27 outubro, 2008

APRENDER COM A IGREJA EM TIATIRA (parte 2)

CONSCIÊNCIA FRACA OU POUCA CORAGEM
A CARTA À IGREJA DE TIATIRA JESUS QUER CRESCIMENTO INTEGRADO POR SANTIFICAÇÃO E ERA AQUI QUE RESIDIA O PROBLEMA DE TIATIRA.
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti o tolerares que jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu!' Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 2:18-29).
"A igreja de Tiatira não era, como a igreja de Éfeso, marcada pela lenta mas gradual perda do amor" que ia sendo substituído pela serviço "institucional". Ao contrário de Éfeso, que neste capítulo foi de melhor para pior; Tiatira foi sempre evoluindo no sentido correcto do amor, da fé, do serviço e da perseverança. Tiatira, relativamente às restantes igrejas, sustentou e desenvolveu o amor que se tinha perdido, por exemplo em Éfeso, e secundava esta igreja no trabalho e na sua crescente evolução. Guardara a fé que estava em perigo em Pérgamo e compartilhava com Smirna a paciência na tribulação.
A carta a Tiatira é a maior das sete que foram escritas pelo Senhor Jesus à totalidade das igrejas da Ásia, mas curiosamente uma das que onde menos palavras são utilizadas para elogiar a igreja, apesar das virtudes que esta demonstrava possuir. Apenas um verso é utilizado para isso, sendo, apesar de tudo, um verso que condensa uma parte significativa do mais relevante que numa igreja deve existir e que realça desde logo algumas particularidades relativamente às restantes cartas: é a única onde Jesus não utiliza nenhum simbolismo para se apresentar à igreja e onde se identifica muito claramente como o Filho de Deus: "E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus.,"
Por outro lado, é também a única que desfaz todas as falsas interpretações que se têm levantado sobre a objectividade e o alcance do conteúdo das cartas relativamente à igreja de qualquer tempo, mas especialmente à igreja dos últimos tempos: "...e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras". Os versos abaixo ligam ainda o conteúdo da carta de Tiatira com a igreja universal de Cristo pois as promessas neles contidas destinam-se claramente a uma igreja mais tardia do que Tiatira:
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. (versículos de 25 a 27).
Estas referências estão em linha com toda a restante mensagem profética de Apocalipse e projectam, portanto, as promessas de Deus para um tempo que, em minha opinião, não se prenunciava ainda para os cristãos de Tiatira. No entanto, e como é óbvio, a mensagem era-lhes dirigida em primeiro lugar, embora o Senhor Jesus não divida os salvos por importância da cronologia histórica humana ou por outro qualquer grau hierárquico em linha com a maior ou menor antiguidade da igreja. No final, no cumprimento de todas as coisas, os que forem achados fiéis, cerrarão fileiras em torno de Cristo e, ao lado de cristãos de todas as épocas, de todas as igrejas, de todas as latitudes, estarão a julgar e reger as nações, posição onde certamente se encontrarão irmãos na fé que terão vindo de Tiatira.
O PROBLEMA NUCLEAR EM TIATIRA
Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria, (versículo 20).
O que estava em causa na igreja de Tiatira, o pecado consentido e a atenção dada à falsa profetiza, justificou que Jesus condensasse os elogios e dilatasse as críticas e os avisos em relação ao que na igreja não se encontrava bem.
O verso transcrito acima destaca o único problema que se verificava na igreja de Tiatira: tolerância; indiferença para com os falsos ensinadores e seus ensinos.
Seguramente Jezabel era uma pessoa de relevo na igreja de Tiatira, era aceite pelo menos por uma parte significativa dos cristãos. Este nome que lhe é atribuído quase de certeza não corresponde realmente ao nome da mulher em causa. O nome Jezabel tem na Bíblia um peso simbólico muito grande e deve olhar-se aqui em perspectiva com aquilo que a Jezabel, que casou com o rei Acabe, realizou em termos de maldade, perversão, ódio e crime, clima este que fez instalar em Israel, no tempo do Reino dividido, manipulando completamente o centro de poder efectivo que, apesar de tudo, residia no frouxo Acabe.
A Jezabel, de que fala a carta a Tiatira, não é uma figura sobrenatural ou metafórica. É real! Só ao nome é atribuído simbolismo devido à sua acção ser comparável à de Jezabel, mulher do rei Acabe.
Há algo que qualquer cristão hoje sabe distinguir: crescimento não é, por si só, prova de que uma igreja está de boa saúde espiritual. Jesus quer crescimento integrado por santificação e era aqui que residia o problema de Tiatira.
Amor, fé, perseverança e paciência, eram colunas que suportavam e faziam crescer harmonicamente a igreja. Contudo, santificação não era um paradigma em Tiatira. Acreditamos que quando o diabo não consegue vencer a igreja pela perseguição ou pela heresia, ele utiliza outros "tropeços" pecaminosos e foi isso que fez em Tiatira.
Somos de opinião que a igreja não precisa de escândalos para se purificar, porém aquilo que observamos é que os escândalos vêm à igreja com alguma frequência, como verificamos, aliás, também na igreja de Corinto.
Então, nada como aplicar a pedagogia da disciplina santa de Deus e, do meio do escândalo, surgirá a glória de Deus que fará resplandecer os justos iluminados pela "resplandecente estrela da manhã".
Jesus diz à igreja que "conhece as obras" e também as intenções ao sondar os rins e o coração - os rins e coração eram na antiguidade, especialmente nos meios judaicos, conotados como sede de desejos e intenções. O Senhor afirma também que os seus olhos são como "chama de fogo", logo ninguém fará nada, dirá nada ou pensará nada sem que Ele o possa saber através do Seu olhar penetrante. Ele esquadrinha os corações e pensamentos. Os Seus olhos penetravam nas "profundezas" do ensino proclamado por Jezabel e punham a descoberto a sua falsidade. E, realmente, para iluminar zonas de grande profundidade, é necessário olhar de longo alcance e suficientemente penetrante.
Na comunidade cristã de Tiatira, distinguem-se três grupos de crentes: os que eram fiéis (v.24). Os que permitiam que o pecado fosse pregado do púlpito como corpo de ensino profundo e contextualizado (v.20), e os que viviam efectivamente em pecado de prostituição e sacrifício aos ídolos (v.20-22) - o grupo de Jezabel.
A igreja estava repartida em três partes: uma delas estava bem, a outra estava mal, e a restante estava em perigo.
Em qualquer igreja há sempre gente salva e gente não salva. Há o trigo e o joio. O Senhor Jesus sabe disso e consegue claramente distinguir uns de outros.
Como diz John Stott: "a ênfase da carta, parece ser sobre o pecado em vez de ser sobre o erro - uma questão de ética e não de doutrina". O teor da carta leva-nos à conclusão de que os cristãos tinham a doutrina e o conhecimento mas preferiam não seguir por aí. Acrescenta Stott: "Os cristãos de Tiatira parece que tiveram uma consciência muito fraca ou uma coragem muito frágil".
A carta à igreja de Tiatira termina com a promessa de que aos vencedores, aos resistentes, aos puros, aos santificados, aos que não se vergarem aos ditames do mundo e das suas exigências, Jesus se dará. É Ele a Estrela da Manhã em Apocalipse 22:16. É Ele também a estrela procedente de Jacob em Números 24:17. Mas, para além de receberem e viverem eternamente com Cristo, os cristãos receberão também poder sobre as nações.
Autor do Artigo ;
Jacinto Lourenço

Sem comentários: