28 abril, 2008

A vida de José

Estou aqui com quarenta ilusórias cópias, e pelo que estou vendo, por alto, tem mais de quarenta pessoas. Há casais. Solteiros recebem metade da apostila.

Mauro. Como é que nós vamos fazer aqui? Semana que vem nós traremos mais. Vamos distribuindo aí, por favor, para que o pessoal acompanhe. Cada duas pessoas acompanhem em uma apostila. Semana que vem traremos mais umas vinte cópias. Aí completa. A apostila é só um esboço dos pontos que nós vamos comentar. Não precisa sangrar se não receber. Antes da oração em que vou agradecer a Deus a confiança que ele deposita na gente de poder trazer a sua palavra e ano passado fomos convidados por alguns irmãos para ministrar em algumas quintas feiras. Deveremos estar aqui este ano algumas vezes. Dessa vez nós vamos estar três quintas feiras, durante o mês de fevereiro. Vamos estar conversando sobre a "Vida de José", que é uma das histórias mais interessantes da palavra de Deus.

Estava conversando com a liderança neste domingo e ficou tudo acertado. Recebemos a benção para estar aqui ministrando. Os irmãos que vão estar estas três quintas feiras compartilhando, eu queria pedir que depois fossem tiradas mais uma cópias então.

Queria orar então, agradecer a Deus, sobre o que a gente vai conversar sobre José. Amém? Feche os seus olhos um pouquinho agora.

Oh! Deus nós te agradecemos por poder chegar até aqui. Alguns aqui ó Deus estão passando um momento muito difícil, outros um momento menos difícil. Mas, na realidade nós queremos é caminhar a cada dia, queremos aprender, pois estamos aqui para aprender ó Deus, estudar a tua palavra, para caminha na luz da tua palavra. Eu te peço Senhor que estas três quintas feiras sejam enriquecedoras, sejam práticas, sejam ó Deus, aquela comida que a gente já pode sentir as bençãos na nossa vida. Amanhã cedo, que nós possamos já, colocar em prática. Nós oramos e agradecemos por esta oportunidade, que o Senhor nos ajude e nos dê graça. Que seja um tempo que valha a pena. Enriquecedor. Em nome de Jesus. Amém. Amém queridos?

É muito bom estar aqui com vocês, alguns aqui eu já conheço, e outros estou conhecendo hoje. Mas, com certeza, Deus conhece cada um, e Deus sabe da necessidade de cada um. A vida de José - daqui a pouco vou começar a falar um pouco mais sobre ele - ela é tão rica, tão interessante na Bíblia, que só eu já tive o privilégio de fazer três estudos diferentes da vida de José, e estou começando o quarto. Um é este que a gente vai fazer aqui, um outro sobre o Sonho de José, que já está pronto, e outro como José como boas obras, e agora estou pensando em fazer um estudo sobre o lado humano de José. E José foi uma benção nas mãos de Deus. Pessoalmente ele não era fácil não gente. Não é? Igual a nós mesmos, não é? Só a graça de Deus nisso. Quando a gente entrar no céu: Cheguei. Graças a Deus. Tem irmão que vai falar: "É aqui mesmo. Tem certeza"? Não é? Que o Senhor possa realmente nos abençoar.

A gente vai falar sobre a Vida de José. Aqui estão alguns tópicos, No final se a gente puder vamos responder a algumas perguntas, vamos tentar caminhar juntos e aprender. Não é uma história desconhecida da Bíblia. Muito conhecida, e mais conhecida como José do Egito.

O terceiro patriarca de Israel, chamava-se Jacó. Abraão, Isaac e Jacó. Jacó teve doze filhos. Dois com Raquel, os dois últimos, José e Benjamim, e no parto deste último filho ela faleceu, indo para Belém. Aliás é a primeira vez na Bíblia que cita sobre Belém é em Gn 35, quando é o nascimento de Benjamim. Ela não deu este nome de Benjamim, não. Ela deu um outro nome, e o pai é que deu o nome de Benjamim, que significa filho da minha honra, filho da minha mão direita. Jacó tinha um carinho muito grande pelos dois últimos filhos. Eram filhos da sua velhice. Especialmente José. Em um dos "Natais" da época, deu para ele uma túnica de várias cores. Seria mais ou menos hoje, para se ter uma idéia da discrepância do presente dos outros, é como se tivesse doze filhos, uma camisa para onze e um carro para José. Isso para você ver a diferença, que seria ganhar uma túnica de várias cores, na época. Ele recebeu este presente.

A história dele é narrada em Gênesis 37 até 50. Grande parte do livro de Gênesis, trata da vida de José. Quero estimular você, para a semana que vem, deixar como "Para Casa" você ler, pelo menos uma vez, você ler Gênesis 37 até 50. Pode pular o 38 que é um parêntesis sobre um vacilo de Judá que era irmão de José. Pode ler então, 37, 39 em diante até o 50 que inclusive termina com o enterro de José. Cap. 50 é o enterro dele lá no Egito. Então nós vamos caminhar na vida de José.

A história começa quando ele tinha 17 anos, e ele era uma espécie de dedo duro mor, porque em Gênesis 37 diz que ele ia nos campos, para ver os irmãos cuidarem dos animais, e chegava em casa para contar para o pai o que os irmãos haviam feito. Então, os irmãos tinham um carinho muito grande por ele. Se você acha que esse negócio de dedo duro é coisa atual, nós temos aqui, um dedo duro hebreu, de 17 anos. A coisa complicou quando José contou para os irmãos um sonho que ele teve. Ele sonhou que ele estava apanhando um feixe de trigo no campo, e o feixe dele ficou de pé, e os outros onze feixes se ajoelharam diante do feixe dele. Tem muitas pessoas que tem dificuldade de interpretar sonhos. Não tem? Os irmãos de José não tiveram não. Na hora eles falaram: "Que conversa é esta? E você acha que a gente vai se ajoelhar diante de você? Você é o quase caçula. Você é um QC. E ainda tinha Benjamim que era o caçula. Esse nem dedurava. Nem saía de casa. Já pensou Rubens, o mais velho dos doze, homem experiente, e aquele menino de 17 anos. Imagine que você está na empresa há vinte anos chefiando um setor, e chega um rapaz para estagiar. Ele fala: "queria dizer que daqui a algum tempo você vai estar na minha mão". E aí você fala. Gracinha do Titio. Não é? Mais ou menos a sensação que Rubens teve, daquele menino de 17 anos. Ele passou a ser apelidado de "sonhador". Não é a toa não é?

Logo depois teve um segundo sonho, e viu que o sol a lua, e onze estrelas se ajoelhavam diante dele. Aí foi o pai dele que interpretou rapidamente. O pai e a mãe falaram: "Meu filho!!!" Porque pai é diferente. Não é? Os irmãos falam: "O que é que é coisa ruim". Pai e mãe falam: "Meu filho!!! Que sonho estranho e este que você teve? Seu pai e sua mãe se ajoelhar diante de você? Meu filho!!!! Não come tanto churrasco antes de dormir!!!! Que sonho estranho é este?" E daí para frente a vida de José virou uma loucura atrás da outra. Mais ou menos igual a sua. Uma confusão atrás da outra. Foi vendido pelos irmãos. aliás eles queriam matar a ele. Na região de Dotã, porque eles levavam o gado para onde tinha pastagem, então nessa época eles estavam nessa região, onde havia uns poços, que eles faziam, para recolherem as chuvas, e o gado pudesse beber. Nessa época, não havia chuva e os poços estavam secos, e eles então, com José fazendo a função dele de dedo duro, disseram: Gênesis 37:19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador. Vamos matar a ele. Aí Rubem retrucou. Não matem não. Vamos jogá-lo no poço e deixar ele apodrecer no poço. Mas era um plano de Rubem. O mais velho se sente na obrigação de resolver as coisas. É ou não é? Deixa-me te dar um exemplo. Compartilhe com o irmão do meio da sua casa que você está sem dinheiro. Ele vai falar que também está. "Você sabe que se eu tivesse. Situação está difícil". Se você falar com o irmão mais Velho, primeiro ele vai te dar um sabão!!! "Como é que você gasta assim! Quanto que é ? Me dá esse negócio aqui!! Não me procure mais, heim!!!!" Ele vai pagar tudo. Tem algumas exceções. E época de crise, até o mais Velho também. Rubem, como era o mais Velho, se sentiu na obrigação de dar uma arrumada e falou: "Olha. Joguem a ele no poço" Depois ele buscaria o menino e o devolveria para pai. Quando Rubem chega mais tarde, não tinha José, e não tinha mais nada. Ele ficou apavorado, e perguntou onde o menino estava? Disseram seus irmãos que o haviam vendido. Estava passando uma caravana, de ismaelitas, que iam para o Egito. Conseguimos um dinheirinho bom nele, e ele foi de escravo para o Egito. Pegaram aquela túnica de várias cores dele, e molharam num sangue de uma animal que eles mataram, e levaram para o pai, e disseram: "Olha pai. Parece que é de José." O pai olhou, viu que era mesmo e achou que um animal tinha matado o rapaz. Foi uma tristeza. Esse homem chorou muito mesmo. Jacó nessa época estava muito velho já, e José era o filho da velhice dele. Quem teve filho mais tarde sabe, é uma relação diferente, um cuidado. Ele chorou muito porque achou que ele havia morrido.

José, chegando ao Egito, foi vendido ao comandante da guarda real do faraó, um homem chamado Potifar, muito rico, que tinha até uma prisão particular, onde ficavam as pessoas que ele colocava lá. E José então, recebeu uma benção de Deus, chegou naquela casa, quase dezoito anos, e a Bíblia fala que era um rapagão bonito, de belo porte. Quando a Bíblia fala que tem um porte bonito, é uma pessoa de presença, e não só de beleza. Você lê na Bíblia sobre Raquel, diz que ela era bonita e tinha um porte. Então não era só beleza física. Era uma presença. Essa é a idéia original, quer dizer, um carisma. Uma presença, uma simpatia inerente. E José era assim. Um rapaz bonito. Chegou no Egito, caiu nas graças de Potifar, e logo, logo foi feito mordomo chefe. Para você ter uma idéia, Potifar não sabia nem o que ia comer. José que escolhia, e só levava a comida na boca. Era a única coisa que ele fazia. José cuidava de tudo. Mas, aí, a mulher de Potifar, foi incluída no Guines do Egito. Maior olho que uma mulher já colocou num rapaz, na Bíblia, foi ela. Teve um dia que ela olhou para o José falou: Uauuuuuu!!!! Isso não tem na Bíblia não, viu gente. Sou eu quem estou incrementando. "Que pedaço de mau caminho". Aí a Bíblia fala que todo dia ela chamava José para dormir com ela, para deitar-se com ela, que é um termo na Bíblia para ter relações sexuais. Você sabe o que é todo dia você tomar uma cantada da mulher do patrão? Ele ia dar uma comida para ela, ela segurava a comida e não largava. E José sem graça. Aquela coisa. A Bíblia resume. Uma mulher não seduz tanto com palavras não. são gestos, são olhares, são insinuações, uma série de coisas. A Bíblia diz que foram vários dias. A mulher trabalhou em cima. Chegou um dia que José chegou em casa e não tinha nenhum escravo, só ela. E ela disse: é hoje. E ela não só o chamou como foi às vias de fato. Atacou e agarrou ele. E o abraço de tamanduá foi tão violento que para ele sair fora, teve que largar a roupa para trás. Sentiu a pegada? Aquele dia ela estava disposta mesmo. E ele não ficou para conversar não. Ele fugiu. Ela começou a gritar, chamou os servos e falou que ele tinha tentado agarrá-la. Eu fico pensando que essa mulher de Potifar era muito esperta para fazer a coisa. Porque ela contou a história para o marido e este acreditou nela. Ela uma mulher discreta. Ela queria ter um caso com José de maneira discreta, porque o marido nem sonhava. Tanto que ele acreditou na história dela, que José havia tentado ter intimidades com ela, e prendeu José nessa prisão dele, prisão especial. Lá então José, novamente foi abençoado por Deus e virou vice carcereiro. Ele ajudava o carcereiro. Ficou muitos anos preso. Certa vez dois servos do rei, o que seria o chefe dos garçons, a Bíblia fala copeiro do rei, e o outro era uma espécie de chefe de cozinha, na parte de pães. Esses dois foram presos porque aborreceram o faraó, e mandou prender os dois. Eles tiveram um sonho e José interpretou o sonho deles. O sonho de um, o do chefe dos garçons, do copeiro, é que seria restaurado à sua posição, e perdoado. E que o outro seria morto, ia perder a cabeça e morrer. Três dias, no aniversário do Faraó, mandou chamar os dois, e deu indulto para eles. Ao garçom perdoou e mandou cortar a cabeça do outro, o que mexia com pães. Aconteceu o que José falou. Quando José interpretou o sonho deles, falou para que lembrasse dele para o Faraó. Só que o copeiro esqueceu durante dois anos. José ainda ficou dois anos na prisão. Aí o faraó, teve um sonho. Sonhou que do Nilo saiam sete vacas gordas. Atrás saíram sete vacas magras que comeram as sete vacas gordas. Depois sonhou que tinham sete feixes de espigas bem fraquinhas com poucas sementes, e depois apareceram sete outras mais fracas, sem graça, magrinhas, e destruíram as outras maiores. Ninguém interpretava o sonho do Faraó. Quando ele teve esse sonho, o copeiro lembrou que lá na prisão havia um hebreu que ele interpretava sonhos. Interpretou o meu, e contou o fato para o Faraó. Faraó mandou então, chamar José. Então, resumindo um pouco para você entender a história de José do Egito na Bíblia. Então veio José e interpretou o sonho do faraó. Disse que os dois sonhos, na realidade eram um só. Nós teremos sete anos de fartura e depois sete anos de fome. E faraó perguntou o que ele iria fazer. José falou que ia dar uma sugestão para ele. Na época da fartura, guarda comida, porque na época da fome todo mundo vai ter. Escolhe um homem sábio, para administrar – por isso é que estou começando um estudo desta lado da vida de José - porque a Bíblia a gente tem que estudar é de outra maneira. José então disse que escolhesse um homem, que entenda das coisas, que possa administrar este tempo de fartura, e nós vamos colocando as sobras, ou comprando, e guardar no celeiro do faraó. E depois nos sete anos de fome, nós vamos abrir para o povo comer. Faraó falou: "Que homem é mais sábio do que tu?" José falou: "O que é isso?" Tinha na época trinta anos, recém egresso da prisão, e eu sei que o faraó transformou José no governador do Egito. Deu para ele a filha de um sacerdote ( 45 E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito. ) que era uma posição muito boa. O sacerdote no Egito era muito respeitado, pois faziam parte da aristocracia egípcia. Ele se casou com uma filha do sacerdote e se tornou o segundo homem no Egito. Poderosíssimo. Faraó disse que só um homem andará na sua frente. O próprio Faraó. Deu para ele o anel de selar do rei, colocou no seu pescoço um colar de ouro puro que era a grande demonstração de poder no Egito. Além disso, só os faraós andavam com aquele chapelão, com aquela cobrinha, pois a cobrinha no Egito era o símbolo da realeza. Aí você vai entender um pouco o porque alguém disse por quê que o Senhor virou para Moisés, só um parêntesis, e falou assim: "Joga o teu cajado no chão" E quando o cajado caiu no chão virou o quê? Uma cobra. Aquilo era mais que uma cobra. Era o passado de Moisés. Era a realeza egípcia. O Senhor falou para que Moisés pegasse a cobra pela cauda. E Moisés falou que de jeito nenhum. Mexer com a realeza egípcia, e se expor desta maneira. O Senhor falou: Pega Moisés. Ele pegou pela cobra, não era cobra nem nada, tinha voltado a ser o cajado. Ali o Senhor tratou e Moisés e disse que isso havia passado. O Rei sou Eu. Amém? Não é?

Para Deus poder nos dar um ministério, é necessário, primeiro dar uma limpada no nosso passado. Não é? Para a gente sentir a obra de Deus na nossa vida. E ele ficou muito poderoso. Passaram-se cerca de vinte anos, e a fome entrou. Dois anos de fome já tinham acontecido dos sete. Os sete de fartura ele ajuntou tudo, comprando. A Bíblia fala que era tanta fartura que o povo jogava comida fora. Já pensou? Jogava trigo fora, de tanta fartura. José comprava tudo, a preço de banana, egípcia. Não é? Comprou, encheu os celeiros do faraó, e a fome chegou. Fome só no Egito? Não. No mundo inteiro. O único lugar onde tinha pão era no Egito. Nos celeiros de faraó, e sabe quem tinha a chave? José. Aí os povos foram até o Egito comprar comida. Já pensou a riqueza que este país não se tornou? Nessa época, foi um intervalo na história egípcia, que estava liderando o país, era os "iczus", um povo de fora, que tinha tomado o Egito. Faraó era um título, não era um nome. Então era um rei "iczu". Não era um rei egípcio. Tanto que depois que os egípcios tomaram novamente, riscaram toda a história dos iczus. Por isso que não relato de José na história egípcia. Foi durante o domínio do povo de fora que ele se tornou grande no Egito. Aí os irmãos foram lá no Egito comprar mantimentos e assim que eles chegaram José reconheceu os irmãos, e começou a fazer um jogo com eles. Não se revelou imediatamente, falava na língua egípcia, usando intérpretes. Os irmãos não o reconheceram. Ele estava completamente diferente, com uma linguagem diferente, com uma cultura diferente, e houve uma série de acontecimentos e José se revela para os seus irmãos, chora com eles, manda buscar o pai, e os estabelece no norte do Egito, numa terra chamada Gósen, que era uma terra lá em cima perto da foz do Nilo, no delta, que era uma região própria para criação de gado. Porque descendo para o sul do Egito, onde estão as pirâmides, tudo é deserto. Mas no norte do Egito, é uma terra boa, para criar gado. O egípcio não criava gado. Ele achava uma abominação, como por exemplo o judeu achava uma abominação criar porcos. José escolheu uma região rica e distante dos egípcios, que era a região de Gósen, onde se estabeleceu Jacó com seus filhos. Depois prosperaram e se tornaram uma grande nação. Veio o faraó, que não conhecia José, ficou preocupado com o tamanho deste povo, escravizou este povo e entraram os quatrocentos anos que eles foram escravos, veio Moisés e o povo foi libertado, indo para Canaã, e aí história de Israel continua.

Situamos aí mais ou menos? O que é que esse José tem a ver conosco? Por que é que nós viemos estudar José aqui? Muito simples.

Como Deus pode trabalhar conosco para nos transformar num canal de bençãos, para aqueles que estão em volta de nós? Chegou um momento na vida de José, e você vai concordar comigo, que só ele tinha. Em volta, ninguém tinha. Concorda comigo? E hoje, sabe que nós precisamos de uma pessoa perto da gente que seja abençoadora. É muito gostoso ser abençoado, não é? É ou não é verdade? Ser abençoado com um emprego, com trabalho, nas finanças. Você é abençoado: ótimo. Mas o desafio quero trazer para você nessas três quintas feiras, é Deus pode fazer de você um abençoador? Quantas vezes você olhou em volta e falou e disse: Ó Deus eu queria uma pessoa só. Uma, para me ouvir. Não tem. Você paga uma nota no psicólogo. É óbvio. Uma vez eu perguntei para uma irmã assim – não estou mexendo com os psicólogos aqui não, viu gente – eu perguntei como ia a terapia dela. Ela respondeu que não estava resolvendo muito não, mas é tão bom alguém ouvir a gente!!!! E não tem ninguém para me ouvir. Eu chego lá, me ouve. É uma pessoa treinada para me ouvir. Ouvir é muito difícil. Só, além de psicólogo, sabe quem ouve bem? Fofoqueiro. Fofoqueiro escuta com uma atenção. Fico impressionado. Ele ouve, ele capta!!!!!!!!!!!!! Detalhes. Escuta três horas se for preciso. Impressionante. Depois, em quinze minutos ele relata para o amigo mais chegado que tem um amigo mais chegado que por sua vez tem um amigo mais chegado. Uma vez um amigo meu me disse que tinha muita dificuldade de se abrir com as pessoas. Por quê? Porque sempre as pessoas tem alguém de muita confiança, a quem ela conta as coisas. Aí eu falei: Já pensou quando o décimo quinto de confiança souber?

Então eu quero desafiar você, se Deus pode pegar você como pegou José, trabalhar a sua vida, para te dar uma coisa chamada Chave do Senhor. Quem sabe, na sua família, vai chegar um dia, e você olha em volta e está todo mundo com fome. Sabe como é? Não tem nada. Aí você olha para você e vê que Deus te deu. Agora, como dar isso para os outros? Essa é outra questão. Mas, se a pessoa der, isso é muito fácil, engano seu. Vá tentar ajudar as pessoas para você ver. As vezes você vai ajudar, fica pior do que está. Eu uma vez me ligaram tarde da noite, porque um casal estava brigando e pediram que eu fosse lá. Eu fui. No outro dia eles estavam bem e eu era o intrometido. Resultado: não vou mais.

· Pastor! Você precisa vir aqui que o pau está quebrando!!!!!!!!!

· A que horas começou?

· Nós estamos no meio.

· Amanhã cedo você me liga. Eu vou aí.

· Amanhã cedo eu nem sei se estou em casa. Marcamos um lugar e conversamos.

Sair de casa não tem problema não. O pior é quando não volta. Não é? É como alguém disse certa vez que parar de fumar é muito fácil. Já parei dezoito vezes, só este ano.

Difícil não é a gente alcançar as coisas, e sim manter essas coisas. É ou não é? Difícil não é conseguir trabalhar não. É continuar trabalhando. Não é difícil ter um bom emprego. O difícil é manter-se no bom emprego, até aposentar. Não é difícil casar. O difícil é ficar casado. É ou não é verdade? Não é difícil ter filhos não gente. O difícil é criar. É transformar o filho em um amigo. Esse é o grande desafio. Então, como o Senhor pegou José, e começou a trabalhar a vida dele, eu quero desafiar você e fazer uma pergunta, senão não adianta a gente conversar estas três quintas feiras. Já foi a um médico que você não confiava nele? Já aconteceu com você ir no médico e foi com dúvida da competência dele, do diploma. Os três amigos que trataram com ele e ficaram pior depois. Aí você entra, ele olha para você, começa a diagnosticar e você não acredita. De cara.

Ele fala: vou te passar um remédio aqui.

Doutor: Tem genérico?

Tem.

Você sabe o nome da substância?

Sei.

Aí ele põe o nome e pede para voltar daí quinze dias. Não toma o remédio e não volta. Acontece ou não acontece isso? Então, não adianta Deus querer tratar você se você não vai tomar o remédio. Não adianta. Não adianta querer Deus trabalhar com você, se você não tem disposição de ser um abençoador.

Ser abençoador, dá trabalho, e as vezes só é recompensado no céu, quando Jesus voltar. E nós vivemos no mundo e queremos o retorno imediato. Nunca as pessoas que vieram se aconselhar comigo com problemas no casamento falaram assim: "Eu, pastor, amar o meu marido? Ele não faz por onde?" Eu fico pensando se Jesus falasse assim com a gente. "Eu? Te abençoar? Você não faz por onde?"

Uma vez uma irmã me procurou e falou que estava muito mal com o marido, queria separar. Perguntei porque e ela me respondeu em incompatibilidade de gênios. Até que enfim que acharam um nome quando não tem uma razão séria. Então, resumiram as pequenas razões assim: problemas de gênio. Aí eu falei com ela assim. Então se você já está pensando em deixar o seu marido.

Se continuar assim, disse ela.

Perguntei o que ela iria fazer com a filha que era igualzinha ao marido. Vai separar dela também?

Ela falou: " de jeito nenhum".

Mas a filha, era a cópia do pai. Sabe o que é amostra grátis do homem? O temperamento, o gênio, a mesmíssima coisa. Aí ela falou uma frase comigo que eu nunca mais esqueci. Ela falou. "Ora pastor. Marido é marido. Filho é filho". Eu falei que não sabia que tinha um que era descartável e que existia outro que não era.

Estão vendo como é que a gente é? A gente é assim: Eu te abençôo, se você merecer. É ou não é verdade?

Quando Deus tratou José, ele tratou com um propósito. Quer ver um resumo disso aí? Abram aí em Gn 45 4. Quando José vai falar com os irmãos, se revela a eles, olhem o que José fala aos irmãos. Gn 45 4 até o verso 8 4 Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. 7 Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. 8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.

Olha a compreensão de José. José falou assim: Agora estou entendendo porque passei por tudo isso, para eu poder hoje, ser uma benção. Talvez depois deste estudo você vá entender um pouquinho mais porque você passou por certas coisas. Deus as vezes treina a gente de uma maneira muito estranha. Eu lembro uma vez uma vez que Deus colocou no meu coração que era para que eu me levantasse as cinco horas da manhã, para orar. Eu falei: Ó Deus, é poder. É poder. Acordar as cinco horas da manhã. Tem até um corinho que fala que de madrugada é melhor, porque a fila é menor, para orar. Isso porque tem as horas de rush da oração. Não tem? Não tem as horas de rush? E de madrugada, normalmente, o trânsito é mais livre. É ou não é?

Cinco horas da manhã. Me levantei acesão. Ovelha fosforescente. O Senhor vai mostrar, o Senhor vai revelar. Eu vou voar. Um sono, um quilo em cada olho. Sabe aquela de orar em pé, para não babar na Bíblia. Orei em pé, aleluia, glória a Deus, e não saiu nada, e nada, e nada. Fui deitar frustradinho. Na outro noite veio a ordem de Deus.

Cinco horas da manhã, heim!!!! Eu falei: Não, de novo não. O negócio é hoje, segundo dia. Levantei e nada. No terceiro dia me levantei para nada. Sabe quando você levanta.......Ai fui orar, e perguntei ao Senhor que negócio era aquele. Mandou eu levantar as cinco da manhã e nada?

O Senhor falou: é só isso mesmo!!!. É só para levantar as cinco. Não falei que ia te abençoar e que iria te revelar, ia te fazer voar. Falei para você se levantar. Só.

Aí eu perguntei o por quê, a razão?

E ele me respondeu: para dar uma treinada na obediência. Por quê que tem que ter "razão" quando eu te mandar fazer alguma coisa?

Todas as vezes Deus tem que dar uma treinada na gente porque a gente as vezes fica meio preguiçoso espiritualmente. Lê e não é capaz de discernir. Quando você vai visitar um irmão, tinha que ter ido a uma semana. O problema já andou, já resolveu, já veio outro, já está com outro problema. Aí você fala que já tem uma semana que está pensando em você.!!!!!!!!!! Dá aquela vontade de falar de Jesus para alguém no trabalho. Um mês depois você fala, para a família dele no velório. Vamos na catástrofe logo que você puxa para o razoável. Eu vou na tragédia, e você puxa para o razoável. Esses dias me veio uma irmã na mente. Eu liguei para ela e ela me falou que havia pensado hoje em mim. "Estou passando por um problema e precisava falar com o pastor Zezinho. Que bom que você ligou". E as vezes tem que ser naquele dia. Sabe como é que é? Naquele dia.

A mãe de um rapaz crente falou assim para ele: "Seu Deus tem um minuto para me provar que Ele existe. Se dentro de um minuto Ele me provar que Ele existe eu entro para a sua igreja". Isso porque o filho ficava pregando para ela, porque a gente fica achando que virar crente e ir para a igreja, ficar carregando a Bíblia, isso é muito fácil. Se ser crente é só isso está muito fácil. Bíblia você compra em qualquer lugar. Ir na igreja é público mesmo. É muito mais do que isso. É experimentar uma nova maneira de você ver as coisas, pelos olhos de Deus. Amém? Aí ele falou: "Um minuto mãe?" Um minuto, disse ela, e já está correndo. Quando deu mais ou menos uns trinta segundos, tocou o telefone. Ela atendeu e uma senhora falou do outro lado: Eu não te conheço, mas Deus me mandou ligar para este número, para dizer que: "Eu existo". Virou crente na hora.

O que eu acho fantástico é a paciência de Deus, de se dar ao trabalho de pegar uma filha dele que estava fazendo alguma coisa para mandar que ela parasse, pegar o telefone, para dar uma satisfação para uma criatura. Você já pensou? Ela falou assim: "eu não conheço a senhora, mas esse número veio na minha mente e estou escutando que é para ligar para este número. Quando a pessoa atender fala só isso com ela. "Deus mandou dizer que Ele existe". Trinta segundos depois.

Ser abençoado é ótimo. Quero saber se você quer ser uma benção, porque abençoado nós estamos cheios. Agora estamos precisando de uns crentes bons!!!!!! Estamos precisando tanto na igreja, de uma meia dúzia, de abençoadores, que vão na igreja, não é só para serem abençoados não. É para ser uma benção..................... que sai de manhã disposto a abrir o celeiro para alguém, que vai parar de falar "coitadinho", do outro que está com fome, para abrir o celeiro para ele e falar: "eu tenho comida para você".

Você queria ser um José, hoje? Negócio vai ficar feio. Até quinta feira, porque o tratamento não é fácil, mas Deus tem em vista, um grande propósito. Tem uma parábola que diz que um homem achou uma pérola no campo. Voltou para casa, vendeu tudo o que tinha e comprou o campo. Só ficava a pérola. Então, se você acha que vale a pena, pensa como Deus age. Deus não precisa de muita gente não. Deus precisa de alguém disponível. Certa vez Jesus multiplicou pães e peixes, nós conhecemos a história, não é? Pegou de um rapazinho cinco pães e dois peixes, multiplicou, e cinco mil homens comeram fora as mulheres e crianças. Cinco mil homens, porque mulher e crianças não eram contados naquela época. Só era contado os homens. Hoje é diferente. Conta as mulheres. Então, contaram os homens. Cinco mil. Deviam ter mais de dez mil pessoas ali. Concorda comigo? Se eu pedir aqui para levantarem os homens e pedir também às mulheres, você vai ter uma noção do que estou falando. Por quê que Jesus pode fazer o que fez? Era porque tinha lá, um menino, que abriu mão do que era dele, para Jesus poder usar. Um menino que a gente nem sabe o nome dele. André falou que havia um rapazinho, depois você pode ler lá no Evangelho de João, cap. 6, que tem aqui dois peixes e cinco pães. O que é que adianta isso? Jesus me falou que trouxesse pois não precisava de muito e sim de alguma coisa. "Eu não preciso de muito não. Preciso de alguma coisa." Amém? A gente não tem muito não. Temos uma lágrima. Ele fala que é suficiente.

Eu ouvi a história de um pregador americano, que sonhou que havia morrido e ido para o céu. Chegou, tinha um portal dourado, com um anjo parado na porta, e logo depois do portal, ia para o trono se apresentar diante de Deus. Aí quando ele ia entrando feliz, o anjo falou: "Um minutinho. O que é que você tem para apresentar diante do trono?"

Ele respondeu que havia trabalhado muitos anos na frente de uma igreja . O anjo respondeu que não era suficiente. Ele ficou então preocupado, pois lembrou do grande. Foi lembrando então das coisas pequenas, na cabeça dele. Teve uma época em que trabalhei com crianças, disse ele. Não é suficiente, disse o anjo. Não havia nada que o homem falasse que o anjo o deixava passar. Tudo o que ele contava que ele tinha feito para Deus, o anjo falava que não era suficiente. Esse homem desesperou, caiu de joelho e pediu: "Tem misericórdia". O anjo então falou. É suficiente. Pode entrar.

É isso que Deus quer lá dentro do trono. Não é o que você fez, é aquilo que você é. Amém? É por isso que ele deixou noventa e nove no aprisco para buscar uma ovelha. Se você trabalhar com qualquer empresa, e perder um em cem, não é considerado perda não. Você vai levar cem laranjas para um lugar. Cem laranjas. Uma caiu pelo caminho, não significa lá tanta coisa. Isso se você comprou as cem laranjas de uma vez. Uma não faz falta. Mas, se você comprou uma laranja de cada vez, uma você não deixa para trás. Concorda comigo? Não existe compra por atacado no céu. Viu gente!!!! Deus pagou um preço por cada um que está aqui. E o preço foi o Filho Dele. O Filho Dele por mim, por você.

Então desafio que estamos lançando é você ser um abençoador. Abre aí em Gn 37. Quem está com o nosso esboço, nós vamos entrar nele um pouquinho. Acredite se quiser. Nós vamos entrar no esboço. No tópico um, nós vamos falar agora um pouquinho sobre "personalizando o tratamento". Se Deus quer usar você como um abençoador, ele precisa diferenciar você. Porque se você olhar se os outros merecem, você não vai abençoar ninguém. Se você for olhar se você merece, você não abençoa ninguém. Se você for olhar o estado geral das coisas você não abençoa ninguém. Uma andorinha sozinha não faz verão. É ou não é. Se você olhar o tamanho da necessidade, você não abençoa ninguém, e você vai cair na real, e perguntar o que é que adianta você fazer isso, se não vai mudar nada. Então, a primeira coisa que Deus precisa fazer, é diferenciar você. Colocar você numa posição, em que você fique realmente diferenciado por ele. Olha em Gn 37, verso 9. Leiam para mim gente. Podem ler. 9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. Foi aquela hora em que eu falei que o pai e a mãe foram incluídos.

Quando nós olhamos esses momentos, você vê que ele diferencia também dos pais. Pais na Bíblia podem ser pais naturais, ou líderes. Então Deus precisa diferenciar você até de liderança para você ser uma benção. Você vai ser uma benção ou não? Está entendendo? "Não sei se eu vou, porque isso, porque aquilo" Você vai ser uma benção ou não? é isso que Deus quer saber. Ele pode trabalhar você, Ele pode dar algumas experiências particulares a você, para trabalhar as suas dificuldades, para você ser livre para abençoar. Ou não. Será então que liderança é uma coisa ruim? Óbvio que não. Mas líder não é Deus. E ele tem que ter o direito de ter as suas dificuldades também, e nós vamos ser um abençoador até para os nosso líderes. Certa vez alguém falou comigo assim: "Mas a Bíblia fala que o pastor é quem cuida das ovelhas. Como é que ovelha vai abençoar pastor?" Muito fácil. Ficam todas em volta dele. E criam um cinturão de amor em volta dele, quero ver se alguém faz alguma coisa.

Tem um sindicato, trabalhadores do interior da Bahia, que o slogan dele é assim: "Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, mas se ajuntar nós tudo, o bicho foge". Este é o slogan. É nós tudo mesmo. Sindicato da roça, no interior da Bahia. Eles estavam comigo e falaram do slogan do sindicato. Um o bicho come e o bicho pega. Quero ver o bicho pegar todo mundo. Então, nós podemos nos reunir e podemos ser abençoadores, até da nossa liderança, mas para que eu abençoe a minha liderança, tenho que ser livre com relação a minha liderança . E aí Deus precisa entrar. Por que? Porque nós somos extremamente complicados. Deus fala uma coisa você entende outra, Deus fala o que você precisa, não que você quer. Você fica com raiva de Deus. Se você for sincero, hoje você vai olhar para trás e falar: Senhor. Muito obrigado por responder àquela oração que eu fiz ano passado. Oh! Jesus. Que besteirada que eu pedi!!!!!! Você jejuou, tentou manipular Deus, tentou manipular os irmãos, escolheu os versículos para ler. Em épocas complicadas , lê só Salmos e olhe lá. Na época você esperneou, manipulou, você chorou, fez birra espiritual, fez manha, e Deus falou não. Você ficou chateado, ameaçou desviar. Deu uma desviadinha, esfriou, esqueceu a Bíblia, tentou por Deus na parede. Ou o Senhor faz, ou eu não sei não... Jesus. Até sexta feira, dezoito horas. Em caso extremo já vi até Deus respeitar este tipo de coisa, porque Ele tem uma paciência. Deus tem uma paciência com a gente!!!!! Acho que Ele deve olhar para a gente e dizer. "Vem cá, vem". E você retruca: Não vou!!!!!!!!! Outras vezes já vi Deus fazer uma coisa muito dura, que é atender uma oração dessas. Senhor, eu quero esse emprego e tem que ser na firma tal. Ele diz: Não é essa que eu tenho para você. E você: Senhor. É lá.!!!!!!!!!!!! Aí o Senhor chama um anjo e diz: Põe ele nessa firma. Outra fala: "Eu quero namorar esse homem, Senhor Jesus!!! Ele é lindo, maravilhoso". E a última coisa que fala é: Um homem de Deus. Cheio do dinheiro. Maravilhoso, lindo. É ele Jesus, é ele. Me dê qualquer um, desde que seja ele.!!!!!!!. Aí Deus olha para você, olha para o seu candidato e diz: Não gostei. Aí você começa aquele trabalho de manipulação. "Senhor. Não vou casar mais..."

Meu menino tinha uns sete anos, e não queria estudar para uma prova. A mãe dele mandou ele estudar. E ele disse: quer saber? Vou tirar zero na prova. Fala comigo, vou tirar zero na prova. Meu filho, já fiz a série que você está fazendo, para mim não faz a mínima diferença. É mesmo disse ele, e completou. Vou tirar zero mais não.

E as vezes a gente fala isso com Deus. "Não vou mais na igreja. Vou ficar sem ler a Bíblia uma semana. Quem vai perder com isso, é Deus?" Ele não precisa ler a Bíblia. Ele é a Bíblia, Ele é a palavra. Quando Ele olha para você, vê o Velho e o Novo Testamento em cima de você. Não é? Eu sou o caminho, eu sou a verdade, eu sou a vida. João diz: a tua palavra é a verdade. João 17:17 ¶ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Amém? Então, o Senhor não precisa disso. Deus precisa diferenciar a gente sim. Precisa por a gente no canto e falar. "Minha conversa é com você". Mas Senhor. É um absurdo. Os irmãos não me entendem. "Eu sei" diz Ele. E o Senhor ainda quer que eu seja abençoador? "Eu estou tentando, estou pensando nisso". Ah Senhor. Se eu tivesse um líder mais presente. Eu sou assim por causa dele. "Vamos começar o tratamento?" E o líder? "Deixe o líder para lá. Eu quero saber de você. Quero saber se eu posso pegar você, fazer de você um abençoador. Se eu posso por na sua mão a chave do celeiro. Se eu posso confiar em você, para que ninguém morra de fome na sua família. Se eu posso confiar em você para pelo menos ter alguém com aquele trabalho terrível e maligno, que tenha paz lá dentro, para dar paz àquele povo. Quero saber se no meio de um monte de gente que não acredita, eu vou ter um que acredita.

"Certa vez Deus disse: "Eu preciso de um homem só na brecha" Ezequiel 22:30 Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Só um. Não precisa de um monte não. Só um, que se coloque na brecha, e o resto eu faço". Não foi isso que o Senhor falou? Ah mas meus filhos são um problema, o casamento está esquisito. E Ele diz: "Sim. Eu sei tudo isso. Posso começar a tratar você?" Senhor: eu não sei se tinha que casar com este homem. Eu estou em dúvidas. "Sei, sei, sei, sei. Seu casamento está difícil mesmo, heim! Vamos começar a tratar?" Está entendendo o que é Deus diferenciar? E se você apertar demais ele vai falar. "Olha para mim., olha nos meus olhos, o que é que Eu tenho feito com você?" Não. O Senhor nunca errou. "Então eu posso começar? O seu negócio é comigo agora. Quero pegar a você igual eu peguei aquele menino de dezessete anos, que ninguém acreditava nele. O dedo duro." Parece que Deus gosta desses paradoxos. Lembra que eu falei de Davi? O caçula. Ninguém queria. O menino nem foi chamado para ser rei para nada, e o Senhor falou: pois é ele que eu quero.

Não vou discutir com Deus, se Deus escolheu as coisas que não são, para confundir as que são. Se Deus quer usar o analfabeto e não quer usar você cheio de diplomas. O que é que eu tenho com isso, o que é que eu vou fazer? É ou não é? Eu não gosto também do outro extremo que a pessoa acha que Deus sai usando assim, entendeu? Uma vez um irmão falou comigo assim: é. Qualquer um. Deus usou até a mula, para falar.!!

Respondi que quando acabou ela continuou mula., viu meu irmão? Não venha com essa conversa para o meu lado não. Se tivesse um menino ali por perto, Deus não teria usado a mula. Não é? Porque a Bíblia fala que se estes se calarem as pedras clamarão. Lucas 19:40 Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão. Gente. Não é pedra missionária, tijolo profeta. Não é isso não. Sabe o que Deus está falando? Se eu não tiver ninguém, eu vou começar a usar as coisas. É isso o que o texto significa, é essa a idéia do texto. O Senhor fala: Se eu não tiver uma pessoa, eu vou usar uma situação. Deus usa mesmo. Mesmo. Não brinca com Deus porque se Ele precisar tirar o seu emprego e tirar tudo para ter você de volta, ele vai tirar de hoje para amanhã. Aí o irmão me falou: É pastor. Dessa parte eu não gostei não, sabe por quê? Se desse ao longo da palestra ir consertando essa parte, eu quero te pedir desculpas, porque estou diferenciado aqui para dar essa palestra. Estão entendendo isso?

Como é que Deus começou a diferenciar José? Como é que Deus começa a diferenciar a gente? Primeira coisa é mudando nossas vestes. Queria só tratar um pouquinho esse segundo tópico, ver se até onze e meia já acabamos, mudando nossas vestes. Primeira coisa que Ele tem que fazer é mudar a nossa maneira de vestir. Usos e costumes? Espirituais sim. Deus precisa mudar a nossa maneira, ou mudar aquilo que cobre a gente. Quer ver? Aí em Gn 37 31, a primeira roupa que aparece é uma roupa molhada no sangue. Quando ele começou a ser tratado, não foi isso, a primeira roupa que aconteceu, de mudança, foi o quê? Pegaram a roupa bonitona dele, rasgaram tudo, e molharam no sangue. Olha aí. Gn 37 31 ¶ Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue. Bode e ovelha eram usados para sacrifício. Muito interessante essa coisa. O sangue é aliança na Bíblia, é compromisso. Tudo que você molha no sangue – por isso que morte de Jesus está ligado ao sangue Dele que foi derramando por nós. Hebreus diz que sem derramamento de sangue não há remissão do pecado. O sangue de Jesus nos cobre. Amém? Cobre os nosso pecados. Não é isso que a Bíblia fala? Tanto que na ceia, o vinho simboliza o sangue da nova aliança. Mateus, 26 em diante. Então a primeira coisa que Deus precisa por na gente, é compromisso. Tirar a roupa bonita que você trazia, os seus talentos, os seus temperamentos – você é tão gentil, tão amoroso - pois não adianta nada disso se você for uma pessoa sem compromisso. " Ah! Mas eu tenho muito compromisso" Estou falando é com os outros. Com o problema do outro. Com a necessidade do outro. "Estou tão cheio de problemas" Eu sei. Certa vez eu estava em uma reunião de liderança, um retiro, anos atrás, e a idéia era ser benção um para o outro. Então a gente colocava uma cadeirinha assim, e sentava, o obreiro com a família dele, a gente orava em volta, e a cadeirinha foi até apelidada de cadeirinha da benção, até que sentou um líder lá que eu conhecia a vida dele. Eu falei: "Deus. Eu não ponho a mão em cima desse homem não." Tem até um versículo. Até para a gente fazer coisa errada tem versículo. Não imporás as mãos precipitadamente. 1 Timóteo 5:22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Quer dizer. O versículo tirei do contexto, transformei em pretexto e falei que não colocaria mesmo. Mas, como é que iria sair daquela situação. Já sei. Eu vou para o banheiro, fico trancado lá, até acabar a oração. Eu saio "espiritual" : Oh!!! Já acabou?

Entrei no banheiro. Quando eu entrei no banheiro, e fechei a porta, escutei aquela voz dentro de mim como eu estou falando com vocês aqui. "Volta lá e abençoa o teu irmão." Aí, a coisa estranha aqui, é que orei e falei: Senhor eu não vou fazer isso porque tenho reserva com ele." Jesus falou: Eu também tenho com você e nunca deixei de te abençoar não. O gente!!!!!!!! O banheiro ficou pequenininho. Sabe quando você acha que está com aquela bola toda com Jesus, não é mesmo? EU não porei as mãos sobre ele. EU não vou andar com esse povo. EU andar com essa família? EU andar com esse vizinho? EU me misturar com essa gente? EU no arrebatamento, já fui Quando houver o arrebatamento não me procure, porque já fui. Entendeu como é que é? Aliás. O cara é um semi arrebatado, sabe aquele negócio? Não tem essa coisa? Mais lá do que cá.

Eu vi uma vez uma esposa acabar com o marido, sem mudar o tom de voz. Pastor: eu era uma louca quando casei com esse homem. Meu filho estuda para você não aprender a ficar igual ao seu pai. Não muda o tom de voz não. Vai esquartejando o outro. Com Classe. Sabe aquela classe, no pega com postura? Até para pedir perdão, tem classe. Você sabe das lutas e os problemas, o tempo que vivemos nessa geração incrédula, e vai por aí afora. Dois minutos depois confessa o pecado, com a esperança que Deus nem leve em conta mais. Sabe como é? Aí o Senhor foi direto na raiz comigo e disse: Eu tenho reservas com você, mas nunca deixei de te abençoar. Não acha que você está com esta conversa toda comigo não. Se eu apertar a peneira, você não passa não. Se eu diminuir o buraco da peneirinha, vai agarrar. A misericórdia vai lá e abre um pouco. O juízo vem a arruma o arame, a misericórdia vem e abre.

Compromisso primeira coisa é a gente sair do anonimato espiritual. É hoje tá difícil não é? Não se fazem crentes como antigamente. E aí? O que é que você vai fazer com relação a isso? Testemunho hoje tá ruim, não é? O que tem de nego dando cano na praça aí, fala que é crente, dá cheque sem fundo, cheque abismal, aquele que não é nem sem fundo, é das profundezas, do abismo. "Então o que você está me dizendo é que isso te dá o direito de dar cheque sem fundo? É isso que está me dizendo? " Porque aí o Senhor quer molhar essa roupa bonitinha sua no sangue, para depois ele te dar a roupa de escravo. Gn 39 16 que é q roupa que José usava na casa de Potifar. Lembra? Roupa de servo. Sabe o que é que fala isso para nós? Humildade gente. Olha. Humildade não passa por você ser rico, pobre, instruído, analfabeto. Humildade não tem nada a ver com isso. A gente que é pastor, lida com todo tipo de gente que você pensar. Eu já vi pobre não ter nada, só ter orgulho, e já vi muita gente que tem posse, e é humilde no seu canto. Sabe que se tem, é porque Deus tem dado. Se mantém é porque Deus tem uma misericórdia muito grande. A humildade é parte do tratamento do Senhor. Não adianta a gente ter compromisso e achar que a gente é o máximo. Isso não abençoa ninguém, porque senão vai dar idéia que Deus está te devendo porque você abençoou o outro. Está percebendo isso? Humildade é a segunda roupa que eu tenho que por. A terceira roupa é Gn 41 4. É a roupa que José usou na prisão, a roupa de prisioneiro. Que roupa é essa? É para mostrar para a gente que existe limite. É ou não é? O que é que põe um preso louco? E tirar dele a liberdade. Não adianta colocar você num presídio cinco estrelas, se você não pode sair de lá. Imagine se eu digo para você. Vou te dar um apartamento onde você quiser em Belo Horizonte. Quantos quartos? Escolhe. Só tem uma coisa. Você nunca mais vai sair lá de dentro. Aí você fala: eu quero ir para lá. Tem TV a cabo? Então eu vou para lá. Vai ter alguém te servindo o tempo todo. Daí, uma semana, quando eu voltar lá, você está louco dentro do apartamento, porque não tem nada pior do que impedir qualquer pessoa de andar. Por isso que sempre que Jesus abençoava uma pessoa, dizia: "Levanta e anda, ou pega o teu leito e vai embora, ou segue-me, ou vá e não peques mais." Jesus permitia à pessoa ter um momento na frente daquele que ele estava dando. Isso é que é bonito demais em Jesus. Ele não prendia a pessoa naquele momento não. A gente tem essa tendência de por a pessoa refém da nossa boa vontade. Jesus empurrava a pessoa para a vida. Ele tocava para frente mesmo. Lá no barco, se eles não gritam, ele não subia não, ia passando direto. Ele andando sobre as águas: "Chegou o Jesus!!!!!!!!!!!!!!. Que foi? Disse Jesus. "é aqui, é aqui!!!!!!!!!!!!" Aqui o quê? Disse Ele. "O barco é aqui!!!!!!!!!" E quem é que falou que eu estou indo para o barco? Estou indo para o outro lado.

Indo para Emaús, depois da ressurreição Dele, os discípulos estavam tão loucos que queriam evangelizar Jesus. Imaginem o tamanho da piração. Pregar Jesus, para Jesus. Está lá em Lucas 24. "Tadinho, um homem bom, crucificara-m".

É horrível você passar por uma experiência destas, não é?

Eu fui pregar em um congresso uma vez, e não gosto de ficar em plataforma, gosto de ficar no meio do povo, só para pregar. Fico mais a vontade. Sentei, portanto, ao lado de uma senhora, e ela falou comigo: Você conhece o pregador aí? Eu respondi que conhecia. E ela pergunto se há muito tempo e eu respondi que há muito. Ela disse: " Será que ele vai pregar muito? Estou tão cansada" Eu respondi que até onde eu o conhecia, ele não era de falar muito. Aí ela falou: Pois é. Tomara que ele pregue pouco. Quando ela estava falando comigo, o irmão virou lá na frente pedindo a presença do pastor Zezinho, o nosso preletor do congresso, solicitou a minha presença, para ir à frente. Virei para ela e pedi licença que ia lá pregar. A mulher ficou branca, azul. Deve estar dando graças a Deus de não ter falado bobagens comigo. Quando é que ela podia imaginar que ela estava falando do preletor para o preletor? É ou não é? Quando é que você pode imaginar uma coisas dessas. Mas eu estava em Emaús pregando para Jesus, preocupado com Jesus, pois a noite estava chegando. "Você vai viajar de noite?" Porque Jesus ia embora, não é? Aí Jesus fez uma concessão. "Eu vou ficar com você". O Senhor está seguindo, gente. O Senhor tem uma história para escrever. O Senhor está mantendo esse povo que ele ama, dois mil anos. E ninguém vai mexer nisso. Mataram mais gente em setenta anos de comunismo do que em trezentos de império romano. Teve aquele país, que disse que era o primeiro país ateu do mundo, a Romênia, um ditador que falou que eram o primeiro país ateu do mundo. Não há nem um cristão aqui. Quando ele morreu descobriram que tinha uma igreja poderosa escondida dentro da Romênia. Alguém já disse que crente é igual formiga. Qualquer lugar que você for você acha uma. Pode morar no vigésimo andar de um prédio. Se você for na cozinha e deixar o açúcar em cima da mesa, .......................

Então aqui, o Senhor precisa nos dar consciência dos nossos próprios limites. Para você ser um abençoador, tem que aprender com Deus até onde ir. E também, onde não ir. Amém?

Isso demora um tempo. Depois que você começa a treinar, vai ter que esperar dois anos, lembra do sonho? Isso é o tratamento de Deus. Não só humildade, não só compromisso, mas principalmente daquilo que a gente é, daquilo que a gente não é, até onde ir, até onde não ir. Amém? Para então o Senhor nos dar a roupa de abençoador. Gn 41 42. A roupa do governador. A roupa de você ser uma benção. Por quê? Porque Deus. está te dando a humildade, te dando a consciência do seu limite, e te dando compromisso. E é em cima disso que eu queria orar que nós vamos parar agora, para continuar quinta feira que vem. Vamos falar na quinta que vem sobre "Trazendo maturidade". Deus precisa nos dar maturidade como abençoadores. A gente quer abençoar, mas não sabemos como. Não é verdade? Então o Senhor vai nos ensinar, as escolas, São escolas muito interessantes. Cisterna, casa de Potifar, cárcere. Lugares muito interessantes que eu vou te apresentar na semana que vem. É onde Deus treina a gente abençoar os outros. Eu queria orar nessa hora. Depois se alguém tiver alguma pergunta, a gente vai falar mais um pouquinho mais especificamente. Feche os seus olhos agora um pouco. Eu tenho certeza, e vou falar isso com convicção que todo mundo que está aqui essa noite tem um desejo no seu coração de fazer diferença, e ser benção para alguém. Eu tenho certeza disso. Você olha em volta você vê a fome, a fome de carinho, fome de atenção, fome de estima, tem gente morrendo de inanição afetiva aí. Em uma anorexia emocional terrível. Tem muita gente que não consegue mais se alimentar de esperança. Não acredita nem nela mesma, quanto mais nos outros. Eu tenho certeza que você conhece alguém assim que você gostaria de ser uma boa opção de Deus numa situação como essa. E quem sabe ser aquele menino que ninguém dá nada, e tem, nas mãos cinco pães e dois peixes. Tem alguma coisa para cooperar com Deus. Eu queria abençoar este propósito do seu coração, e pedir ao Senhor que vá diferenciando você. Vamos parar de justificar nossos problemas com os problemas dos outros. Vamos ter coragem de olhar nos olhos do Senhor e falar: Senhor. Eu sei que está assim mas eu, eu quero ser uma boa opção do Senhor. Eu quero. Não me importa se vão me rotular disso ou daquilo. Quero saber que rótulo que o Senhor está pondo em mim. Quero saber o que o Senhor pensa de mim. Eu quero abençoar vocês nestes propósito, que o Senhor possa ir mudando as suas vestes, amém? Sensibilizando você com relação ao compromisso, à humildade, à consciência dos próprios limites. Isso é uma coisa que Ele vai ensinando para a gente. Vai colocando você em situações que não dá conta mesmo. Não dá conta, e tem que aceitar que está começando a aprender então, a ser um abençoador. Porque você não dá conta, mas pode tudo naquele que te fortalece. Vai abri mão da sua força, mas vai andar na força do Senhor. Vamos orar?

Pai nós estamos nesta caminhada de repensar a nossa vida nas sandálias de José. Essa sandália está entrando apertadinha, Jesus. Mas ela vai folgar à medida que caminharmos com ela. Eu quero pedir uma benção para a minha vida, para a vida dos meus irmãos. Todos nós estamos nesta escola de José. Que o Senhor precisa urgente de abençoador. Para ser abençoado tem um monte de gente. Como um pregador disse, pão e peixe, só um menino tinha um pouquinho. Mas cestos vazios haviam doze lá. Para receber tem muitos. Para dar tem muito pouco. Nós queremos parar de acreditar que há uma diferença e passar a fazer parte dela. Parar de pensar que um dia pode ser melhor. Nós vamos ser o material do Senhor para melhorar. Queremos ser um canal de benção daqueles que estão perto de nós. O Senhor nos ajude. É uma escola. É um caminho. Que haja sensibilização nessa direção. Em nome de Jesus. Amém. Amém?

Durante a palestra do pastor Zezinho, uma hora ele falou de Deus incomodar a gente, e a gente daí uma semana ou dois dias, fazer aquilo, ou as vezes não fazer, esqueci, não tive tempo, está lá no velório da pessoa e fala com a família: Há umas três semanas ou um mês atrás mais ou menos, nós estávamos aqui trabalhando e veio uma telefonema que era para o meu marido, não era nem para mim. A Raquel minha filha, atendeu o telefonema, e uma pessoa da família que estava doente, foi internado na UTI do hospital, rins totalmente paralisados, infecção generalizada. A Raquel ligou o ramal para o meu e disse da notícia. Era para o papai mas eu estou te passando. Nós estávamos em final de expediente, e por sinal era uma quinta, dia que a gente tem estudo aqui Desci para a sala da Raquel, chamei a Isabela, e oramos por essa pessoa. E quando a gente estava orando, Deus colocou no nosso coração, de irmos até o hospital onde estava a pessoa.

Era um dia de estudo bíblico, e não estou querendo assim por mérito nenhum no que a gente fez. Só estou querendo ilustrar porque quando Deus incomoda a gente deve realmente obedecer e até esse obedecer é a graça Dele, a graça Dele, que nos faz obedecer. Porque obedecer a Ele nos faz um bem tão grande que a gente experimenta a alegria Dele. Nem é a nossa alegria. E nós saímos para esse hospital,. O estudo estava já começando, e pedimos outras pessoas para orarem durante o estudo. Chegamos ao hospital eram quase nove horas da noite. A portaria fechada, com familiares dessa pessoa lá na portaria, vez que não conseguiram entrar porque estava na UTI, não era possível mesmo. Concederam a uma pessoa que entrasse s e subisse no andar para saber notícias. Essa pessoa entrou e trouxe a notícia de que não tinha mesmo, ninguém da família, vamos embora. Foram todos embora. Eu e Raquel, não sei porque, - depois a gente entende - ficamos ali na portaria, com a Raquel olhando para o porteiro. Aí o porteiro, tirou dois crachás, e falou para irmos lá em cima e que teríamos cinco minutos para irmos lá em cima, no corredor e voltar.

Quando a gente ia passando na portaria para subir, a Raquel falou para o porteiro que queríamos fazer apenas uma oração para uma pessoa que está muito mal na UTI. A gente queria só fazer uma oração rapidinho. Não pode ir de jeito nenhum. Amanhã venham no horário de visitas, aquela conversa normal de hospital. Quando a gente foi entrando, uma pessoa que já ia entrando viu que nos viu falando que íamos fazer uma oração para alguém, de que credo que vocês são, ela nos perguntou. Eu sou católica disse ela, Eu respondi que nós somos cristãs. Ela falou que o marido dela estava muito mal, e perguntou se nós faríamos uma oração para ele. Disse que iríamos lá sim. Subimos, ao quarto andar. Raquel bateu na porta da UTI, veio uma enfermeira, e explicamos o caso de novo, dessa pessoa, que não era nossa parente, casada com um primo do meu marido, que estava muito mal, e que queríamos cinco minutos só para fazer uma oração. A enfermeira falou que absolutamente não podia, nove da noite. Entrar em uma UTI, nem parente nós éramos. Mas ela disse que assentássemos naquela cadeira, que eu vou falar com a supervisora. Sentamos e ficamos esperando e a Raquel abriu a Bíblia dela na seqüência da leitura dela. E o trecho que ela estava lendo era Isaías 45. Se puderem ler vão ler que Deus está falando que Ele era o único Deus, o Senhor, que eu vou na sua frente, que vou quebrar todas as portas, os ferrolhos de ferro, vou te chamar pelo seu nome e te fortalecerei ainda que não me conheça. Em resumo era essa a palavra. ( Isaias 45 1 em diante) E nós lá. Esqueceram da gente. Daí a pouco saiu a supervisora, e ela repetiu a mesma história de que não podia, a UTI está lotada, estão arrumando os doentes amanhã tem o horário de visitas. Repetimos ser uma pessoa que estava em um estado grave. Ela disse que ia falar com o médico de plantão. Falou com médico, e daí a alguns minutos nós estávamos dentro da UTI, nove e meia da noite, nem parentes daquela pessoa nós éramos, e já estávamos do lado da cama dela. Ela estava sedada, dormindo e eu a chamei pelo nome. Leila. Ela não escutou, chamei a segunda vez e ela abriu o olho. Disse que viéramos ali para fazer uma oração com você. Eu sei que você está muito doente, toda entubada, a respiração curtinha, e a voz dela mal saía. Eu comecei a falar de Jesus para ela, perguntei se ela cria, que Ele veio, que Ele morreu, deu a vida por ela, por mim, por todos. Ela disse que cria, e disse então que iríamos fazer uma oração ali, para que ele te abençoasse. Você nem precisa falar ( pois ela estava toda entubada) . Se você concordar, é só dizer Amém. E ela falou Amém. Oramos e nós fomos embora. Saímos dali, fomos no quarto da outra pessoa, que havia nos pedido oração e a hora em que nós chegamos lá, fizemos uma oração para eles. O que estas duas pessoas, esse marido que estava muito mal, e a mulher dele nos abençoaram, vocês não podem imaginar. Nós saímos pelo corredor daquele hospital dando pulos desta altura de tanta alegrai. Resumindo. A Leila continuou no hospital, na UTI, segunda feira agora dessa semana fui a casa dela visitá-la. Ela está em asa. O rim está funcionando, e a infecção foi toda controlada. Ela virou para nós e perguntou se nós estivéramos na UTI um dia? Porque ninguém viu vocês. Eu fiquei com isso na minha cabeça, que vocês foram lá e fizeram uma oração. Então gente, alguém aqui já soube disso, porque o dia que nós fomos lá eu fiz questão de voltar aqui e falar para os irmãos. Quando Deus nos incomodar, levante na hora porque a alegrai da gente é a alegria Dele. É uma coisa que não cabe na gente. E essa moça foi ricamente abençoada. Ela conhecia Deus de ouvir falar, ou de um Deus que você vai numa igreja, tem uma pessoa lá na frente falando e você está aqui só escutando, e ela está em casa. O rim funciona e ela nos falou que parecia que havia acontecido alguma coisa diferente com ela, porque eu sinto agora uma paz dentro de mim. Pessoas que eu tinha antipatia, ou que as vezes me telefonava, e falar com ela no telefone eu até tremia, porque eu não tolerava. Hoje eu tenho um amor por estas pessoas. Eu consigo aceitar pessoas que eu tinha antipatia.

Gente!!! O que é que é isto? É Deus fazendo uma obra na vida. Então é como o pastor aqui falou: se a gente não se dispuser, ele vai usar objetos, vais usar circunstâncias, as vezes o que Ele quiser. Ele não precisa de nada, mas é uma honra muito grande, um privilégio muito grande para nós sermos usados por Deus, porque a alegria que isso nos faz é uma coisa maravilhosa. Então hoje eu queria compartilhar isso e agradecer a todos que oraram naquele dia que estiveram aqui. A Leila está na casa dela. Vida normal.

Que deus seja louvado. Senhor nós te louvamos e te agradecemos porque o Senhor é maravilhoso, porque o Senhor é fiel, porque o Senhor atende mesmo àqueles que o buscam de coração, porque o Senhor abençoa àqueles que te obedecem. Esse é o nosso Deus. Amém.

Vou pegar uma carona e dizer que aprendi muito com ela. Eu cheguei em casa depois de um culto e pediram que eu fosse a um hospital orar para uma criança, no São Camilo. Era quase meia noite.

Ir para o Hospital agora vai tumultuar, mas amanhã cedinho eu vou. Naquela madrugada a criança morreu. Eu não dei espaço na minha vida para condenação porque sou eu que vou fazer aquela criança viver ou não, mas eu carreguei muito tempo uma pergunta: E se eu tivesse ido lá? É uma pergunta. Não é? Muitas vezes eu tenho que atropelar mesmo até circunstâncias. Amém?

Não fica bem eu entrar lá e orar, posso pensar assim. Fica bem é o outro que está lá dentro. Isso é que fica bem. Não é?

O que é que vão pensar de mim? Os outros sempre pensam da gente.

Com uma turma de jovens da igreja, fazíamos um ministério de visitar pessoas que não tem visitas no hospital. A gente procurava nas enfermarias pessoas nos leitos sem visita. E a gente ia e visitava aquela pessoa. Porque é duro estar no hospital, ver os outros receberem visitas, e você no eu comigo e nós dois. Sabe como é que é? Uma turma, não é? Eu, comigo e nós dois. A gente chegava, dava uma palavra. Entramos numa enfermaria e falei com uma senhora, e ela estava com um problema sério no pescoço, e isso foi antes da cura dela. Quando eu fui orar por ela, ela disse que não queria conversa fiada com ela não. Gritou isso alto na enfermaria. "Se esse seu Deus é poderoso mesmo Ele vai me curar é agora".

E eu lá gente. Olhei para os irmãos buscando alguma fé. E eles olhando para mim. Eu fiz a oração mais sincera da minha vida. Disse: Jesus. O negócio é o seguinte. Eu saio por aquela porta ali, e esse povo nunca mais vai me ver. Agora, o teu nome vai ficar nesse lugar. Estou aqui lutando para crer que o Senhor vai curar essa mulher. Orei sincero. Abri o coração mesmo. Ela não estava aberta? Eu também tinha que estar. Então Jesus. Tenha misericórdia e cure essa mulher agora, Jesus. Amém. E ela de pescoço durinho. Eu já ia juntando minhas trouxas para sair, num falei Jesus que eu ia sumir pelas portas? Quando ela foi chamada o médico e virou, ela estava completamente curada. Aí todo mundo queria pregar.

Quem vai pregar sou eu, disse. Peguei um banquinho, coloquei no meio da enfermaria, - Hospital Belo Horizonte - subi no banquinho, nunca preguei com toda força.

"Vocês viram o que Jesus fez com essa mulher?" Aí todo mundo queria pregar, se fui eu quem passei o dedão lá.!!!! Tem pastor que está consciente do limite da gente e não tem problema nenhum de envolver o Senhor na luta da gente. Davi olhou para Golias e disse: Quem é esse incircunciso que afronta o Deus vivo! Deus falou. Agora não. Quem é? Davi falou.

Você pode ler nos salmos quando Davi fala sobre as guerras dele, que ele fica orando e diz. Os nossos inimigos tentam cercar Jerusalém. Os nosso inimigos. Dele e de Deus. Davi sempre envolvia Deus na vida dele. Então Deus sempre envolveu Davi na sua. Amém?

Sem comentários: