração para quantos nas<> Viver cada dia o Natal no nosso coração não formalmente uma vez por conforta-nos, edifica-nos, alegra-nos, 1 nos felizes.

Diga-se de passagem que não p<>

Já agora consideremos se é legítimo ponto de vista cristão, festejar-se o nat; honra de Cristo, visto ignorar-se o c mês e o ano do Seu nascimento. Cristandade há dirigentes que se n<>

Sendo Jesus Cristo verdadeiro Dei perfeito homem, duas naturezas num pessoa (como ensinam as Escrito Sagradas, e como numerosas vezes te demonstrado nas páginas desta revista; naturalíssimo prestarmos culto ao Sei Jesus, adorarmos o Filho de Deus. Ceie se em toda a Terra, praticamente em te os tempos, o nascimento de político militares, filósofos e cientistas, escrito pintores... com muito mais razão universo!

DATA CONTROVERSA DO NASCIMENTO DE JESUS

Concernente à tradicional época do ano em que a maioria dos cristãos recorda a natividade de Cristo pedimos vénia para transcrever a opinião do teólogo Russel Norman Champlin: "Os historiadores têm reunido muitas evidências relevantes mas inconclusivas acerca da data exacta do nascimento de Jesus. As modificações nos métodos de cálculo do calendário têm aumentado suas dificuldades. Sabemos, com base na narrativa do Evangelho de Mateus, que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande; e sabemos que Herodes morreu em 4 a.C. Mas não há nenhuma razão especial para concluirmos que 25 de Dezembro foi a data do nascimento de Jesus. Em Roma, desde há muito havia celebração em torno do solstício de Inverno, e no dia 25, que era o último dia da saturnália, ou festividades dedicadas a Saturno, havia festas irrestritas. Sempre foi conhecida essa data como Dies Natalis Invictí, nascimento do inconquistável. Posto que o povo costumava fazer celebrações nessa data, talvez alguém tenha sugerido que bem poderia ser declarado como o dia do nascimento do Salvador. Mas foi somente no ano de 354 d.C. que Justiniano decretou oficialmente que a data de 25 de Dezembro celebrava o nascimento de Jesus. Mas alguns estudiosos modernos pensam que uma data, durante a Primavera, seria mais provável.":

O mesmo exegeta, na análise feita ao Evangelho de S. Lucas 2:8, escreve: "No princípio do século III d.C, em alguns círculos da igreja cristã celebrava-se o aniversário natalício de Jesus a 6 de Janeiro. A partir do século IV essa data foi mandada para 25 de Dezembro (...). A implicação da história de Lucas é que Jesus nasceu num período do ano em que as ovelhas ainda podiam ser conservadas ao relento, à noite, o que só poderia ter acontecido entre Abril e Novembro. Tanto Mateus quanto Lucas deixam entendido que o nascimento de Jesus teve lugar à noite. Lucas com frequência insiste que a revelação divina é conferida a indivíduos humildes (...). (Ver Lc 1:53:6:20; 7:22)."3

Prossegue Champlin: "Há uma nota na Mishnah' que indica que as ovelhas reservadas para o sacrifício no templo eram postas a pastar nos campos que circundavam Belém; e isso empresta um interesse to ao especai ao lacto a narrado, e pode explicar, em parte, a fé devoção dos pastores, que podem ter si homens especialmente nomeados para e tarefa, visando o benefício da adoração efectuada no Templo. Pela providência Deus foi-lhes permitido estarem preseni no nascimento do Cordeiro de Deus. Lerr que, de forma geral, os pastores pertenci: a classe considerada pelos rabinos, e is porque os pastores usualmente faziam-ausentes das observâncias religiosas, p causa da sua forma de actividade. A manei de viver dos pastores tornava impossível observância estritamente legal e religío: Não obstante, receberam, por ocasião c nascimento de Jesus, uma experiência religiosa de significação incomunicá, corr altíssimo privilégio."3

Convém dizer algo sobre o facto c Senhor Jesus haver nascido vários anos anti da Era Cristã, a qual deveria coincidir com ano do Seu nascimento.

Em 526 d.C o Imperador Justiniano encarregou o abade dominicano Dionísi Exíguus de organizar um calendário cor início no ano do nascimento de Jesus Cristc Seria um calendário original distinto d' Juliano.

Recorde-se que nessa ocasião Israe estava integrado no Império Romano, cuj<>

No calendário de Dionísio, actualmente em vigor em numerosas nações, a História é dividida em dois períodos: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C). bastante tempo após o calendário romano haver sido substituído pelo cristão, descobriu-se o lapso de Dionísio. O mesmo fixara a data de nascimento de Jesus Cristo em 753 AUC (Ab urbe condita - desde a fundação da cidade) em lugar do ano 749 ou talvez 747 AUC. Jesus nasceu 4 a 6 anos antes da Era Cristã! Trata-se evidentemente de um erro de cálculo que permanece há 15 séculos.

E SE JESUS NÃO NASCESSE?

Na introdução do livro £ Se Jesus Não Tivesse Nascido? (editado originalmente nos Estados Unidos em 1994), os respectivos escritores asseveram: "Vivemos na Era em que um único preconceito é permitido - a intolerância ao cristianismo. Michael Nova, um colunista de destaque, certa vez disse

que actualmente não se pode expor nem ridicularizar grupos como os afro-americanos, os índios americanos, as mulheres, os homossexuais, os polacos e assim por diante. Hoje, o único grupo do qual se pode zombar publicamente são os cristãos. Ataques à igreja e ao cristianismo são comuns. Como Pat Buchanan disse uma vez, 'malhar no cristianismo é um desporto popular'. Mas a verdade é esta: se Jesus não tivesse nascido, este Mundo seria muito mais infeliz do que é. Na verdade, muitos dos feitos mais nobres e benignos encontram sua motivação no amor por Jesus Cristo e algumas das nossas realizações têm também sua origem no serviço prestado ao humilde carpinteiro de Nazaré."6

A autora de Mananciais no Deserto trabalhou como missionária na Coreia e Japão. Nesse volume de cariz devocional abundam também textos seleccionados de múltiplos pensadores. Tomamos a liberdade de reproduzir uma interessante reflexão natalícia, com a qual finalizamos este artigo.

"Há alguns anos foi publicado um curioso cartão de Natal com os dizeres: Se Cristo não tivesse vindo. Falava de um pastor que adormeceu no seu escritório numa manhã de Natal e sonhou com um Mundo para o qual Jesus nunca tinha vindo.

No seu sonho viu-se a andar pela casa: mas lá não havia presentes no canto da lareira, nem árvore de natal, nem coroas enfeitadas; e não havia Cristo para confortar, alegrar e salvar. Andou pelas ruas mas não havia igrejas com as suas torres agudas apontando para o Céu. Voltou para casa e sentou-se na biblioteca, mas todos os livros sobre o Salvador tinham desaparecido.

Alguém bateu à porta e um mensageiro pediu-lhe que fosse visitar a sua pobre mãe que estava à morte. Ele apressou-se a acompanhar o filho choroso; chegou àquela e disse: 'Eu tenho aqui alguma coisa que a confortará'. Abriu a Bíblia, procurando uma promessa bem conhecida, mas viu que ela terminava em Malaquias. E não havia Evangelho, nem promessa de esperança e salvação. E ele só pôde abaixar a cabeça e chorar com a enferma, em angústia e desespero.

Não muito depois, estava ao lado do seu esquife, dirigindo o ofício fúnebre, mas não havia mensagem de consolação, nem palavra de ressurreição gloriosa, nem Céu aberto; havia somente 'cinza a cinza e pó ao pó', e um longo e eterno adeus. O pastor percebeu, afinal, que 'Ele não tinha vindo'. E rompeu em lágrimas e amargo pranto no seu triste sonho.

De repente acordou ao som de um acorde. E um grande brado de júbilo saiu-lhe dos lábios ao ouvir, na sua igreja ao lado, o coro a cantar: 'O vinde, fiéis, triunfantes, alegres./ Sim, vinde a Belém, já movidos de amor./ Nasceu vosso Rei, o Cristo

prometido./ Oh, vinde adoremos ao Senhor!'

Regozije -nos e alegremos porque 'Ele veio!' Lembremos- palavra do anjo: 'Eis aqui vos trago no grande alegria, que será para todo o pois na cidade de David vos nasceu Salvador, que é Cristo, o Senhor' (Lc I I - grifo da autora).

'Se é grande a maldição que vem pecado/ Maior é a profundeza/ Do a da riqueza/ Que Deus tem para ti n<>

Que o nosso coração possa dessa terra em compaixão pelos povos pagãos, q têm o dia bendito do Natal de Cristi comei as gorduras, bebei as doçuras, i porções aos que não têm nada preparai si' (Ne 8:10- grifo da autora).7

Autor do texto bíblico

Pastor Fernando Martins

Sem comentários: