17 maio, 2008

O sentido Bíblico da Fé

A verdadeira base da fé é... o trabalho que Cristo efectuou na cruz.
A fé cristã gira ao redor da realidade da existência de Deus, do Seu existir. Também gira ao redor da aceitação do facto de que o dilema do homem é moral e não metafísico. Cada pessoa deve defrontar essas duas coisas ao seu próprio nível como questão de verdade.
Quando o carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas: "Que é necessário que eu faça para me salvar?", a passagem bíblica que se segue é: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregaram a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa". (Act. 16:30-32)
O que Paulo e Silas disseram em resposta à pergunta não caiu no vazio. Por causa do terramoto e da maneira admirável como Paulo e Silas se comportaram na prisão, o carcereiro tinha razão para estar cônscio da existência de um Deus pessoal - que actua na história, responde às orações e dá realidade à vida dos homens.
Mas isso não foi tudo. Toda a cidade estava agitada por causa do que Paulo e Silas haviam dito e feito antes de serem postos na prisão. Finalmente, pela precisão da interrogativa do carcereiro e pelo que sabemos de outras passagens bíblicas sobre o costume constante de Paulo, parece que o carcereiro já ouvira a mensagem cristã do próprio Paulo.
Depois de levá-los a sua casa, lemos que Paulo e Silas falaram mais do Senhor para eles e sua família. Só depois disso (e não temos razão para crer que fossem apenas minutos de conversa) todos creram.
A verdadeira fé cristã baseia-se em conteúdo. Não é algo vago que substitui a compreensão real, nem é a força da crença que tem valor. A verdadeira base de fé não é a própria fé, mas o trabalho que Cristo terminou na cruz. A minha crença não é a base para ser salvo; a base é o trabalho de Cristo. A fé cristã dirige-se ao exterior, para uma pessoa real: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo".
Uma vez que a verdade da existência de Deus é conhecida e sabemos que temos culpa moral verdadeira perante o Deus santo, então deveríamos estar gratos por conhecer a solução para o nosso dilema. A solução vem do lado de Deus, não do nosso.
O conteúdo das promessas proposicionais de Deus agora começa a parecer-nos maravilhoso. Paulo e Silas fizeram tal promessa proposicional ao carcereiro, e na Bíblia dá-nos estas promessas de forma mais geral. Em João 3:36, por exemplo. Lemos: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece".
Há uma forte antítese nesta passagem das Escrituras Sagradas. A segunda parte do versículo fala da perdição presente e futura do homem: a primeira dá a solução de Deus. A chamada à fé cristã fundamenta-se nas promessas proposicionais de Deus. Devemos ponderar se estas coisas são verdade, porém defrontamos então uma escolha: ou cremos n'Ele, ou chamamos mentiroso a Deus e afastamo-nos sem querermos inclinar-nos perante Ele.
Quando uma pessoa se defronta com as promessas de Deus, a fé cristã significa inculpar-se duas vezes: Primeiro, necessita inclinar-se na área do Ser (metafisicamente), isto é, reconhecer que é uma criatura perante o Criador infinito - pessoal que existe. Segundo, precisa de inclinar-se na área da moral, isto é, reconhecer que pecou e que portanto tem culpa moral verdadeira perante o Deus que existe. Se ele tem culpa moral verdadeira perante um Deus infinito, encara o problema que ele, como ser finito, não tem como remover esta culpa. De modo que aquilo que necessita é uma solução não humanista. Agora ele depara com a promessa proposicional de Deus: "Crê no
Senhor Jesus Cristo, e serás salvo".
O que resta é o significado de "crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo". O que resta é o significado de "crê no Senhor Jesus". O que significa crer em Cristo, confiar a vida a Ele? Eu diria que há quatro aspectos essenciais a ser considerados. Outros pormenores podiam ser considerados também, mas estes são cruciais. Não são "slogans" que devem ser repetidos mecanicamente e não precisam ser ditos com as mesmas palavras, mas o indivíduo deve chegar a uma conclusão e confirmação positivas sobre eles, caso deva crer no sentido bíblico da palavra:
1.Você crê que Deus existe, que é um Deus pessoal e que Jesus Cristo é Deus - consciente de que não estamos a falar da palavra ou da ideia Deus, mas de Deus infinito -pessoal que existe?
2.Você reconhece que é culpado perante este Deus - convicto de que não estamos a falar de sentimentos de culpa, mas de culpa moral verdadeira?
3.Você crê que Jesus Cristo morreu no espaço e no tempo, na história, na cruz, e que quando morreu, a Sua obra substitutiva em sofrer o castigo de Deus pelo pecado foi inteiramente alcançada, e que é completa?
4.Baseado nas promessas de Deus em Sua comunicação escrita connosco (a Bíblia), você quer entregar-se a Cristo como seu Salvador pessoal -não confiando em nada que você tenha feito ou venha a fazer?
Porém, anote com cuidado que a promessa de Deus:
"Quem crê no Filho tem a vida eterna" baseia-se em: Deus existir; Cristo ser a segunda pessoa da Trindade, cuja morte, portanto, tem valor infinito; não me apresentar presunçosamente imaginando que posso salvar-me a mim mesmo, mas entregar-me à obra completa de Cristo e às promessas de Deus.
A minha fé é simplesmente as mãos vazias com as quais aceito a dádiva de Deus.

OS SETE PECADOS MORTAIS
Cannon Donaldson, da Abadia de Westminster, catalogou os sete pecados mortais da presente ordem social, da seguinte forma:
POLÍTICOS SEM PRINCÍPIOS;
RIQUEZA SEM TRABALHO;
PRAZER SEM CONSCIÊNCIA;
CONHECIMENTO SEM CARÁCTER;
COMÉRCIO E INDÚSTRIA SEM MORALIDADE;
CIÊNCIA SEM CRISTIANISMO;
TRABALHO SEM SACRIFÍCIO.
Autor do Artigo ;
Francis Schaeffer

Sem comentários: