06 maio, 2008

Biotecnologia

Existe uma tensão entre o pensamento religioso e a comunidade; cientifica em geral. Nós olhamos para o ser humano como um acto da criação de Deus, e por consequência temos como ponto central dignidade humana e a igualdade, enquanto os cientistas olham para! mesmo ser humano como o somatório de um conjunto de causa materiais que podem ser entendidas e manipuladas pelo homem olhando para a nossa posição com preconceito. No entanto dignidade humana transcende o campo religioso e é defendida porque muitas pessoas que não professam uma fé.
Ainda que muitas outras pessoas não entendam, nem aceitar nossos valores éticos, as Sagradas Escrituras continuam a ser a base sobre a qual nós edificamos a nossa ética.
Em face disto, para nós qualquer vida humana é inviolável, não sendo, contudo, um valor absoluto por si mesmo. Não podendo reduzir outra pessoa a um meio para atingir um determinado fim, 01 seja, não podemos desvalorizar a pessoa do ser humano e idolatrar | bem estar individual.
Na fé cristã o indivíduo é importante, mas a individualidade sempre vista em termos de relacionamento. Ou seja, "o indivíduo é. mas não existe aparte da sociedade"". Rejeitamos o individualismo reinante na nossa sociedade, pois constitui uma deformação da personalidade humana que acarreta, entre outras coisas, a solidão!
Por último, o homem pode ser cooperador de Deus na manutenção da Sua criação, isto traz um direito e uma responsabilidade. Com o crescente desenvolvimento tecnológico a responsabilidade tem vindo a aumentar. Devemos fazê-lo de maneira que honre e dignifique o Dono da criação. A tecnologia deve estar sujeita a valores transcendentes e deve ser gerida por valores deontológicos.
Autor do Artigo ;
Novas de Alegria

Sem comentários: